Silhueta de pessoa indiferenciada

Susana Filipa Viegas Rodrigues

Professor Adjunto
Subsistema
Docentes Politécnico
Unidade ID externa
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL)
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Doutorada em Linguística, na Especialidade de Diagnóstico e Intervenção (Doutoramento e Voz, Linguagem e Comunicação), pela Universidade de Lisboa. Licenciada em Terapia da Fala pela Universidade do Algarve. Professor Adjunto na Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve. Investigadora no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Áreas de interesse: Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na criança; Perturbações dos Sons da Fala; Fonética Acústica.

Atividades

Atividades
2022/12/19. Júri de grau académico. Envelhecimento Vocal: Estudo acústico-articulatório das alterações de fala com a idade.. Arguente principal. Luciana Patrícia Martins Nunes Pereira Albuquerque (Doutoramento). Universidade de Aveiro.
2022/09/01 - Presente. Orientação. A importância da comunicação no cuidado da pessoa idosa, em contexto de institucionalização..Gerontologia Social (Mestrado). Orientador.
Consultoria / Parecer. Integração do Painel de Peritos no âmbito do projeto de investigação final para a licenciatura em Terapia da Fala na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto de Mariana Franco, intitulado "Contributo para a criação de material para avaliação de prosódia no contexto de Terapia da Fala", inserido na linha de investigação "Qualidade Vocal e Prosódia", sob orientação do Prof. Doutor André Araújo . Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde.
2022/07/14. Apresentação oral de trabalho. Treino de competências comunicativas e aconselhamento em farmácia: uma abordagem pedagógica multidisciplinar..
2022/05/13. Apresentação oral de trabalho. ['sapu], ['¿apu] ou ['s¿¿apu]? Contributos da análise acústica para a avaliação e intervenção do Terapeuta da Fala..
2022/04/30 - 2022/04/30. Curso / Disciplina lecionado. Relação Fonética-Articulação na Prática do Terapeuta da Fala.. Pós-graduação Prática Avançada em Terapia da Fala na Criança (Pós-Graduação).
Consultoria / Parecer. Integração do Painel de Peritos para validação do "Guião Orientador da Terapia Articulatória para Profissionais e Cuidadores/as", no âmbito do trabalho de final de Curso de Marta Alves, da Licenciatura em Terapia da Fala da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, sob orientação do Prof. João Canossa Dias.. Universidade de Aveiro.
2021/07 - 2021/07. Arbitragem científica em conferência. XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
2021/07/21. Júri de grau académico. Dificuldades na Produção da Lateral Alveolar do Português Europeu: a Perceção dos Terapeutas da Fala. Arguente principal. Joana Filipa Ferreira dos Reis (Mestrado). Universidade de Aveiro.
2021/07/13. Apresentação oral de trabalho. Voz +Saudável: um programa de saúde e otimização vocal para professores. 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.21). Universidade de Aveiro (Portugal).
2021/05/17 - 2021/05/17. Curso / Disciplina lecionado. Análise acústica: contributos para a avaliação e a intervenção nos transtornos dos sons da fala. Curso de Fonoaudiologia (Bachelor (1.º ciclo de estudos)). Universidade de São Paulo.
Consultoria / Parecer. Integração do Painel de Peritos para validação de conteúdo de um instrumento de avaliação da prosódia, no âmbito de um estudo integrado na unidade curricular de Projeto de Investigação em Terapia da Fala II¿, da Licenciatura em Terapia da Fala, da Escola Superior do Instituto Politécnico do Porto, sob orientação do Prof. Doutor André Araújo.. Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde.
2021/03 - 2021/04. Arbitragem científica em conferência. XV21 Fórum de Partilha Linguística . Online. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - NOVA FCSH.
2019/10 - 2021/01/26. Orientação. Caracterização do Evento Acústico em Ataques Ramificados (Oclusiva + Rótico) no Português Europeu.Mestrado em Terapia da Fala (Mestrado). Orientador.
2021/01/26. Júri de grau académico. Caracterização do evento acústico em ataques ramificados (oclusiva + rótico) no Português Europeu.. Orientador. Liliana Sequeira Gomes (Mestrado). Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde.
2021/01/02. Júri de grau académico. Avaliação complementar da voz através de medidas acústicas de longo termo em vozes disfónicas.. Arguente. Joana Costa Frutuoso Faria (Mestrado). Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde.
2020/12/04. Júri de grau académico. Nível de exposição ao ruído e perceção do risco numa amostra de pescadores do Algarve. Arguente principal. Ana Patrícia Guerreiro Palma (Mestrado). Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia.
2020/07/24. Júri de grau académico. Disfarce não consciente em Fonética Forense - a voz feminina. Arguente principal. Siyu Luo (Mestrado). Universidade de Lisboa Faculdade de Letras.
2020/02/28. Apresentação oral de trabalho. A velarização do /l/ no Português Europeu.. Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal).
2020/02/15 - 2020/02/15. Membro de comissão. Membro da Comissão Organizadora do III Encontro de Saúde & Educação: Livres e felizes para crescer, organizado pela ESSUAlg.. Membro. Universidade do Algarve.
2020/01/23. Júri de grau académico. Caracterização e promoção do desenvolvimento lexical de um grupo de crianças de 4 e 5 anos.. Vogal. Fânia Raquel Amendoeira Estrada (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/01/23. Júri de grau académico. À descoberta das palavras: promoção da consciência de palavra num grupo de 4 e 5 anos.. Vogal. Inês Gonçalves de Oliveira Rodrigues (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2018/09 - 2020/01/23. Orientação. À descoberta das palavras: promoção da consciência de palavra num grupo de 4 e 5 anos..Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado). Orientador.
2017/09 - 2020/01/23. Orientação. Caracterização e promoção do desenvolvimento lexical de um grupo de crianças de 4 e 5 anos..Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado). Orientador.
2019/11/18. Júri de grau académico. Comunicação, Linguagem e Fala: Realidades e Desafios de Educadores de Infância e Professores de 1º Ciclo em Contexto Educativo. Arguente principal. Susana Isabel Martins Inácio (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/07. Apresentação oral de trabalho. O funcionamento de um programa de pós-graduação na modalidade de ensino b-learning em Perturbações dos Sons da Fala: partilha de experiências da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve. 6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.19). Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal).
Consultoria / Parecer. Integração do Painel de Peritos para validação de Conteúdo de um Programa de Intervenção em Competências Pragmáticas - Idade Escolar no âmbito da tese de mestrado de Ana Maria Silva, do Mestrado em Terapia da Fala da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.. Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro.
2019/07/05 - 2019/07/05. Outro júri / avaliação. Arguente externa das provas públicas de ¿Projeto de Tese Média Tangíveis nas Perturbações da Comunicação em ambiente doméstico¿, do estudante Joaquim Salgueiro dos Santos. Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais. Departamento de Comunicação e Arte - Universidade de Aveiro.. Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte.
Consultoria / Parecer. Integração do Painel de Peritos para validação dos itens dos itens do questionário do Projeto ¿Práticas e Competências Científicas dos Terapeutas da Fala em Portugal¿, da responsabilidade da Comissão de Inovação e Desenvolvimento (CID) da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala.. Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (SPTF).
2019/02/15 - 2019/02/16. Organização de evento. Membro da Comissão Organizadora do II Encontro de Saúde & Educação: Uma viagem à 1ª infância, organizado pela ESSUAlg. (2019). Universidade do Algarve Escola Superior de Saúde.
2017/12/06. Júri de grau académico. À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica. Arguente principal. Andreia Osório Ribeiro (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2017/11. Apresentação oral de trabalho. Portuguese version of Speech Assessment and Interactive Learning System (SAILS). The 2017 ASHA Annual Convention . The American Speech-Language-Hearing Association (ASHA) (Los Angeles, California, Estados Unidos).
2017/11. Apresentação oral de trabalho. The variability in phonetic realisations of rhotics: Evidence from acquisition in European Portuguese. The 2017 ASHA Annual Convention. The American Speech-Language-Hearing Association (ASHA) (Los Angeles, California, Estados Unidos).
2017/02/03. Apresentação oral de trabalho. Implicações Clínicas da Análise Acústica: evidências para intervir com a lateral /l/. VII Workshop Linguistics, Language Development and Impairment . Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal).
2016/07 - Presente. Arbitragem científica em revista. Revista Portuguesa de Terapia da Fala (2183-1297). Associacao Portuguesa de Terapeutas da Fala (Portuguese Association of Speech Therapists).
Consultoria / Parecer. Integração do Painel de Peritos para validação do Programa de Intervenção em Competências Linguística (PICL), da autoria das Terapeutas da Fala Marisa Lousada, Margarida Ramalho e Carolina Marques – junho de 2015.
. Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro.
Consultoria / Parecer. Integração do painel de peritos para validação de um instrumento construído e utilizado no estudo A importância dos estímulos visuais em crianças com atraso fonológico, no âmbito da tese de Mestrado de Cassandra Ferreira Pedro. Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro. . Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro.
2013/02/15. Apresentação oral de trabalho. Fonética acústica das consoantes líquidas do Português Europeu. III Workshop Linguistics, Language Development and Impairment. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal).
2013/02/15. Apresentação oral de trabalho. Compreensão de relativas de sujeito e de objeto em crianças com desenvolvimento típico e crianças diagnosticadas com PEDL: comparação entre tarefas de ‘act-out’ e tarefas de seleção de imagem.. III Workshop on Linguistics, Language Development and Impairment . Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal).

Produções

Baptista, Ana Catarina. 2023. "Critérios de seleção dos alvos para intervenção nos transtornos dos sons da fala.". Em Aquisição Atípica da Linguagem: Modelos Linguísticos e Prática Clínica.. Brasil: ABRALIN.
Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana . 2023. "Communication as an Essential Strategy in the Success of the Teaching-Learning Process". Em Higher Education - Reflections From the Field, editado por Waller, Lee; Waller, Sharon. IntechOpen. https://www.intechopen.com/online-first/85699
Rodrigues, Susana ; Baptista, Ana Catarina; Nascimento, Tânia; Galinha, Vera . 2022. "Training Future Health Professionals in Communication Skills.". Em Handbook of Research on Improving Allied Health Professions Education: Advancing Clinical Training and Interdisciplinary Translational Research., editado por Almeida, Rui, 35-50. IGI Global. https://www.igi-global.com/gateway/chapter/302514
Ramalho, Ana Margarida; Freitas, Maria João . 2022. "Para além do segmento Recolha de dados e avaliação à luz da fonologia não linear. ". Em Linguística clínica: Modelos, avaliação e intervenção. , editado por Freitas, Maria João; Lousada, Marisa; Alves, Dina Caetano, 129-158. Berlim, Alemanha: Language Science Press. https://langsci-press.org/catalog/book/358
Domingos, Diana; Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana . "Identificação Precoce de Crianças com Perturbações dos Sons da Fala". Cadernos de Educação de Infância , 2021.
Rodrigues, Susana; Baptista, Ana Catarina. 2021. "Programa de saúde vocal para professores do ensino superior". Revista Docência do Ensino Superior, 11: 1-23. https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.33976
Baptista, Ana Catarina; Horta, Maria Helena; Rodrigues, Susana . 2020. Uma Viagem à Primeira Infância - Um dia que vale a pena recordar . Editado por Baptista, Ana Catarina; Horta, Maria Helena; Rodrigues, Susana . 1ªª ed. Faro, Portugal: Universidade do Algarve.
Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana . 2020. "O ensino à distância na modalidade de b-learning: a experiência num programa de pós-graduação". Em Inovação e partilha pedagógica na UAlg , 95-103. Faro, Portugal: Universidade do Algarve Editora.
Oliveira, Rezende Luciana; Lima, Aveliny Mantovan; Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana . 2020. Fonoaudiologia e Terapia da Fala: histórico das profissões no Brasil e em Portugal. . Em XXVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e V Congresso Ibero Americano de Fonoaudiologia Online .
Oliveira, Rezende Luciana; Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana . 2020. O desafio do diagnóstico nos transtornos dos sons da fala: um estudo exploratório sobre a experiência de Fonoaudiólogos e Terapeutas da Fala. Em XXVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e V Congresso Ibero Americano de Fonoaudiologia Online .
Rodrigues, Susana ; Martins, Fernando da Assunção; Jesus, Luis M. T.. 2019. /l/ velarisation as a continuum in European Portuguese. Em The 19th International Congress of Phonetic Sciences (ICPhS), Melbourne, Australia.
Rodrigues, Susana ; Martins, Fernando da Assunção; Hall, Andreia; Jesus, Luis M. T.. 2019. "/l/ velarisation as a continuum in European Portuguese ". Trabalho apresentado em The 19th International Congress of Phonetic Sciences (ICPhS), Melbourne, Austrália,agosto, 2019, 3763-3767.
Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana ; Hilário, Ana; Silva, Andreia; Leal, Verónica. 2019. "As dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita das crianças do 1º Ciclo do Ensino: a perceção dos professores da região do Algarve ". Revista Multidisciplinar, 2 (1): 41-51. http://revistamultidisciplinar.com/V1N2/1918.html
Rodrigues, Susana ; Martins, Fernando da Assunção; Silva, Susana; Jesus, Luis M. T.. 2019. "/l/ velarisation as a continuum ". PLoS ONE, 3 (14). https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0213392
Rodrigues, Susana . 2018. Collecting Speech Data: How Portuguese SLTs do that. Em The 10th European Congresso of Speech and Language Therapy, Cascais, Lisbon.
Rodrigues, Susana ; Baptista, Ana Catarina. 2018. Postgraduate program for SLTs in a distance learning modality: the experience at the University of Algarve. Em The 10th European Congresso of Speech and Language Therapy, Cascais, Lisbon.
Rodrigues, Susana ; Oleiro, Ana; Agostinho, Rita; Moreira, Rute; Baptista, Ana Catarina. 2017. Kindergarten Teachers Teachers' Perceptions: SLP's Role & Collaborative Work in Language Disorders. Em The 2017 ASHA Annual Convention, Los Angeles - Califórnia.
Rodrigues, Susana ; Martins, Fernando da Assunção; Jesus, Luis M. T.. 2016. Vowel context in /l/ production: evidence from acoustic analysis. Em The 30th World Congresso of the I.A.L.P , Dublin, Irlanda.
Rodrigues, Susana ; Martins, Fernando da Assunção; Jesus, Luis M. T.. 2016. Rhotics in European Portuguese: the variability in phonetic realisations . Em R-atics- 5, Leeuwarden, Holanda.
Rodrigues, Susana ; Martins, Fernando da Assunção; Jesus, Luis M. T.. 2015. Acoustic Analysis and Clinical Implications: Evidence from the Lateral /l/ . Em The 9th European Congress of Speech and Language Therapy (CPLOL), Florence, Italy.
Rodrigues, Susana . 2015. "Caracterização acústica das consoantes líquidas do Português Europeu". Doutoramento. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/22241
Fernando Martins; Luís M. T. Jesus. 2013. "Estudo acústico das consoantes líquidas do Português Europeu: evidências temporais e espectrais". Em Atas do XXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Línguística, 541-561.
Gil, Carolina; Nogueira, Patrícia; Rodrigues, Susana ; Brinca, Lília. 2013. Compreensão de frases passivas reversíveis em idade pré-escolar – um estudo transversal. Em VI congresso Nacional da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala.
Narayan, Chandan; Bowden, Mary. 2013. Análise do Voice Onset Time (VOT) em crianças com desenvolvimento típico da linguagem. Em VI Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala, Lisboa. https://doi.org/10.1121/1.4800681
Rodrigues, Susana ; Martins, Fernando da Assunção; Jesus, Luis M. T.. 2013. "Estudo acústico das consoantes líquidas do Português Europeu: evidências temporais e espectrais ". Trabalho apresentado em XXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Coimbra,2013, 541-561.
Rodrigues, Susana ; Martins, Fernando de Assunção; Jesus, Luis M. T.. 2012. Estudo acústico das consoantes líquidas do Português Europeu: primeiras evidências temporais e espectrais. Em XXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Algarve.
Rodrigues, Susana. 2011. Comprehension of subject and object relatives by SLI and typically developing children: comparing Act-Out and Sentence-picture tasks. Em 12th International Congress for the Study of Child Language.
Martins, Alexandrina; Baptista, Ana Catarina; Afonso, Catarina; Rodrigues, Susana . 2011. Comprehension of subject and object relatives by SLI and typically developing children: comparing Act-Out and Sentence-picture tasks . Em The 12th International Congress for the Study of Child Language, Canadá .
Rodrigues, Susana ; Santinhos, Catarina; Nunes, Rute; Brinca, Lília. 2009. A compreensão e a expressão e idade pré-escolar: um estudo comparativo entre crianças de meios socioculturais diferentes . Em V Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala, Lisboa.
Rodrigues, Susana ; Jacinto, Gisela; Magessi, Vanessa; Brinca, Lília. 2009. Impacto da frequência da leitura de histórias na compreensão e expressão de crianças em idade pré-escolar . Em V Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala..
 

Contacto