Silhueta de pessoa indiferenciada

Teresa Cristina Moura Vitorino

Professor Adjunto
Escola Superior de Educação e Comunicação
Subsistema
Docentes Politécnico
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Teresa Cristina Moura Vitorino. Frequentou o doutoramento no Ramo de Ciências da Educação, na Especialidade de Gestão e Organização Escolar, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (2001-2005), com o tema Práticas de colaboração e apoio na Escola numa perspectiva de Educação Inclusiva, tendo como orientadora a Professora Doutora Margarida Ramires Fernandes. Formação interrompida por questões de saúde. Concluiu o Mestrado em Ciências da Educação (Master of Education, M. Ed.), na especialidade de Children with Learning and Behaviour Difficulties (Crianças com Dificuldades de Aprendizagem e de Comportamento), realizado na University of Wales, College of Cardiff, no Reino Unido, em 1990. Reconhecimento do Grau de Mestre em Educação, em Portugal, pela Universidade do Minho, em 12 de março de 1992. Licenciatura em Educação Física em 1981 pelo Instituto Superior de Educação Física de Lisboa (atual Universidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana). Especialidade de Educação Especial, Dificuldades de Aprendizagem. É Professora Adjunta na Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, foi Presidente do Conselho Pedagógico (2007-2009), Presidente do Conselho Científico (2000-2001), Coordenadora de Área Científica de Desenvolvimento Curricular (2009-2022); atualmente docente da Área Departamental de Formação de Educadores e de Professores. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico cultural são: Educação inclusiva; Inclusão; Vozes dos alunos; Pesquisa Inclusiva; Colaboração; Comunidades de aprendizagem; Desenvolvimento profissional dos professores; Aprendizagem; Sucesso escolar; Avaliação externa de escolas; Autoavaliação de escolas; Ensino básico; Interdisciplinaridade; Articulação curricular; Reflexão; Prática docente; Alunos; Formação de professores; Desenvolvimento curricular; Participação e aprendizagem; Atividades práticas; Participação; Ciências da Educação; Escola aprendente.

Atividades

Atividades
2019/10 - 2020/06. Curso / Disciplina lecionado. Oficina de Formação, registo CCFC/ACC-105560/19: 50 horas, destinada a Professores dos grupos 110, 120, 250, 260 e 910. Centro Formação Ria Formosa- Associação de Escolas (Faro/Olhão).. Respostas inclusivas à diversidade através do diálogo professor-aluno (Outros).

Projetos

Projetos
2017/09/01 - 2020/12/31. ReHaRe - Reaching the ‘hard to reach’: Inclusive responses to diversity through child-teacher dialogue. Investigador.
2011 - 2014. Responding to diversity by engaging with students’ voices: a strategy for teacher development. Investigador.
2008/09/01 - 2010/11/30. Sucesso escolar e perfis organizacionais. Um olhar a partir dos relatórios de avaliação externa, 3599-PPCDT. ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia; Universidade do Algarve.
2006 - 2008. Estudo de caso: A ESCOLA VERDE. Uma abordagem de pesquisa-acção. Investigador. Instituto de Inovação Educacional.
2003 - 2006. COMPRACTICE – Comunidades de Prática para o Desenvolvimento de Escolas de Qualidade para Todos (Communities of Practice for Improving the Quality of Schools for All), um projecto Sócrates/ Comenius 2.1.. Investigador.
1999 - 2002. Promoção da Educação Inclusiva - uma oportunidade para o desenvolvimento das escolas. Investigador. Instituto de Inovação Educacional.
1996 - 1998. Projecto Escolas Inclusivas: Aplicação do Conjunto de Materiais para a Formação de Professores – As Necessidades Especiais na Sala de Aula. Investigador. Instituto de Inovação Educacional.
1997 - 1997. Formas de Articulação entre os Ciclos Educativos nos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Um Estudo de Caso Múltiplo. Investigador. Instituto de Inovação Educacional.
1997 - 1997. (Trans)formar é possível. Retrato de uma Escola em Mudança. Estudo de Caso: A Reforma do Sistema Educativo e o PRODEP – Contributos para a sua Avaliação. Investigador. Ministério da Educação.

Produções

Kyriaki Messiou; Lien Thien Bui; Mel Ainscow; Barbara Gasteiger-Klicpera; Edvina Bešic; Lisa Paleczek; Lotte Hedegaard-Sørensen; et al. 2020. "Student diversity and student voice conceptualisations in five European countries: Implications for including all students in schools". European Educational Research Journal, 147490412095324-147490412095324. https://doi.org/10.1177/1474904120953241
Milene Martins; Rute Rocha; Teresa Vitorino. 2019. "Comissão de Autoavaliação: valorização e participação dos docentes". revistamultidisciplinar.com, 1 (2): 131-142. https://doi.org/10.23882/MJ1913
Vitorino, Teresa. 2014. "Ocho relatos, un mismo proyecto". Cuadernos de Pedagogia, (446): 50-63. http://www.mmiweb.org.uk/eustudentvoice/Cuadernosdepedogogia.pdf
Vitorino, Teresa. 2011. "Aprender em colaboração na Escola - a Escola Verde". Em Projecto Compractice. Comunidades de Prática para Melhorar a Qualidade da Escola para Todos. Universidade Aberta.
Vitorino, Teresa. 2010. "Collaborative Learning in School". Em The Green School.
Moura, Isabela; Monteiro, Rute; Vitorino, Teresa. 2015. "Currículo e Avaliação de escolas: estudo comparativo entre Brasil e Portugal: um ensaio crítico.".
Veloso, Luisa; Abrantes, Pedro; Craveiro, Daniela; Quintas, Helena; Gonçalves, José Alberto; Vitorino, Teresa; Caixeirinho, Telma. 2013. "Avaliação externa e sucesso escolar". Mundos Sociais, CIES. http://hdl.handle.net/10400.1/4917
Messiou, Kyriaki; Ainscow, Mel; Echeita, Gerardo; Goldrick, Sue; Hope, Max; Paes, Isabel; Sandoval, Marta; Simon, Cecilia; Vitorino, Teresa. 2016. "Learning from differences: a strategy for teacher development in respect to student diversity". School Effectiveness and School Improvement, 27 (1): 45-61. https://doi.org/10.1080/09243453.2014.966726
Quintas, Helena; Vitorino, Teresa. 2013. "Avaliação externa e auto-avaliação das escolas". Em Escolas e Avaliação Externa. Um enfoque nas estruturas organizacionais. Mundos Sociais, CIES. https://www.mundossociais.com/temps/livros/11_01_13_41_escolasavalexternafftindiceintrod.pdf
Valente, Ana Rita Serra. 2012. "Condições facilitadoras da inclusão através dos projetos do Ministério da Educação e Ciência desenvolvidos na Escola E. B. 2,3 do Agrupamento de Escolas D. Afonso III". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/3281
Marques, Adriana Afonso de Oliveira Pinto e Barata. 2012. "A interdisciplinaridade em sala de aula, no 1.º ciclo do ensino básico". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/3164
Dias, Fábio Miguel Prata. 2012. "A regulação cooperada das aprendizagens". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/3318
Geraldo, Daniel Rui de Brito. 2018. "Avaliação da potencialidade da participação no ensino das ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/12575
Cunha, Elisa Manuela Dantas Barros da. 2017. "Perceção dos professores acerca da avaliação das escolas: uma hipótese de progressão". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/10420
Martins, Milene Isabel Agostinho. 2020. "Autoavaliação. Qual a Importância que lhe é dada? Um estudo de caso". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/14109
Vitorino, T.; Messiou, Kyriaki; Ainscow, Mel. 2020. Alcançar os 'difíceis de alcançar' (vídeo). https://www.youtube.com/watch?v=4r-9Ft2jIUw&t=474s&ab_channel=SouthamptonEducationSchool
Vitorino, T.. 2020. Manual de preparação dos alunos para serem investigadores. https://rehare533167368.files.wordpress.com/2020/07/preparing-students-to-be-researchers_rehare_finalpages_portuguese.pdf
Vitorino, T.. 2020. Guia da Pesquisa Inclusiva. https://rehare533167368.files.wordpress.com/2020/07/inclusive-inquiry-guide_-rehare_finalpages_portuguese.pdf
Vitorino, T.. 2020. Documento de orientação para monitorizar o envolvimento dos alunos. https://rehare533167368.files.wordpress.com/2020/07/guidance-manual_-monitoring-students-engagement_rehare_finalpages_portuguese.pdf
Vitorino, T.. 2020. Accounts of developments in the five country networks. https://reachingthehardtoreach.eu/
Vitorino, T.. 2020. Guidance document for monitoring teachers’ thinking and practices. https://reachingthehardtoreach.eu/
Vitorino, T.. 2020. Guidance document for monitoring students’ engagement. https://reachingthehardtoreach.eu/
Vitorino, T.. 2020. Inclusive Inquiry. A step-by-step guide for teachers. https://reachingthehardtoreach.eu/
Vitorino, T.. 2020. Preparing students to be researchers. A guidance manual. https://reachingthehardtoreach.eu/
Vitorino, T.. 2020. Students’ Voices Toolkit. https://reachingthehardtoreach.eu/
Vitorino, T.. 2014. Responder à diversidade através do envolvimento com as vozes dos alunos. Uma estratégia de desenvolvimento dos professores. Guia. https://reachingthehardtoreach.eu/. Publicação em papel e em formato eletrónico, em cinco línguas: português, espanhol, inglês, francês e alemão
Vitorino, T.. 2014. Responder à diversidade através do envolvimento com as vozes dos alunos. Uma estratégia de desenvolvimento dos professores. Narrativas da prática. https://reachingthehardtoreach.eu/. Publicação em papel e em formato eletrónico, em cinco línguas: português, espanhol, inglês, francês e alemão
Ainscow, Mel; Vitorino, T.; Paes, Isabel. 2011. Aprender com a Diversidade – Um Guia para o Desenvolvimento da Escola. 2ªª ed. Lisboa, Portugal: Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural. https://www.cidadaniaemportugal.pt/wp-content/uploads/recursos/aprender_com_a_diversidade.pdf
Paes, Isabel; Vitorino, T.. 2011. Comunidades educativas comprometidas com a diversidade: Propostas e reflexões a partir de práticas de formação-ação. Lisboa, Portugal: Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural.
Vitorino, T.; Paes, Isabel. 2004. Aprender com a Diversidade – Um Guia para o Desenvolvimento da Escola. Lisboa, Portugal: Edição conjunta do Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME) e do Departamento de Educação Básica.
Vitorino, T.; Gonçalves, José Alberto. 1997. (Trans) formar é possível. Retrato de uma Escola em Mudança: estudo de Caso. Portugal: Ministério da Educação, DAPP.
Vitorino, T.; UNESCO. 2001. Working with schools: the Portuguese Inclusive Schools Project. In Open File on Inclusive Education. Support Materials for Managers and Administrators.
Vitorino, T.; Veloso, Luísa. 2013. "Aprendizagem e resultados escolares". Em Escolas e Avaliação Externa. Um enfoque nas estruturas organizacionais, 67-92. Editora Mundos Sociais.
Veloso, Luísa; Abrantes, Pedro; Vitorino, T.; Craveiro, Daniela; Martins, Susana da Cruz; Gonçalves, José Alberto; Quintas, Helena; Caixeirinho, Telma. 2013. "Avaliação externa e sucesso escolar". Em Sucesso Escolar: da Compreensão do Fenómeno às Estratégias para o Alcançar. ISCTE. https://www.researchgate.net/publication/266145998_Avaliacao_externa_e_sucesso_escolar?channel=doi&linkId=542864660cf2e4ce940c4d1d&showFulltext=true
Messiou, Kyriaki; Ainscow, Mel; Vitorino, T.; Echeita, Gerardo; et al.. 2014. "El desafio de la diversidade. Un estímulo para el desarrollo professional". Cuadernos de Pedagogia, (446): 40-67. http://www.mmiweb.org.uk/eustudentvoice/Cuadernosdepedogogia.pdf
Vitorino, T.; Paes, Isabel; et al.. 2002. "As vozes dos alunos. Os alunos como colaboradores no processo de melhoria da escola". Inovação, 15 (1-2-3): 261-283. Instituto de Inovação Educacional
Comissão Europeia; Vitorino, T.; et al.. 2014. Responding to diversity by engaging with students’ voices: a strategy for teacher development [DVD]. Publicação em formato eletrónico, em três línguas: português, espanhol e inglês
Vitorino, T.; Paes, Isabel; et al.. 2004. NÓS … NA ESCOLA, que acompanha o Guia para o Desenvolvimento da Escola [DVD]. Edição conjunta do Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME) e do Departamento de Educação Básica.
Vitorino, T.. 1982. "O Conhecimento e Domínio Corporal da Criança dos quatro aos seis anos". Análise do Comportamento Motor. Estudos de Motricidade Infantil, 9-48. Instituto Superior de Educação Física/Centro de Documentação e Informação
Vitorino, T.; et al.. 1979. "Estudo Comparativo da Relação Observada entre a Motricidade e as Aprendizagens Escolares". A Criança e o Espaço – Seminário de Motricidade Infantil.
Vitorino, T.; et al.. 2021. "Resposta à diversidade através do diálogo aluno-professor". Educação Inclusiva.
Vitorino, T.; Jorge Santos. 2021. "Pesquisa Inclusiva: Diálogo alunos-professores como fator de promoção da educação inclusiva". Revista Portuguesa de Investigação Educacional.
Martins, Milene Isabel Agostinho. 2020. "Autoavaliação. Qual a Importância que lhe é dada? Um estudo de caso". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/14109
Vitorino, Teresa; Santos, Jorge. 2021. "Inclusive inquiry: child-teacher dialogue as a key factor in promoting inclusive education". https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2020.9684
Martins, Milene; Rocha, Rute; Vitorino, Teresa. 2019. "Self-evaluation committee: Appreciation and participation of teachers". https://doi.org/10.23882/MJ1913
Messiou, Kyriaki; Bui, Lien Thien; Ainscow, Mel; Gasteiger-Klicpera, Barbara; Bešic, Edvina; Paleczek, Lisa; Hedegaard-Sørensen, Lotte; et al. 2020. "Student diversity and student voice conceptualisations in five European countries: Implications for including all students in schools". https://doi.org/10.1177/1474904120953241
 

Contacto