
Rute Cristina Correia da Rocha
Professor Adjunto
Escola Superior de Educação e Comunicação
Subsistema
Docentes Politécnico
Unidade ID externa
Formación Inicial y Desarrollo de Profesores. HUM168
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Doutora em Educação - «Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Huelva» (2006) Licenciatura em Biologia - Faculdade de Ciências, Universidade do Porto (1997). «Visiting Professor» - Faculty of Education, University of Ottawa» Canadá (2014/2015) Docente da ESEC- UAlg (1999-2020) Coordenadora da área científica: Didáticas Específicas (2013-2020), departamento das Ciências Extas, Naturais e do Desporto, ESEC-UAlg. Diretora da Licenciatura em Educação Básica (2016-2017) Diretora do Mestrado em Ensino do 1º CEB e da Matemática e Ciências Naturais do 2º CEB (2019-2020)
Atividades
Atividades
2020/03/02 - Presente. Entrevista / Programa (rádio / tv). Rádio Universitária FM 88.9 Rio Grande do Norte, Brasil. Comunicação da Ciência em Portugal e Brasil.
2020/06/25. Entrevista (jornal / revista). Apresentação do mestrado em Ensino do 1ºCEB e da Matemática e Ciências Naturais do 2º CEB na Feira Virtual da UAlg 2020. RUA Rádio Universitária do Algarve.
2020/12/17. Júri de grau académico. «O texto literário como estratégia no ensino da matemática no ensino básico». Presidente do júri. Micaela Brito dos Anjos (Mestrado). Universidade do Algarve.
2020/12/11. Júri de grau académico. »Triângulos e quadriláteros em movimento no 1º Ciclo do Ensino Básico». Presidente do júri. Ana Vitorina Oelgemöller (Mestrado).
2020/11/26. Júri de grau académico. Perceção das crianças sobre a importância das abelhas no 1º Ciclo do Ensino Básico. Orientador. Susana Tiago Rosa Piloto das Neves (Mestrado). Universidade do Algarve.
2019 - 2020/11/26. Orientação. «Perceção das crianças sobre a importância das abelhas no 1.º ciclo do ensino básico».Mestrado em Ensino do 1º CEB e da Matemática e Ciências Naturais do 2º CEB (Mestrado). Orientador de Susana Tiago Rosa Piloto das Neves.
2020/02/07. Apresentação oral de trabalho. A Biologia do medo e a neuroaprendizagem em crianças. Palestra A Biologia do medo e a neuroaprendizagem em crianças. Biblioteca Municipal de Portimão (Portimão, Portugal).
2020/01/28 - 2020/01/31. Curso / Disciplina lecionado. Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias . Master Oficial en Investigación en la Enseñanza y el Aprendizaje de las Ciencias Experimentales, Sociales y Matemáticas (Master Universitario). Universidad Internacional de Andalucía.
2016 - 2019. Membro de comissão. Membro do Conselho Técnico-Científico da ESEC-UAlg . Membro. Universidade do Algarve.
2017 - 2019. Membro de comissão. Membro da Coordenadora do CTC da ESEC-UAlg (2017-2019) . Membro. Universidade do Algarve.
2019 - Presente. Arbitragem científica em revista. Enseñanza de las Ciencias Revista de investigación y experiencias didácticas (2174-6486). Universitat Autonoma de Barcelona.
2019 - Presente. Arbitragem científica em revista. revistamultidisciplinar com (2184-5492). NMD.
2019 - Presente. Membro de comissão. Membro do Conselho Internacional de Revisores da revista «Investigación en la Escuela», Universidad de Sevilla. . Membro. Universidade de Sevilha.
2019 - Presente. Membro de comissão. Editora Associada da Revistamultidisciplinar.com do Núcleo Multidisciplinar, Algarve. Outro. Universidade do Algarve.
2019/10/31. Apresentação oral de trabalho. O modelo cartesiano e emocional do cérebro na obra do Professor Doutor António Damásio: - Consequências na intervenção judicial e escolar. II Congresso de Justiça Restaurativa da Família e das Crianças na Promoção e Proteção. Claustro Sul do Palácio Nacional de Mafra (Mafra, Portugal).
2019/10/09 - 2019/10/11. Membro de comissão. Membro da Comissão Científica do INternational CongRess on Engineering and Sustainability in the XXI cEntury – INCREaSE 2019. Membro. Universidade do Algarve.
2019/10/09 - 2019/10/11. Arbitragem científica em conferência. INternational CongRess on Engineering and Sustainability in the XXI cEntury – INCREaSE 2019. universidade do algarve.
2019/10/07 - Presente. Organização de evento. Seminário "Projeto Desafio: - Recicla, Reduz, Reaproveita - Projeto SOS Planeta, proferido por Marta Isabel Leiria Martins Saraiva (2019). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/09/27 - Presente. Organização de evento. Seminário "Introdução ao estudo das formigas", proferido por Eduardo Sequeira (2019). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/09/07 - Presente. Membro de associação. Núcleo do Algarve da APEduC - Associação Portuguesa de Educação em Ciências . Coordenadora do Núcleo do Algarve da APEduc.
2019/06/22 - 2019/06/22. Participação em evento. Moderação do painel «Boas práticas da Ajudaris ao sul» - Colóquio Faro, 22 junho 2019. Concurso. «Boas práticas da Ajudaris ao sul» - Colóquio Faro, 22 junho 2019. Associação Ajudaris.
2018 - Presente. Membro de associação. APEduC _ Associação Portuguesa de Educação em Ciências, sócio nº19. Associada.
2018 - Presente. Membro de associação. Asociación Española de Profesores e Investigadores en Didáctica de las Ciencias Experimentales (APICE). Sócia.
2017 - 2018/12/20. Orientação. "Cavalos-marinhos: representações dos alunos do 2º CEB em diferentes áreas disciplinares".Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB (Mestrado). Orientador.
2017 - 2018/12/18. Orientação. "A natureza somos nós - Representações da interação humana com outros animais: uma variável na
planificação de atividades e escolha de recursos em ciências".Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB" (Mestrado). Orientador.
planificação de atividades e escolha de recursos em ciências".Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB" (Mestrado). Orientador.
2018/11/30. Apresentação oral de trabalho. Biologia do Medo e a Aprendizagem das Crianças. . Ciclo de Colóquios - Boas Práticas em Educação. . Biblioteca Municipal Álvaro de Campos (Tavira, Portugal).
2018/11/28 - 2018/11/29. Curso / Disciplina lecionado. Enseñanza y Apendizaje de las Ciencias. Master Oficial en Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias Experimentales, Socilaes y de las Matemáticas (Master). Universidad Internacional de Andalucía.
2017 - 2017. Membro de comissão. Membro da Comissão Científica do XVII Encontro Nacional em Educação em Ciências (XVII ENEC). Educação em Múltiplos Contextos. Instituto Politécnico de Viana do Castelo. (2017). . Membro. Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
2017 - 2017. Membro de comissão. Membro da Comissão Organizadora do II Congresso Internacional de Direitos Humanos
Escola Inclusiva: múltiplos olhares. ESEC-UAlg (2017).
. Membro. Universidade do Algarve.
Escola Inclusiva: múltiplos olhares. ESEC-UAlg (2017).
. Membro. Universidade do Algarve.
2017 - Presente. Arbitragem científica em revista. SOAN Society & Animals (1568-5306). Brill.
2017/10/31. Apresentação oral de trabalho. O medo e o stress e os efeitos dos mesmos no desenvolvimento da criança. Uma olhar da ciência.. I Congresso de Justiça Restaurativa da Família e das Crianças. Claustro Sul do Palácio Nacional de Mafra (Mafra, Portugal).
2017/08/29 - Presente. Outro júri / avaliação. Presidente do júri do concurso de seleção internacional para a contratação de um(a) doutorado(a) em Ciências de Educação, para o Centro de Ciência Viva do Algarve. (decreto-lei n.º 57/2016, 29agos2017). . Ciência Viva.
2017/05/30. Apresentação oral de trabalho. Public encounters with nonhuman animals: How zoo interpreters talk
about their work and the potential implications for science education. CSSE Annual Conference Ryerson University, Toronto . Ryerson University Toronto (Toronto, Canadá).
about their work and the potential implications for science education. CSSE Annual Conference Ryerson University, Toronto . Ryerson University Toronto (Toronto, Canadá).
2017/05/29. Apresentação oral de trabalho. Keep calm and touch the crocodile: The discourse mediation of humannonhuman interspecies interactions. CSSE Annual Conference Ryerson University, Toronto . Ryerson University Toronto (Toronto, Canadá).
2017/05/29. Apresentação oral de trabalho. Swimming with Dolphins: Science and Egomorphism at the Zoo. CSSE Annual Conference Ryerson University, Toronto . Ryerson University Toronto (Toronto, Canadá).
2016/09/18. Apresentação oral de trabalho. Apresentação do livro "A família das crianças na separação dos pais" de Joaquim Silva. Apresentação do livro "A família das crianças na separação dos pais" de Joaquim Silva. Biblioteca Municipal de Portimão (Portimão, Portugal).
2016/07/01 - 2016/07/31. Tutoria. Caracterización de los subdominios del dominio del conocimiento matemático (MTSK) con diferentes investigadores del campo de la Educación . Álvaro Aguilar González.
2016/02/05. Júri de grau académico. Tese de doutoramento: "El conocimiento especializado de una maestra sobre la clasificación de las figuras planas. Un estúdio de caso." . Arguente. Álvaro Aguilar González (Doutoramento). Universidade de Huelva.
2015 - 2016/01/18. Orientação. “Promoção de saúde em idade pré-escolar: atender às necessidades do grupo na segurança, alimentação e higiene”
. Orientador.
. Orientador.
2015 - 2015. Membro de comissão. Membro da Comissão Científica do XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências
(ENEC). Ciência como Cultura. Universidade de Lisboa. (2015).
. Membro. Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências.
(ENEC). Ciência como Cultura. Universidade de Lisboa. (2015).
. Membro. Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências.
2015/09/01 - 2015/11/30. Tutoria. Aspetos metodológicos da investigação qualitativa e análise de episódios de aulas. Cinta Muñoz Catalán.
2014 - 2015/06/08. Orientação. "Sensibilizando as crianças do pré-escolar para a aprendizagem com os animais".Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado). Orientador.
2014 - 2015/01/28. Orientação. "Estratégias e raciocínios de alunos do ensino básico em situações envolvendo a divisão".Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do ensino básico (Mestrado). Orientador.
2014 - Presente. Arbitragem científica em revista. Journal of Research in Science Education (1098-2736). Wiley.
2014/07/17. Júri de grau académico. "A utilização pedagógica das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas áreas da biologia e
geologia do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário". Arguente. Sónia Isabel Martins Mateus Rodrigues (Mestrado). Universidade do Algarve.
geologia do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário". Arguente. Sónia Isabel Martins Mateus Rodrigues (Mestrado). Universidade do Algarve.
2013 - 2014/05/30. Orientação. "Conceções sobre a reprodução nas plantas (1º Ciclo do Ensino Básico)".Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2013 - 2014/02/18. Orientação. "A formação de conceções precoces no domínio das ciências em idade pré-escolar".Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado). Orientador.
2009 - 2013. Membro de comissão. Membro da Comissão de Coordenação e Proponente do Mestrado em Educação Social (2009-2013).. Membro. Universidade do Algarve.
2010 - 2013. Membro de comissão. Membro da Fundação para o Desenvolvimento da Universidade do Algarve. (2010-2013).. Membro. Universidade do Algarve.
2013 - Presente. Arbitragem científica em revista. Environmental Education Research (1469-5871). Informa UK (Taylor & Francis).
2012 - 2013/07/25. Orientação. "Mapas concetuais sobre a digestão (2º CEB)" .Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado). Orientador.
2013/06/27. Júri de grau académico. "A intervenção educativa da educadora de infância a partir dos conhecimentos prévios das crianças: um estudo na área de conhecimento do mundo". Arguente. Diana Cristina Luís Franco (Mestrado). Universidade do Algarve.
2013/01/14. Júri de grau académico. "Relatório da Prática de Ensino Supervisionada". Arguente. Alexandre Serras de Moura e Silva (Mestrado). Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.
2009 - 2011. Membro de comissão. Membro da Comissão de Coordenação e Proponente do Mestrado em Dinamização das Ciências em Contexto Escolar (2009/2011).. Membro. Universidade do Algarve.
2010 - 2011. Membro de comissão. Membro da Comissão de Coordenação do Mestrado de Professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (2010/2011).. Membro. Universidade do Algarve.
2006 - 2011. Membro de comissão. Membro do Conselho Técnico-Científico da ESEC-UAlg . Membro. Universidade do Algarve.
2010 - 2011. Membro de comissão. Secretária do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação e Comunicação (2010-2011).. Outro. Universidade do Algarve.
2011 - Presente. Arbitragem científica em revista. Teaching anda Teacher Education (0742-051X). Elsevier.
2011/09. Apresentação oral de trabalho. Conceptual progression hypothesis study about asexual reproduction and germination in plant reproduction. . World conference on new trends in science education. 19-23 sept. 2011, Kusadasi, Turkey.. Dokuz Eylul University Institute of Educational Sciences (Kusadasi, Turquia).
2006 - 2010. Membro de comissão. Membro da Equipa de Coordenação do Programa de Formação Contínua de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico em “Ensino Experimental das Ciências no 1º Ciclo EB”. Parceiros Institucionais: Ministério da Educação (Escolas do 1º Ciclo do EB, Algarve) e Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve (2006-2010) e coordenadora em 2009/2010.. Coordenador. Universidade do Algarve.
2008 - 2010. Membro de comissão. Membro da Comissão de Apoio ao Ensino Básico e Secundário, UAlg. (2010). Nomeada por despacho reitoral.. Membro. Universidade do Algarve.
2007 - 2010/12/16. Orientação. Tese de doutoramento: “El Desarrollo Profesional de dos maestras inmersas en un grupo de trabajo colaborativo, a
partir de la modelización de sus clases de matemáticas”. Orientador de Carlos Miguel Ribeiro.
partir de la modelización de sus clases de matemáticas”. Orientador de Carlos Miguel Ribeiro.
Produções
Mónica Alexandra LUÍS; José CARRILLO; Rute Cristina MONTEIRO. 2021. "O conhecimento dos temas no ensino da reprodução das plantas". Revista de Educação Pública. https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.9253
Susana Neves; Carla Dionísio Gonçalves; Rute Rocha. 2021. "Dinâmicas Pedagógicas em Educação Ambiental: a problemática das abelhas". revistamultidisciplinar.com, 3 (1): 121-136. https://doi.org/10.23882/DI2162
Rute Rocha; Graça Viegas; Ana Colaço; Lília Vaz; Manuela Rosa Silva; Elisabete Santos. 2021. "Biologia do medo e a aprendizagem das crianças acolhidas em instituição". revistamultidisciplinar.com. https://doi.org/10.23882/NE2150
Rute Rocha. 2020. "revistamultidisciplinar.com". revistamultidisciplinar.com, 2 (1). https://doi.org/10.23882/v2n1
Monteiro, Rute; Reis, Giuliano. 2020. "Animals “¿” Us: Egomorphism in/for Science and Environmental Education". Society & Animals, 28 (5-6): 592-612. https://doi.org/10.1163/15685306-12341526
Rute Rocha. "Família Epigenética?". Aspectus, Revista de Arte & Ciência, 01 de novembro, 2019. https://doi.org/10.23882/2184-5689-191116
Rute Rocha. "Em Cativeiro... estamos todos!". Aspectus, Revista de Arte & Ciência, 01 de setembro, 2019. https://doi.org/10.23882/2184-5689-009
Rute Rocha. "(Des)humanidade da Devolução". Aspectus, Revista de Arte & Ciência, 01 de agosto, 2019. https://doi.org/10.23882/2184-5689-007
Rute Rocha. "Senso comunicação da ciência". Aspectus, Revista de Arte & Ciência, julho, 2019. https://doi.org/10.23882/2184-5689-004
Rute Rocha. "Uma árvore… Uma homenagem ao Vítor Reia". Aspectus, Revista de Arte & Ciência, 1 (junho, 2019). https://doi.org/10.23882/2184-5689-001
Helena Coutinho; Rute Rocha. 2019. "‘Desengaiolar’: Identificar e (des)construir representações das interações de humanos com outros animais". revistamultidisciplinar.com, 1 (1): 17-32. https://doi.org/10.23882/MJ1908
Rute Rocha; Gil, Francisco Baptista. 2019. "revistamultidisciplinar.com". revistamultidisciplinar.com, 1 (1). https://doi.org/10.23882/v1n1
Rute Rocha. 2019. "revistamultidisciplinar.com". revistamultidisciplinar.com, 1 (2). https://doi.org/10.23882/v1n2
Rute Rocha. 2018. Relatório sobre «Perceção do Impacto da Formação Contínua na região do Algarve: o caso do CFAE do Levante Algarvio».
Rute Rocha. 2018. Relatório sobre «Perceção do Impacto da Formação Contínua na região do Algarve: o caso do CFAE do Litoral à Serra, Loulé»».
Rute Rocha. 2018. Relatório sobre «Perceção do Impacto da Formação Contínua na região do Algarve: o caso do CFAE Ria Formosa».
Rute Rocha. 2018. Relatório sobre «Perceção do Impacto da Formação Contínua na região do Algarve: o caso do CFAE Albufeira, Lagos e Silves».
Rute Rocha. 2018. Relatório sobre «Perceção do Impacto da Formação Contínua na região do Algarve: o caso do CFAE Portimão, Monchique».
Rute Rocha; Giuliano Reis; João Neves. 2017. "Young zoo visitors’ prior knowledge about sharks: Opportunities and challenges for environmental and science education". Education Review, 5 (2): 19-21. https://education.uottawa.ca/sites/education.uottawa.ca/files/uott_reveduc_automne_2017.pdf
Rute Rocha; Cinta Muñoz Catalán. 2016. "Afrontar a controvérsia na investigação qualitativa. Discussão sobre a natureza dos elementos metodológicos na investigação em educação. ". Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes, 4: 23-30. ISSN 2183-4008
Monteiro, Rute Crisitna Correia da Rocha. 2015. As ideias das crianças sobre os tubarões e atividades em contexto de jardim de infância..
Monteiro, Rute Crisitna Correia da Rocha. 2015. The pedagogy of encounter: how do zoo interpreters account for their facilitation of interspecies encounters between visitors and captive animals?.
Monteiro, Rute Crisitna Correia da Rocha. 2015. "Animais versus Plantas e estudo do meio". Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes, 2, 79-89. , 2 (s/N): 79-89. http://hdl.handle.net/10400.1/7070
Monteiro, Rute Crisitna Correia da Rocha. 2015. Conhecimento Especializado do Professor para Ensinar Ciências..
Monteiro, Rute Crisitna Correia da Rocha. 2014. "How full is your luggage? Background knowledge of zoo visitors regarding sharks". Environmental Education Research, 20 (3): 291-312. http://hdl.handle.net/10400.1/7054
Monteiro, Rute Crisitna Correia da Rocha. 2014. Interspecies human encounters as learning opportunities in/for environmental education. .
Monteiro, Rute Crisitna Correia da Rocha. 2014. "At crossroads of EE and Science Education: A collaborative research agenda.".
Monteiro, Rute Crisitna Correia da Rocha. 2014. "Estudantes adultos no ensino superior: o que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica.". Revista Portuguesa de Educação, 27(2), 33-56., 27 (2): 33-56. http://hdl.handle.net/10400.1/7073
Monteiro, Rute Crisitna Correia da Rocha. 2014. Interspecies human encounters as learning opportunities in/for environmental education..
Rute Rocha; Giuliano Reis. 2014. Interspecies Human Encounters as Learning Opportunities in/for Environmental Education. Em 11th Annual Research Symposium: Environmental Education, Ottawa .
Monteiro, Rute Crisitna Correia da Rocha. 2013. "Multidimensional perspectives of non-traditional students and professors in the Universities of Aveiro and Algarve.". Em Multidimensional perspectives of non-traditional students and professors in the Universities of Aveiro and Algarve..
Monteiro, Rute Crisitna Correia da Rocha. 2013. "The transition of mature students to higher education: Challenging traditional concepts?". Studies in the Education of Adults , 45 (1): 67-81. http://hdl.handle.net/10400.1/7071
Monteiro, Rute Crisitna Correia da Rocha. 2013. "Access is not enough: perspectives of mature students? and professors of the Universities of Aveiro and Algarve.". Em Ribeiro, C. M; Gonçalves, T., Quintas, H.; Monteiro, R. & Fragoso, A. (2013). Access is not enough: perspectives of mature students? and professors of the Universities of Aveiro and Algarve. In Doutor, C., Gonçalves, T., & Fragoso, A. (orgs.), Non-traditi, 140-148.
2012. "Santos, C.S. & Monteiro, R. (2012). Aplicação do conhecimento das ciências para o ensino da célula – um estudo de caso instrumental. Investigações em Ensino de Ciências, 17(2), 529-543.". Investigações em Ensino de Ciências, 17 (2): 529-543. http://hdl.handle.net/10400.1/4063
Monteiro, Rute Crisitna Correia da Rocha. 2010. "Teacher scripts in science teaching". Teaching and Teacher Education, 26 (6): 1269-1279. http://hdl.handle.net/10400.1/4105
Monteiro, Rute Crisitna Correia da Rocha. 2010. "¿Es el conocimiento matemático del profesorado específico de su profesión? Discusión de la práctica de una maestra". Revista Educación Matemática, 22 (2): 123-138. http://hdl.handle.net/10400.1/4106
2009. "Guiones de acción de un profesor novel a partir de la modelización de la enseñanza.". Enseñanza de las Ciencias, 27 (1): 77-88. http://hdl.handle.net/10400.1/7069
2009. "Monteiro, R. & Carrillo, J. (2009). Teaching Modelisation and Professional Knowledge. In: Robert V. Nata (Ed.). Progress in Education, Vol. 18, Chapter 2. (P.1-27). Nova Publishers. ISBN: 18978-1-60876-117-3.". Em Progress in Education, 1-27. 2ª ed. Vol. 18. USA: Nova Science Publishers. http://hdl.handle.net/10400.1/4110
2009. "Teaching Modelisation and Professional Knowledge.". Em Progress in Education, 1-27. 2ª ed. Vol. 18. USA: Nova Science Publishers.
2008. "Emergent Theorisations in Modelling the Teaching of Two Science Teachers.". Research in Science Education, 38(3), 301-319., 38 (3): 301-319. http://hdl.handle.net/10400.1/7055
Rute Rocha. 2007. "Análise cognitiva da prática do professor de ciências recorrendo à modelação do ensino". Revista de Educação, 15 (1): 5-20.
Rute monteiro; José Carrillo; Santiago Aguaded. 2007. "Análise cognitiva da prática do professor de ciências recorrendo à modelação do ensino.". Revista de Educação, 15 (1): 5-20.