
Sofia Isabel Andrade Graça
Professor adjunto convidado
Escola Superior de Educação e Comunicação
Subsistema
Docentes Politécnico
Regime
Parcial
Vínculo
CT em Funções Públicas a termo resolutivo certo
Atividades
Atividades
2023/03/01 - 2023/03/22. Arbitragem científica em conferência. 13th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME13). Budapeste, Hungria..
2022/09/10. Apresentação oral de trabalho. Compreender as operações com frações: Qual a importância da modelação?
(Conferência Plenária). AlgarMat 2022 - Encontro Regional de Professores de Matemática. Associação de Professores de Matemática e Agrupamento de Escolas de Silves (Silves, Portugal).
(Conferência Plenária). AlgarMat 2022 - Encontro Regional de Professores de Matemática. Associação de Professores de Matemática e Agrupamento de Escolas de Silves (Silves, Portugal).
2022/07/19. Apresentação oral de trabalho. A teaching experiment on fraction division
(PME45). Universidade de Alicante (Alicante, Espanha).
(PME45). Universidade de Alicante (Alicante, Espanha).
2022/07/12. Apresentação oral de trabalho. Compreender as representações dos números racionais: A importância da modelação. 1 st INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND TRAINING – ICET 2022. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal).
2022/04/28 - Presente. Membro de comissão. Membro da Comissão Científica do Encontro Nacional de Professores - Matemática nos Primeiros Anos (EMPA, 2022).. Membro. Associação de Professores de Matemática - Centro de Formação.
2021/04/06 - 2021/11/06. Membro de comissão. Membro da Comissão Organizadora do XXIV Encontro Nacional de Professores - Matemática nos Primeiros Anos. Membro. Associação de Professores de Matemática.
2021/11/06. Apresentação oral de trabalho. Afinal, as frações não são apenas partes de um todo.... XXIV Encontro Nacional de Professores - Matemática nos Primeiros Anos. Associação de Professores de Matemática (Online, Portugal).
2021/09/08. Apresentação oral de trabalho. Representações dos números racionais no 5.º ano de escolaridade. AlgarMat 2021 - Encontro Regional de Professores de Matemática. Associação de Professores de Matemática (Quarteira / Online, Portugal).
2021/08/26. Apresentação oral de trabalho. Fraction Operations With Models. Eleventh YERME Summer School (YESS11). Free University of Bozen-Bolzano and European Society for Research in Mathematics Education (ERME) (Bolzano, Itália).
2021/07/27 - 2021/07/28. Participação em evento. Participação na II Escola de Verão para Jovens Investigadores em Educação Matemática. Encontro. II Escola de Verão para Jovens Investigadores em Educação Matemática. Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática; Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática.
2021/07/02. Apresentação oral de trabalho. Diagnóstico de conhecimentos geométricos de futuros docentes. XXXVI Encontro Nacional de Professores de Matemática - ProfMat2021. Associação de Professores de Matemática (Santerém / Online, Portugal).
2021/03/26. Apresentação oral de trabalho. Ensino e Aprendizagem dos Números Racionais no 2.º Ciclo do Ensino Básico . Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2021/02/02 - 2021/02/05. Participação em evento. Participação no Pré-CERME 12 (online). Conferência. Pré-CERME 12. European Society for Research in Mathematics Education (ERME).
2021/01/11 - 2021/01/11. Participação em evento. Participação no Seminário REASON - Raciocínio Matemático e Formação de Professores. Seminário. Seminário REASON. Universidade de Lisboa - Instituto de Educação.
2020/03/01 - 2020/11/10. Organização de evento. Comissão organizadora do XXIII Encontro Nacional de Professores - Matemática nos Primeiros Anos. (2020). Associação de Professores de Matemática.
2020/11/07. Apresentação oral de trabalho. Afinal, a divisão aumenta! O uso de modelos na compreensão da divisão de frações. XXIII Encontro Nacional de Professores: Matemática nos Primeiros Anos. Associação de Professores de Matemática (online, Portugal).
2020/09 - 2020/10. Arbitragem científica em revista. Zetetike (2176-1744). Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.
2020/04/21 - 2020/04/26. Participação em evento. Participação no YESS10 - Young ERME Summer School. Outro. YESS 10 - Young ERME Summer School. European Society for Research in Mathematics Education (ERME).
2019/11/12 - 2019/11/12. Curso / Disciplina lecionado. Operações com números racionais
(U. C. Didática da Matemática II). Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Universidade do Algarve.
(U. C. Didática da Matemática II). Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Universidade do Algarve.
2019/10/29 - 2019/10/29. Curso / Disciplina lecionado. Operações com números racionais
(U. C. Didática da Matemática II). Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Universidade do Algarve.
(U. C. Didática da Matemática II). Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Universidade do Algarve.
2019/10/22 - 2019/10/22. Curso / Disciplina lecionado. Operações com números racionais
(U. C. Didática da Matemática II). Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Universidade do Algarve.
(U. C. Didática da Matemática II). Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Universidade do Algarve.
2019/09/25 - 2019/09/25. Curso / Disciplina lecionado. Percurso Académico no Ensino Superior e Práticas de Investigação em Educação
(U. C. Metodologias de Investigação em Educação). Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura). Universidade do Algarve.
(U. C. Metodologias de Investigação em Educação). Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2019/06. Apresentação oral de trabalho. Desenvolver a compreensão dos números racionais: Uma experiência de ensino no 5.º ano de escolaridade. X Fórum de Jovens Investigadores. Universidade de Lisboa - Instituto de Educação (Lisboa, Portugal).
2019/05/16 - 2019/05/16. Curso / Disciplina lecionado. Números Racionais no Ensino Básico
(U. C. Didática da Matemática I) . Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Universidade do Algarve.
(U. C. Didática da Matemática I) . Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Universidade do Algarve.
2019/02. Apresentação oral de trabalho. Rational number operations: What understandings do children demonstrate?. Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME11). Utrecht University and Freudenthal Group (Utrecht, Países Baixos).
2019/01. Apresentação oral de trabalho. Desenvolver a compreensão dos números racionais: Uma experiência de ensino no 5.º ano de escolaridade. III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (Lisboa, Portugal).
2019/01 - 2019/01. Participação em evento. Coordenação de mesa de comunicações livres. Encontro. III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento.
2018 - 2018. Arbitragem científica em conferência. Seminário de Investigação em Educação Matemática 2018. Escola Secundária Cacilhas - Tejo (Almada).
2018/10/22 - 2018/10/22. Curso / Disciplina lecionado. Design Based Research: Uma metodologia de Investigação em Educação
(U. C. Metodologias de Investigação em Educação). Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura). Universidade do Algarve.
(U. C. Metodologias de Investigação em Educação). Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2018/06 - 2018/09. Arbitragem científica em conferência. Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME11)/ Instituto Freudenthal (Universidade de Utrecht) . Países Baixos (Utrecht).
2018/09/07. Apresentação oral de trabalho. Números racionais - Que (in)compreensão revelam os alunos?. AlgarMat 2018. Associação de Professores de Matemática e Agrupamento de Escolas D. Manuel I (Tavira, Portugal).
2018/07. Apresentação oral de trabalho. Desenvolver a compreensão dos números racionais: Uma experiência de ensino no 5.º ano de escolaridade. IX Fórum de Jovens Investigadores. Universidade de Lisboa, Instituto de Educação (Lisboa, Portugal).
2018/07 - 2018/07. Participação em evento. Participação no workshop (W2) "Observação em contextos educativos: Desafios e limites". Oficina (workshop). IX Fórum de Jovens Investigadores. Universidade de Lisboa - Instituto de Educação.
2018/05. Apresentação oral de trabalho. As frações no 5.º ano de escolaridade: Que conhecimentos revelam os alunos?. Conferência Internacional - Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Leiria, Portugal).
2018/04. Apresentação oral de trabalho. As representações dos números racionais na perspetiva de alunos do 5.º ano de escolaridade. Seminário de Investigação em Educação Matemática. Associação de Professores de Matemática (Almada, Portugal).
2017 - 2017. Organização de evento. Comissão organizadora do AlgarMat 2017- Encontro Regional de Professores de Matemática (2017). Associação de Professores de Matemática.
2015/09/01 - 2017/08/31. Membro de comissão. Membro da Comissão Coordenadora do Núcleo no Algarve da Associação de Professores de Matemática. Membro. Associação de Professores de Matemática.
2016 - 2016. Organização de evento. Comissão organizadora do AlgarMat 2016 - Encontro Regional de Professores de Matemática (2016). Associação de Professores de Matemática; Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas.
2016 - Presente. Membro de associação. A Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática – SPIEM. Sócia.
2016/11. Apresentação oral de trabalho. Bandeiras dos países: Recurso para o ensino dos racionais. Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM 2016). Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (Évora, Portugal).
2016/04. Apresentação oral de trabalho. Conceções (etno)matemáticas de alunos do 2.º ciclo do ensino básico da cidade de Olhão. XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática. Associação de Professores de Matemática (Porto, Portugal).
2015/10. Apresentação oral de trabalho. Perspetivas etnomatemáticas de alunos do 6.º ano de escolaridade de uma escola básica de Olhão, Algarve, Portugal. Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa (CiEMeLP). Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal).
2015/06 - 2015/06. Participação em evento. Sessão Prática com Debate: Caminhos Matemáticos na Literatura. Encontro. AlgarMat 2015. Associação de Professores de Matemática; Escola E. B. 2,3 Dr. António da Costa Contreiras.
2015/03 - 2015/03. Participação em evento. Sessão Prática com Debate: Matemática na literatura: Construção de tarefas matemáticas para a sala de aula. Encontro. ProfMat 2015. Associação de Professores de Matemática; Escola Secundária Gabriel Pereira.
2014/12. Apresentação oral de trabalho. Iguais, diferentes ou transparentes? Por uma visibilidade da diversidade na literatura para crianças. I Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construindo Boas Práticas. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2014/03 - 2014/03. Organização de evento. Colaboração na organização do XV Encontro Nacional de Educação em Ciências (2014). Universidade do Algarve.
2011/07 - 2011/07. Organização de evento. Comissão organizadora do TIC@Algarve'11 - Seminário sobre a utilização educativa das Tecnologias de Informação e Comunicação (2011). Universidade do Algarve; Centro de Competência TIC EDUCOM, Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2011/05 - 2011/05. Organização de evento. Colaboração na organização das atividades da Semana Aberta 2011 (2011). Universidade do Algarve.
2010 - Presente. Membro de associação. Associação de Professores de Matemática . Sócia.
Projetos
Projetos
2023/01 - Presente. Projeto Escola Aprender+ Ambientes Educativos Inovadores. Investigador. Universidade do Algarve.
2018/05/01 - 2022/09/26. Desenvolver a compreensão dos números racionais: Uma experiência de ensino no 5.º ano de escolaridade. Bolseiro de Doutoramento. Universidade de Lisboa - Instituto de Educação.
2017/05/01 - 2018/04/30. Desenvolver a compreensão dos números racionais: Uma experiência de ensino no 5.º ano de escolaridade, Programa de Bolsas de Doutoramento da Universidade de Lisboa. Bolseiro de Doutoramento. Universidade de Lisboa - Instituto de Educação.
Produções
Graça, Sofia; Ponte, João Pedro da; Guerreiro, António. 2022. "Operações com números racionais - Que (in)compreensões revelam os alunos?". Revista Eletrônica de Educação Matemática, 17: 1-22. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e82069
Graça, Sofia. 2022. "A teaching experiment on fraction division". Trabalho apresentado em The 45th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education , Alicante, Espanha, 4, 218-218.
Graça, Sofia. 2022. "Compreender as representações dos números racionais: A importância da modelação". Trabalho apresentado em 1st INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND TRAINING THINKING EDUCATION IN TRANSITION TIMES, Lisboa, Portugal, 168-168.
Graça, Sofia; Ponte, João Pedro da; Guerreiro, António. 2021. "Quando as frações não são apenas partes de um todo...!". Educação Matemática Pesquisa (EMP), 23 (1): 683-712.
Graça, Sofia; Ponte, João Pedro da; Guerreiro, António. 2019. "Desenvolver a compreensão dos números racionais: Uma experiência de ensino no 5.º ano de escolaridade". Em III Enjie – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - Desigualdades sociais e educativas: Que lugar na investigação?.
Graça, Sofia; Ponte, João Pedro da; Guerreiro, António. 2019. "Rational number operations: What understandings do children demonstrate? ". Em Proceedings of the Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME11), 427-434.
Graça, Sofia; Ponte, João Pedro da; Guerreiro, António. 2019. "Desenvolver a compreensão dos números racionais: Uma experiência de ensino no 5.º ano de escolaridade ". Em X Fórum de Jovens Investigadores - Livro de resumos.
Graça, Sofia; Ponte, João Pedro da; Guerreiro, António. 2018. "As representações dos números racionais na perspetiva de alunos do 5.º ano de escolaridade ". Em XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática - Livro de Atas.
Graça, Sofia; Ponte, João Pedro da; Guerreiro, António. 2018. "As frações no 5.º ano de escolaridade: Que conhecimentos revelam os alunos?". Em VII Conferência Internacional Investigação e Práticas em Contextos de Educação 2018.
Graça, Sofia; Ponte, João Pedro da; Guerreiro, António. 2018. "Desenvolver a compreensão dos números racionais: Uma experiência de ensino no 5.º ano de escolaridade". Em IX Fórum de Jovens Investigadores - Livro de resumos.
Graça, Sofia; Guerreiro, António. 2016. "Conceções (etno)matemáticas de alunos do 2.º ciclo do ensino básico da cidade de Olhão". Trabalho apresentado em XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Porto, Portugal,abril, 2016.
Graça, Sofia; Guerreiro, António. 2016. "Bandeiras dos Países: Recurso para o Ensino dos Racionais". Em Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM 2016).
Graça, Sofia; Guerreiro, António. 2015. Leitura matemática e texto literário: Construção de tarefas para a sala de aula . Em XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática.
Graça, Sofia; Guerreiro, António. 2015. "Perspetivas etnomatemáticas de alunos do 6.º ano de escolaridade de uma escola básica de Olhão, Algarve, Portugal". Em CiEMeLP2015 Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa - Grupos de Discussão.
Graça, Sofia. 2015. "Etnomatemática como prática de ensino: Perspetivas de alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico da cidade de Olhão". Mestrado. https://core.ac.uk/download/pdf/61528145.pdf
Graça, Sofia; Fonseca, Olga; Cabrita, Alexandra; Lowent, Alice; Caninas, Ana Marta; Rodrigues, Célia; Chan, Mariana. 2014. "Iguais, diferentes ou transparentes? Por uma visibilidade da diversidade na literatura para crianças". Em Livro de Atas - I Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construindo Boas Práticas.