Silhueta de pessoa indiferenciada

Maria Leonor Borges

Professor Adjunto
Escola Superior de Educação e Comunicação
Subsistema
Docentes Politécnico
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Maria Leonor Alexandre Borges dos Santos Terremoto (Publication name: Maria Leonor Borges). PhD in Education, Teacher Training from the University of Lisbon. MA in Social Analysis of Education from the University of Lisbon. Degree in Sociology from ISCTE. Adjunct Professor at the School of Education and Communication, University of the Algarve, in the Department of Teacher Training. She has held various positions and functions and is currently the director of the master's program in special education, a member of the board of the master's program in pre-school education, and a member of ESEC's Scientific Technical Council. She teaches 1st Cycle courses, namely Basic Education and Social Education, and 2nd Cycle courses, Master's in Pre-School Education, Master's in Teaching 1st and 2nd Cycle of Basic Education, Master's in Teaching English and Portuguese in the 2nd Cycle, Master's in Special Education, cognitive and motor domains, Master's in School Administration and Management. She has extensive experience in teacher and educator training (initial, continuing and master's programs). She supervises the teaching practices of future primary school teachers. She has supervised master's dissertations and Supervised Teaching Practice reports for master's programs in teacher and educator training. She has been a member of master's and doctoral juries. She has published articles in specialised journals and book chapters. She participates and has participated in national and international research projects. She is an integrated researcher at the Centre for Research in Basic Education (CIEB) at the Polytechnic Institute of Braga and a collaborating researcher at the Centre for Research in Adult Education and Community Intervention (CEAD) at the University of the Algarve.

Atividades

Atividades
2012/10/01 - Presente. Orientação. Since 2012, she has been supervising PES reports for master's programmes in teaching and dissertations for master's programmes in Special Education and School Management and Administration. / Desde 2012 orientação de Relatórios da PES dos mestrados em ensino, e dissertações nos mestrados em Educação Especial, em Gestão e Administração Escolar.Mestrados em Ensino e outros (Mestrado). Orientador.
2023/12/03 - 2024/09/30. Orientação. Working on Inclusive Education in a Pre-school context / Trabalhar a Educação Inclusiva em contexto de Educação Pré-escolar .Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2023/12/02 - 2024/09/30. Orientação. Social representations in the field of education in Guinea-Bissau: a case study at the Hô Chi Minh/Canchungo regional high school / Representações sociais no campo educativo na Guiné-Bissau: estudo de caso no liceu regional Hô Chi Minh/Canchungo.Gestão e Administração Escolar (Mestrado). Coorientador.
2023/12/02 - 2024/09/30. Orientação. Art and environmental awareness in kindergarten (provisional title) /Arte e consciência ambiental no jardim de infância (título provisório).Educação Pré-Escolar (Mestrado). Coorientador.
2022/07/14 - 2024/09/30. Orientação. Having a different sibling: older siblings' perceptions of disability and its impact on their life projects. / Ter um irmão(ã) diferente: perceções dos irmãos mais velhos sobre a deficiência e seu impacto nos seus projetos de vida. .Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2022/07/12 - 2024/09/30. Orientação. Activity Centre for Empowerment and Inclusion (CACI), what work for social inclusion? case study in Madeira / Centro de atividades para a capacitação e inclusão (CACI), que trabalho para a inclusão social? ¿ estudo de caso na Madeira.Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2021/07/22 - 2024/07/30. Orientação. Children and Young People between Risk and Danger: procedural dynamics questioned from the perspective of Social Education / Crianças e Jovens entre o Risco e o Perigo: as dinâmicas processuais interpeladas desde a Educação Social.Mestrado em Educação Social (Mestrado). Orientador.
2024/02/15. Júri de grau académico. Academic paths of students from vocational schools: a study at the University of Évora /Percursos académicos de estudantes oriundos de escolas profissionais: um estudo na Universidade de Évora. Arguente. Susana Pelúcio Pimenta (Doutoramento).
2023/09/20 - 2023/12/30. Arbitragem científica em revista. Revista Sisyphus. (2182-9640). Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
2022/07/14 - 2023/11/20. Orientação. Play as a driver of social relationships for pupils with specific educational needs / O jogo como impulsionador das relações sociais de alunos com necessidades educativas específicas.Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Coorientador.
2022/12/13 - 2023/07/21. Orientação. Promoting children's autonomy in pre-school education by involving families. / Promover a autonomia das crianças na educação pré-escolar envolvendo as famílias. .Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2023/07/06. Júri de grau académico. Democratising higher education through inclusive pedagogy. Teaching voices that transform / Democratizando la educación superior a través de la pedagogía inclusiva. Voces docentes que transforman. Arguente. Nieves Sánchez Díaz (Doutoramento). Universidade de Sevilha - Facultad de Psicología.
2022/12/01 - 2023/06/20. Orientação. Working on the Autonomy of Preschool Children: A Study in a 5-Year-Old Classroom. / Trabalhar a Autonomia de Crianças em Idade Pré-Escolar ¿ Estudo numa Sala de 5 Anos. .Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2023/05/25 - 2023/05/25. Organização de evento. 1st Seminar in Early Childhood Education / I Seminário em Educação de Infância (2023). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2023/04/21. Júri de grau académico. Continuing special education training for teachers in the final years of primary school: A proposal with an emphasis on inclusive pedagogical practices at UEB Jornalista Neiva Moreira / Formação continuada da educação especial para professores dos anos finais do ensino fundamental: Uma proposta com ênfase nas práticas pedagógicas inclusivas na UEB Jornalista Neiva Moreira. Arguente. Tthays Nayara Frazão Silva, (Mestrado). Universidade Federal do Maranhão - CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS.
2021/12/10 - 2022/12/02. Orientação. Emergence of the Educational Partnership between Families and the Kindergarten: a study with 2 and 3 year olds / Emergência da Parceria Educativa entre as Famílias e o Jardim de Infância: um estudo com crianças de 2 e 3 anos.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
Consultoria / Parecer. Evaluation of the manuscript Disability in Portugal: places, bodies and struggles (under the peer review system), for publication in the CES Collection, Ed. Almedina. / Avaliação do manuscrito ¿A Deficiência em Portugal: lugares, corpos e lutas¿ (no âmbito do sistema de avaliação por pares), para publicação na Coleção CES, Ed. Almedina.. Grupo Almedina.
2022/10/25. Júri de grau académico. Old Age in People with Disabilities. Masters in Sociology / A Velhice nas Pessoas com Deficiência. Mestrado em Sociologia. Arguente. Silvanira Hipólito Conceição Castro (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2021/12/03 - 2022/09/22. Orientação. Stereotypes and Gender Equality in Pre-School Education / Estereótipos e Igualdade de Género em Educação Pré-Escolar.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2021/07/17 - 2022/07/26. Orientação. Application of selective and additional measures to support learning and inclusion in distance learning during the Pandemic: challenges and opportunities. / Aplicação de medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão na modalidade de ensino à distância durante a Pandemia: desafios e oportunidades..Gestão e Administração Escolar (Mestrado). Orientador.
2019/09/15 - 2020/01/30. Curso / Disciplina lecionado. Sociology of Education / Sociologia da Educação. 2nd Cycle - 1st and 2nd Cycle Masters Maths and Natural Sciences / Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/09 - 2020/01/30. Curso / Disciplina lecionado. Sociology of Educational Organisations / Sociologia das Organizações Educativas. School Management and Administration / Gestão e Administração Escolar (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/09 - 2020/01/30. Curso / Disciplina lecionado. Sociology of Education / Sociologia da Educação. 1st Cycle and 2nd Cycle Masters Portuguese, History and Geography of Portugal / Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/07/06 - 2022/06/20. Orientação. An experience at the Socio-Occupational Forum of the Algarve Mental Health Association / Uma vivência no Fórum Socio-Ocupacional da Associação de Saúde Mental do Algarve.Educação Especial (Mestrado). Orientador.
2021/07/06 - 2022/05/06. Orientação. The Educational Inclusion of Roma Children with Intellectual Developmental Disorders / A Inclusão Educativa de Crianças de Etnia Cigana com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual.Educação Especial (Mestrado). Orientador.
2021/07/13 - 2022/03/24. Orientação. Parents in a COVID-19 Pandemic Context: Practices and Challenges / Encarregados de Educação em Contexto de Pandemia ¿ COVID 19: Práticas e Desafios.Gestão e Administração Escolar (Mestrado). Orientador.
2020/01/23. Júri de grau académico. Vocational development in pre-school education: the (pre)concepts of gender, interests and self-efficacy / O desenvolvimento vocacional na educação pré-escolar: os (pre)conceitos de género, interesses e autoeficácia. Presidente do júri. Ana Carolina Pacheco Pereira (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/01/23. Júri de grau académico. Characterising and promoting the lexical development of a group of 4 and 5 year olds / Caraterização e promoção do desenvolvimento lexical de um grupo de crianças de 4 e 5 anos. Presidente do júri. Fânia Raquel Amendoeira Estrada (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/01/23. Júri de grau académico. Discovering words: promoting word awareness in a group of 4 and 5 year olds / Á descoberta das palavras: promoção da conciência da palavra num grupo de 4 e 5 anos. Presidente do júri. Inês Gonçalves Oliveira Rodrigues (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/07/13 - 2021/11/19. Orientação. Contributions to the understanding of Musical Expression and Education Coadjuvation, in the 1st Cycle, in a School Grouping in the Algarve. / Contributos para a compreensão da Coadjuvação de Expressão e Educação Musical, no 1.º Ciclo, num Agrupamento de Escolas do Algarve. .Gestão e Administração Escolar (Mestrado). Orientador.
2019/01/31. Apresentação oral de trabalho. Continuous training and teacher well-being: a perspective from school/group directors in the Algarve / Formação contínua e bem-estar docente: uma perspetiva de diretores de escola/agrupamento do Algarve. XXVII Colóquio da AFIRSE – Educação e Bem-Estar. AFIRSE/Portugal, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal).
2018/09/20 - 2019/01/30. Curso / Disciplina lecionado. Inclusive Education / Educação Inclusiva. Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2018/09/17 - 2019/01/30. Curso / Disciplina lecionado. Sociology of Education/Sociologia da Educação. Basic Education / Educação Básica (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2018/07/06 - 2019/01/29. Orientação. The role of the school in the transition of pupils with SEN to post-school life / O papel da escola na transição dos alunos com NEE para a vida pós-escolar.Special Education, cognitive and motor domains / Educação Especial, domínios cognitivo e motor (Mestrado). Orientador.
2020/01/16. Júri de grau académico. The concept of probability studied in conjunction with seed germination in pre-school education / O conceito de probabilidades estudado em conjunto com a germinação de sementes na educação pré-escolar. Presidente do júri. Raquel Martins Cavaco (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2018/09/11 - 2019/01/28. Curso / Disciplina lecionado. General Sociology / Sociologia Geral. Social Education / Educação Social (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2021/04/16 - 2021/04/17. Organização de evento. III CIDHEI - International Congress on Human Rights and Inclusive Schools: Building Equity in Times of Change / III CIDHEI - Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construir a Equidade em Tempos de Mudança (2021). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/01/14. Júri de grau académico. Meditation as a strategy to promote concentration in 5-year-olds / A meditação como estratégia promotora da capacidade de concentração em crianças de 5 anos. Presidente do júri. Marta Filipa Candeias Oliveira (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/01/26 - 2019/01/26. Organização de evento. 1st ALGARVE INCLUSIVE EDUCATION SYMPOSIUM (Envol)Ver a Escola para a Inclusão - jointly organised by Pró-Inclusão and the Special Education Master's Department / I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO ALGARVE (Envol)Ver a Escola para a Inclusão - organização conjunta com a Pró-Inclusão e Direção do Mestrado em Educação Especial (2019). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/12/04. Júri de grau académico. General Council: locus of production or legitimisation of micro-policies. / Conselho Geral: locus de produção ou de legitimação de micropolíticas.. Arguente principal. Sónia Daniela Pires (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/10/25. Júri de grau académico. Transition to post-school life: barriers and possibilities / Transição para a vida pós-escolar: barreira e possibilidades. Arguente principal. Sofia Alexandra Veríssimo Martins (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/01/21. Júri de grau académico. Educational inclusion of young people with special educational needs in a secondary school in the Algarve / Inclusão educativa de jovens com necessidades educativas especiais numa escola do ensino secundário no Algarve. Orientador. Ana Paula Castelão Carlos (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2018/09/01 - 2019/01/21. Orientação. Educational inclusion of young people with special educational needs in a secondary school in the Algarve / Inclusão Educativa de jovens com necessidades educativas especiais numa escola do ensino secundário no Algarve.Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2020/09/11. Apresentação oral de trabalho. TRANSITION TO POST-SCHOOL LIFE AND EMANCIPATION: WHAT ROLE FOR SCHOOLS? / TRANSIÇÃO PARA A VIDA PÓS-ESCOLAR E EMANCIPAÇÃO: QUAL O PAPEL DA ESCOLA?. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação,. SPCE (Porto, Portugal).
2020/07/16. Júri de grau académico. Maths tasks based on the literary text "What does the moon taste like?" / Tarefas matemáticas com base no texto literário "A que sabe a Lua?". Presidente do júri. Marta Sofia Venâncio Pires (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/07/02. Júri de grau académico. Caring for Animals and Nature - Strategies for Raising Awareness in Pre-School Education / Cuidar dos Animais e da Natureza - Estratégias de Sensibilização na Educação Pré-Escolar.. Presidente do júri. Érica Simões Ponte (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/07/02. Júri de grau académico. PERCEPTION OF EMOTIONS IN A PRE-SCHOOL CONTEXT FROM PHOTOGRAPHY TO BOOK ILLUSTRATION / PERCEÇÃO DAS EMOÇÕES EM CONTEXTO PRÉ-ESCOLAR DA FOTOGRAFIA À ILUSTRAÇÃO DO LIVRO.. Presidente do júri. Sílvia Cristina Lameira Canhestro, (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2017/09/20 - 2018/01/30. Curso / Disciplina lecionado. Inclusive Education / Educação Inclusiva. Special Education, cognitive and motor domains / Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/02/03 - 2020/06/27. Curso / Disciplina lecionado. Sociology of Family and Education / Sociologia da Família e da Educação. Educação Social (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/02/03 - 2020/06/27. Curso / Disciplina lecionado. Sociology of Education /Sociologia da Educação. Educação Básica (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/04/16 - 2020/05/21. Curso / Disciplina lecionado. Special Education Project/ Projeto em Educação Especial. Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/04/15 - 2020/05/20. Curso / Disciplina lecionado. Inclusive Education / Educação Inclusiva. Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/05/19. Júri de grau académico. Inclusion of a child with autism in kindergarten / Inclusão de uma criança com espetro do autismo no jardim de infância. Orientador. Cátia Sofia Milharó Angélico (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/05/08. Júri de grau académico. Leadership training in school headmaster performance: a case study in a public school in Balsas - Maranhão - Brazil. / A formação em liderança no desempenho do diretor escolar: um estudo de caso numa escola pública de Balsas- Maranhão - Brasil.. Arguente principal. Iolanda Gouveia Rovani (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2020/02/05 - 2020/03/18. Curso / Disciplina lecionado. Childhood, youth and vulnerabilities / Infância, juventude e Vulnerabilidades. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2017/09/01 - 2018/01/26. Orientação. The social network and family involvement in kindergarten: a case study / A rede social e o envolvimento das famílias no jardim de infância: estudo de caso.Pre-school Education / Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2019/09/16 - 2020/02/01. Curso / Disciplina lecionado. General Sociology/ Sociologia Geral. Social Education / Educação Social (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/09/16 - 2020/02/01. Curso / Disciplina lecionado. Didactics of Environmental Studies / Didatica do estudo do meio. Basic Education / Educação Básica (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/12/17. Júri de grau académico. The social assistance dog in a pre-school context / O Cão de ajuda social em contexto de Educação Pré-Escolar. Presidente do júri. Andreia Filipa Vasques Carvalhal (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/12/17. Júri de grau académico. Discovering children - In which educational modality do we want to play and learn? / Crianças à descoberta- Em que modalidade educativa queremos brincar e aprender?. Presidente do júri. Daniela Filipa Rodrigues (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/12/13. Apresentação oral de trabalho. Educational Inclusion: Reflections on the road already travelled / Inclusao Educativa: Reflexões sobre o caminho já percorrido. . IV Encontro do ODDH - Deficiência, Políticas Públicas e Direitos Humanos. Observatório da Deficiência e Direitos Humanos do ISCSP-ULisboa (Lisboa, Portugal).
2019/12/09. Júri de grau académico. Emotional development and the practice of relaxation with a group of 3 year olds / O desenvolvimento emocional e a prática de relaxamento com um grupo de 3 anos. Orientador. Ana Catarina Baptista Ribeiros (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2018/09/01 - 2019/12/09. Orientação. Emotional development and the practice of relaxation with a group of 3 year olds / O desenvolvimento emocional e a prática de relaxamento com um grupo de 3 anos.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2019/12. Júri de grau académico. Leadership training in school headmaster performance: a case study in a public school in Balsas - Maranhão - Brazil. / A formação em liderança no desempenho do diretor escolar: um estudo de caso numa escola pública de Balsas- Maranhão - Brasil. . Arguente principal. Iolanda Gouveia Rovani (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2019/10/26. Apresentação oral de trabalho. Initial teacher training, educational inclusion and equity / Formação Inicial de Professores, inclusão educativa e equidade. VI Congresso Internacional – Educação Inclusiva: olhares pelo caminho. . Pró-Inclusão. Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal).
2019/10/26. Apresentação oral de trabalho. University teaching staff: key players in the educational inclusion of students with disabilities / Profesorado universitario: protagonistas de la inclusión educativa del alumnado con discapacidad. VI Congresso Internacional – Educação Inclusiva: olhares pelo caminho.. Pró-Inclusão. Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal).
2019/10/14 - 2019/10/15. Organização de evento. IV International Seminar on the Challenges of Inclusion and Independent Living in Higher Education! / IV Seminário Internacional Desafios da Inclusão e da Vida Independente no Ensino Superior! (2019). Universidade do Algarve.
2019/09/23 - 2019/09/30. Curso / Disciplina lecionado. Research Methodologies I / Metodologias de Investigação I. Social Education / Educação Social (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/09/06. Apresentação oral de trabalho. Educational policy and school practices: fighting for inclusion education.. ALTER Conference 2019 - Histories, Practices and Policies of Disability: International, Comparative and Transdisciplinary Perspectives. Cologne, Germany. ALTER (Colónia, Alemanha).
2019/09/06. Apresentação oral de trabalho. Self-determination: voices of young adults with disability. . ALTER Conference 2019 - Histories, Practices and Policies of Disability: International, Comparative and Transdisciplinary Perspectives. ALTER (Colónia, Portugal).
2016/09/15 - 2017/01/30. Curso / Disciplina lecionado. Sociology of Education / Sociologia da Educação. Educação Básica (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/02 - 2019/06/28. Curso / Disciplina lecionado. Sociology of Family and Education / Sociologia da família e da educação. Social Education / Educação Social (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/06/05. Apresentação oral de trabalho. Teaching work and the educational inclusion of students with specific educational needs / Trabalho docente e inclusão educativa de estudantes com necessidades educativas especificas. IV Luso-Brazilian Meeting. Teaching work and teacher training. TDFP 2019 / IV Encontro Luso-Brasileiro. Trabalho docente e formação de professores. TDFP 2019. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e da Universidade Federal de Alagoas (Lisboa, Portugal).
2019/02/04 - 2019/05/30. Curso / Disciplina lecionado. Special Education Project / Projeto em educação especial. Special Education - Cognitive and Motor Domains / Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2018/08/11 - 2019/05/06. Arbitragem científica em revista. The International Journal of Inclusive Education (1464-5173).
2019/05/04. Apresentação oral de trabalho. Training educators and teachers for the educational inclusion of students with intellectual disabilities / Formar Educadores e Professores para a inclusão educativa de alunos com deficiência intelectual. INCTE – 4º Encontro Internacional de Formação na Docência – Educar para a autonomia: desafios atuais na educação e na formação. IP Bragança (Bragança, Portugal).
2019/05/04. Apresentação oral de trabalho. Reflective Practices and the Construction of Professionalism in the Process of Learning to be an Early Childhood Educator / Práticas Reflexivas e Construção da Profissionalidade no Processo de Aprender a Ser Educador de Infância. INCTE 4th International Meeting on Teacher Training. Educating for autonomy: current challenges in education and training / INCTE 4º Encontro Internacional de Formação na Docência. Educar para a autonomia: desafios atuais na educação e na formação. IP Bragança (Bragança, Portugal).
2019/05 - 2019/05. Arbitragem científica em revista. Revista Portuguesa de Educação (2183-0452). University of Minho.
2019/04/08. Júri de grau académico. The marks of a lifetime: victims of domestic violence. The intervention of technicians with victims who are building new life projects at the Faro Victim Support Office / As marcas de uma vida: vítimas de violência doméstica. A intervenção dos técnicos perante as vítimas que constróem novos projectos de vida no Gabinete de Apoio à Vítima de Faro. Arguente. Rita Beatriz Afonso (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2018/11/30. Apresentação oral de trabalho. The training of special education teachers in an international context. / A formação do professor de educação especial em contexto internacional. . Seminário Internacional do Projeto sobre Desenvolvimento Humano, diferença é inclusão: A Formação de professores para o atendimento ao estudante com deficiência sensorial Conferência realizada on line. Universidade Federal do Maranhão, UFMA/Educaçã. Brasil (Brasil).
2018/09/15. Apresentação oral de trabalho. Inclusion in the classroom: universal design for learning as a response to diversity /Inclusão na sala de aula ¿o desenho universal para a aprendizagem como resposta à diversidade. Seminário Internacional Educação Inclusiva – atitudes que transformam.. Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal).
2017/01/19. Júri de grau académico. Indiscipline in a school cluster. Case study / A indisciplina num agrupamento de escolas. Estudo de caso. Arguente. Maria de Lurdes dos Anjos Pereira (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2018/07/10. Júri de grau académico. The project methodology as an inclusive pedagogical tool in the context of vocational and technological education for students with special educational needs in heterogeneous classes / A metodologia de projeto como ferramenta pedagógica inclusiva no contexto da educação profissional e tecnológica de alunos com necessidades educativas especiais em turmas heterogéneas. Arguente. Maria Aparecida dos Santos (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2018/02/05 - 2018/07/07. Curso / Disciplina lecionado. Sociology of Family and Education / Sociologia da familia e educação. Social Education /Educação Social (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2017/01/18. Júri de grau académico. Social education and domestic violence - an exploratory study at the Portuguese Victim Support Association / A educação social e a violência doméstica - estudo exploratório na Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. Arguente. Mónica Sofia Rodrigues Pereira (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2016/09/01 - 2017/01/18. Orientação. The work of a social educator in a community centre in Olhão / O trabalho de um educador social num centro comunitário em Olhão.Educação e Intervenção Social (Mestrado). Orientador.
2015/09/20 - 2016/01/30. Curso / Disciplina lecionado. Inclusive Education / Educação Inclusiva. Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/09/15 - 2016/01/30. Curso / Disciplina lecionado. Sociology of Education / Sociologia da educação. Educação Básica (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2018/02/04 - 2018/05/30. Curso / Disciplina lecionado. Special Education Project / Projeto em educação especial. Special Education, cognitive and motor domains / Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2018/04/06. Júri de grau académico. Social interactions of students with special educational needs. A case study in 2nd cycle primary school classes in an Algarve school grouping / Interacções sociais de alunos com necessidades educativas especiais. Estudo de caso em turmas do 2º ciclo do ensino básico num agrupamento de escolas do Algarve. Presidente do júri. José Manuel Avença Fava (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2016/09/01 - 2018/03/15. Orientação. Social professionals' views on homoparenthood / A visão dos profissionais da área social face à homoparentalidade.Educação Social (Mestrado). Orientador.
2017/09/22 - 2018/02/03. Curso / Disciplina lecionado. General Sociology / Sociologia Geral. Social Education / Educação Social (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2017/09/11 - 2018/02/03. Curso / Disciplina lecionado. Sociology of Education /Sociologia da Educação. Basic Education / Educação Básica (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2017/12/14. Júri de grau académico. Monitoring the socio-educational inclusion of students with special educational needs in a 2,3 Basic School in the Algarve / Acompanhamento da inclusão sócio - educativa de alunos com necessidades educativas especiais numa Escola Básica 2,3 do Algarve . Orientador. Tatiana Teixeira Ramos (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2016/09/01 - 2017/12/14. Orientação. Monitoring the socio-educational inclusion of students with special educational needs in a 2,3 Basic School in the Algarve / Acompanhamento da inclusão sócio - educativa de alunos com necessidades educativas especiais numa Escola Básica 2,3 do Algarve.Mestrado em Educação Especial, dominios cognitivo e motor (Mestrado). Orientador.
2017/12/13. Apresentação oral de trabalho. Young adults with disabilities: what social and labour inclusion after school? / Jovens adultos com deficiência: depois da escola que inclusão social e laboral?. II Meeting on Disability, Citizenship and Social Innovation.ODDH Disability and Human Rights Observatories / II Encontro Deficiência, Cidadania e Inovação Social.ODDH ¿ Observatórios da Deficiência e Direitos Humanos. ODDH, ISCSP (Lisboa, Portugal).
2017/12/07. Júri de grau académico. Communicative interactions between an educator and children covered by early childhood intervention: an educational intervention proposal / Interações comunicativas entre uma educadora e crianças abrangidas pela intervenção precoce na infância: uma proposta de intervenção educacional. Presidente do júri. Paula Cristina Silva de Carvalho (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2017/11/30. Júri de grau académico. Social participation and the teacher-student relationship of primary school pupils with and without SEN: a case study of a private school / A participação social e a relação professor-aluno de alunos com e sem NEE do 1º Ciclo do Ensino Básico: o estudo caso de uma escola do ensino privado. Presidente do júri. Rodrigo Miguel do Vale Lopes (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2017/11/30. Júri de grau académico. Social participation of students with SEN in a school in the Algarve. / Participação social de alunos com NEE numa escola do Algarve. . Orientador. Hélio Luís da Silva Monteiro (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2016/09/01 - 2017/11/30. Orientação. Social participation of students with special educational needs in an Algarve school / Participação social de alunos com necessidades educativas especiais numa escola do Algarve.Educação Especial, dominios cognitivo e motor (Mestrado). Orientador.
2017/10/11 - 2017/10/12. Organização de evento. GAENEE Seminar - Moving towards Inclusive Education: policies, practices and challenges! / Seminário GAENEE - ¿Caminhar para um Ensino Inclusivo: políticas, práticas e desafios! (2017). Universidade do Algarve.
2016/01/19. Júri de grau académico. Ethnomathematics as teaching practice: perspectives of 2nd cycle primary school students in the city of Olhão / Etnomatemática como prática como prática de ensino: perspetivas de alunos do 2.º ciclo do ensino básico da cidade de Olhão. Arguente. Sofia Isabel Andrade Graça (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2017/07/13. Júri de grau académico. "I'm a mum and now what?" Social education and the experiences of motherhood in the labour market - A case study from the perspective of Algarvian mothers. / "Sou mãe e agora?" A educação social e as vivências da maternidade no mercado de trabalho - Um estudo de caso a partir da perspetiva de mães Algarvias.. Arguente. Miriam Deodata António Marques Martins Marques (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2017/07/07. Apresentação oral de trabalho. Teachers with disabilities: an exploratory study. 6th Conference of ALTER Disability, Recognition and “Community living”. Diversity of practices and plurality of values. Alter, University of Lausanne (Lausane, Suiça).
2017/07/07. Apresentação oral de trabalho. Giving a voice to young adults with disabilities: educational and professional inclusion / Dando voz a jovens adultos com deficiência: inclusão educativa e profissional. 5th International Congress on Education, Inclusion and Innovation / V Congresso Internacional Educação, Inclusão e Inovação. Pin-ANDEE: Pró-Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (Lisboa, Portugal).
2014/09/15 - 2015/01/30. Curso / Disciplina lecionado. Sociologia da Educação. Educação Básica (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/01/29. Júri de grau académico. Needs of families with children with autism, resilience and social support / Necessidades das famílias com crianças com autismo, resiliência e suporte social. Arguente. Maria João Ribeiro de Sousa (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2014/09/21 - 2015/01/29. Curso / Disciplina lecionado. Educação Inclusiva. Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2017/02/04 - 2017/05/30. Curso / Disciplina lecionado. Special Education Project / Projeto em educação especial. Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2017/02/04 - 2017/05/30. Curso / Disciplina lecionado. Sociology of Family and Education / Sociologia da família e da educação. Educação Social (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2017/05/11. Apresentação oral de trabalho. Support Office for Students with SEN at the University of Algarve: Past, present and future. II International Congress Interdisciplinarity in Social and Human Sciences. Universidade do Algarve, CIEO (Faro, Portugal).
2017/05/06. Apresentação oral de trabalho. The voices of University students with disabilities. . II International Congress Interdisciplinarity in Social and Human Sciences. . CIEO. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2015/01/28. Júri de grau académico. Gustav Klimt's patterns: a maths experience for pre-schoolers / Padrões de Gustav Klimt: uma experiência matemática no pré-escolar. Presidente do júri. Mafalda Sofia da Silva Guerreiro, (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2017/03/15. Júri de grau académico. Social professionals' perceptions of the homoparental family / Percepções de profissionais da área social sobre a família homoparental. Orientador. Telma Brígida de Jesus Leonardo (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2016/06/01 - 2017/02/25. Organização de evento. II International Congress, Human Rights and Inclusive Schools: Multiple Perspectives / II Congresso Internacional, Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Múltiplos Olhares (2017). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2017/02/24. Apresentação oral de trabalho. Teachers with disabilities in Portugal: characterisation, representations and practices. / Professores com deficiência em Portugal: caracterização, representações e práticas.. II Congresso dos Direitos Humanos e Educação Inclusiva. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2016/01/30 - 2017. Curso / Disciplina lecionado. Inclusive Education / Educação Inclusiva. Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2016/12/13. Apresentação oral de trabalho. Students with Disabilities in Higher Education: from invisibility to recognition. / Estudantes com Deficiência no Ensino Superior: da invisibilidade ao reconhecimento. . A Convenção da Deficiência 10 anos depois: Investigação, Políticas e Práticas”. ODDH, ISCSP (Lisboa, Portugal).
2016/10/27. Júri de grau académico. Algarve social educators' perceptions of poverty / As perceções dos educadores sociais do Algarve sobre a pobreza. Arguente. Clara Isabel Café Inácio (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2016/10/13. Júri de grau académico. Divorce and Resilience - The separation experienced by the child / Divórcio e Resiliência - A separação vivida pela criança. Arguente. Samanta Cristina Ribeiro Massano (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2016/10/07. Apresentação oral de trabalho. Learning to be an early childhood educator: reflective practices and the construction of professionalism / Aprender a ser educador de infância: práticas reflexivas e construção da profissionalidade. XIII SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação.. Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - SPCE (Viseu, Portugal).
2015/01/21. Júri de grau académico. Psychosocial intervention at the Braga district centre Technical advice to the courts on civil guardianship matters / Intervenção psicossocial no centro distrital de Braga ¿ assessoria técnica aos tribunais em matéria tutelar cível. Presidente do júri. Isabel Alexandra Fernandes Vilaça Gonçalves (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/01/20. Júri de grau académico. Special educational needs: solving maths problems using teaching materials / Necessidades educativas especiais: resolução de problemas matemáticos com recurso a materiais didáticos. Arguente. Ema Cristina Inácio Pinto (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2016/07/07. Apresentação oral de trabalho. Students with SEN in higher education: what equality, what fairness? / Estudantes com NEE no ensino superior: que igualdade, que equidade? . IX Congresso Português de Sociologia – Portugal território de territórios. Sociedade Portuguesa de Sociologia - APS (Faro, Portugal).
2013/09/15 - 2014/01/30. Curso / Disciplina lecionado. Sociology of Education / Sociologia da Educação. Educação Básica (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2016/02/04 - 2016/05/30. Curso / Disciplina lecionado. Projeto em educação especial. Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2016/05/28. Apresentação oral de trabalho. Fighting for an inclusive education: practising citizenship. . Conference Europe in Action. Organisation Inclusion in Europe. (Lisboa, Portugal).
2016/05/12 - 2016/05/12. Organização de evento. International and Interuniversity Congress against child poverty in the world. / Congreso Internacional e Interuniversitário contra la pobreza infantil en el mundo. (2016). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/11/18. Apresentação oral de trabalho. Attention to students with disabilities at the University of Algarve. / La atencion al alumnado con discapacidad en la Universidad de Algarve.. I JORNADAS EDUCACIÓN INCLUSIVA Y ENSEÑANZA SUPERIOR: Retos actuales y Buenas Práticas . Universidade de Sevilha (Sevilha, Espanha).
2015/10/28. Júri de grau académico. The development of self-esteem in pre-school children. / O desenvolvimento da autoestima na criança em idade pré-escolar.. Presidente do júri. Cármen Filipa Guerreiro da Silva (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/10/23. Apresentação oral de trabalho. The classroom: a space for teacher professional development (by videoconference) / A sala de aula: espaço de desenvolvimento profissional docente (por videoconferência). III Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras. Campus Drummond Tatuapé (S. Paulo, Brasil).
2015/10/09. Júri de grau académico. Using the computer in the classroom as a tool to activate the development of reading and writing skills in a student with autism spectrum disorder / Utilização do computador, em sala de aula, como ferramenta de ativação do desenvolvimento de competências de leitura e de escrita de um aluno com a perturbação do espectro do autismo. Presidente do júri. Maria Helena Costa Vicente Martins (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/10/07. Júri de grau académico. The transitions of students with special educational needs from secondary to higher education - a case study at the University of the Algarve / As transições dos estudantes com necessidades educativas especiais do ensino secundário para o superior ¿ um estudo de caso na universidade do Algarve. Presidente do júri. Lara Filipa Loureiro e Silva (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/09/23. Júri de grau académico. Inclusion and quality of life for children with special educational needs: families' representations and expectations / Inclusão e qualidade de vida em crianças com necessidades educativas especiais: representações e expetativas das famílias. Orientador. Natércia da Conceição Mealha Caetano (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2014/09/01 - 2015/09/23. Orientação. Inclusion and quality of life for children with special educational needs: families' representations and expectations / Inclusão e qualidade de vida em crianças com necessidades educativas especiais: representações e expetativas das famílias.Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor. Orientador.
2015/07/20. Júri de grau académico. The role of story mediation in the development of ethical principles in pre-schoolers / O papel da mediação do conto no desenvolvimento de princípios éticos em idade pré-escolar. Arguente. Célia Cristina Cavaco da Palma Rodrigues (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/07/20. Júri de grau académico. Stimulating imagination and creativity through children's literature. / Estimular a imaginação e a criatividade recorrendo à literatura para a infância. . Presidente do júri. Cátia Alexandra Silvério Abenta (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/07/07. Júri de grau académico. Inclusion of a child with Turner syndrome in a mainstream school - a case study / Inclusão de uma criança com síndrome de Turner numa escola do ensino regular ¿ um estudo de caso. Presidente do júri. Paula Cristina Martins Diogo (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/06/02. Júri de grau académico. Accessibility for students with motor disabilities in mainstream schools: a case study in the municipality of Faro / A acessibilidade para alunos com deficiência motora em escolas de ensino regular: um estudo de caso no concelho de Faro. Presidente do júri. Sandra Cristina Alves Pinto, (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/02/04 - 2015/05/30. Curso / Disciplina lecionado. Projeto em educação especial. Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/05/19. Júri de grau académico. Resilience and stress in parents of children with autism spectrum disorders / Resiliência e stress em pais de crianças com perturbações do espetro do autismo. Arguente. Ana Vanessa Barata Teixeira (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2015/05/13. Júri de grau académico. Diagnostic assessment of the numerical skills of a student with intellectual disabilities using the educational software Mimocas' Numbers / Avaliação diagnóstica de competências numéricas de uma aluna com deficiência intelectual com recurso ao software educativo os Números da Mimocas. Presidente do júri. Maria José Felisberto Matias de Carvalho (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/05/12. Apresentação oral de trabalho. Childhood(ies) and poverty in Portugal / Infância(s) e pobreza em Portugal. . Congreso Internacional e Interuniversitário contra la pobreza infantil en el mundo. . Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação (Faro, Portugal).
2015/05/07. Júri de grau académico. Intercultural education: educational intervention strategies in kindergarten / Educação intercultural: estratégias de intervenção educativa no jardim de infância. Presidente do júri. Cátia Sofia da Silva Martins (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/03/20. Júri de grau académico. Establishing links between families and the kindergarten. An energising project / Estabelecer laços entre as famílias e o jardim de infância. Um projeto dinamizador. Arguente. Vera Alexandra Rodrigues Vargas Carrilho (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/03/09. Júri de grau académico. Pluridocence in the 1st Cycle / A pluridocência no 1.º Ciclo. Arguente. Sandrina Isabel Rodrigues Coelho (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/03/06. Júri de grau académico. Re-thinking bureaucracy in special education: norms, procedures in documents organising educational responses / Re)Pensar a burocracia na educação especial: normas, procedimentos em documentos organizadores das respostas educativas. Presidente do júri. Marília da Conceição Rodrigues Martins (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2014/09/01 - 2015/03/05. Orientação. Developing emotional intelligence in children through art / Desenvolver a inteligência emocional nas crianças através da arte.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2015/02/25 - 2015/02/25. Organização de evento. GAENEE Seminar - Inclusion of Students with SEN in Higher Education Building and witnessing success stories!, Supported by the Evaluation and Quality Office of the University of the Algarve / Seminário GAENEE - ¿Inclusão de Estudantes com NEE no Ensino Superior ¿ Construindo e testemunhando histórias de sucesso!¿, Apoio do Gabinete de Avaliação e Qualidade da Universidade do Algarve (2015). Universidade do Algarve.
2015/02/20. Júri de grau académico. The inclusion of a child with SEN in kindergarten: a case study / A inclusão de uma criança com NEE no jardim de infância: um estudo de caso. Orientador. Carina Isabel Cabrita Bentes (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2014/09/01 - 2015/02/20. Orientação. The inclusion of a child with SEN in kindergarten: a case study / A inclusão de uma criança com NEE no Jardim de Infância: um estudo de caso.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2015/02/11. Júri de grau académico. Maths learning using literary texts / Aprendizagem matemática com recurso ao texto literário. Presidente do júri. Verónica Sofia Felizardo Janota (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/02/05. Júri de grau académico. The portfolio as an assessment tool in pre-school education: a teacher's perspective / O portefólio como instrumento de avaliação na educação pré-escolar: perspetivas de uma educadora. Presidente do júri. Tânia Cristina Vargas André (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2014/05/01 - 2014/12/02. Organização de evento. I International Congress, Human Rights and Inclusive Schools: Building Good Practices, / I Congresso Internacional, Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construindo Boas Práticas, (2014). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2014/11/04. Júri de grau académico. Combinatorial calculus in pre-school education / Cálculo combinatório na educação pré-escolar. Presidente do júri. Sara Cristina Amaral Sousa (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2014/07/07. Júri de grau académico. Social intervention with elderly people at social risk. The case of Faro City Council's support office for the elderly / Intervenção social junto de idosos em situação de risco social. O caso do gabinete de apoio ao idoso da Câmara Municipal de Faro. Arguente. Cláudia Manuela Rodrigues Pereira (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2014/04/03. Júri de grau académico. Resilience and Social Support in Special Educational Needs / Resiliência e Suporte Social nas Necessidades Educativas Especiais . Arguente. Andreia Sofia da Costa Franco (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2013/01/15. Júri de grau académico. Intervention in spaces / Intervenção nos espaços. Arguente. Luísa Fernanda Moura Abalada (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2014/03/17. Júri de grau académico. Resiliência, Coparentalidade, Coesão e Adaptabilidade em Famílias com Crianças com NEE. Arguente. Luciany Silveira Faray Ferreira (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2014/03/14. Júri de grau académico. Napping in pre-school children: influence on the realisation of a didactic activity / A sesta em crianças em idade pré-escolar: influência na realização de uma atividade didática. Presidente do júri. Daniela Cristina Rodrigues Guerreiro (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2013/09/01 - 2014/02/26. Orientação. Multiculturalism in pre-school education. Integration strategies / A multiculturalidade na educação Pré-escolar. Estratégias de integração.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2013/09/01 - 2014/02/19. Orientação. Creativity in pre-school education as a form of expression and communicationm / A criatividade na educação pré-escolar como forma de expressão e comunicação.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2014/02/17. Júri de grau académico. Luxembourg immigrants in the Algarve: life stories / Imigrantes luxemburgueses no Algarve: histórias de vida. Presidente do júri. Elsa Maria Carvalho de Oliveira (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2014/02/11. Júri de grau académico. Family participation and involvement in the kindergarten / Participação e envolvimento das famílias no jardim de infância. Orientador. Vera Patrícia Machado Salvador (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2014/02/11. Júri de grau académico. The development of social norms in pre-school children: the educator's perspective /O desenvolvimento de normas sociais na criança em idade pré-escolar: a perspetiva do educador. Arguente. Adriana Cristina Rodrigues Pires (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2013/09/01 - 2014/02/11. Orientação. Family participation and involvement in the kindergarten / Participação e envolvimento das famílias no jardim de infância.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2013/11/11. Júri de grau académico. The kindergarten and the family in the process of including a child with hearing loss / O jardim de infância e a família no processo de inclusão de uma criança com hipoacusia. Presidente do júri. Cláudia Sofia Sequeira Serôdio (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2013/07/13. Júri de grau académico. Loneliness, social relationships and quality of life. A study of elderly people in the parish of Cachopo. / Solidão, relações sociais e qualidade de vida. Um estudo sobre idosos da freguesia de Cachopo.. Orientador. Dina Raquel Guerreiro Barão (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2012/09/01 - 2013/07/13. Orientação. Loneliness, social relationships and quality of life. A study of elderly people in the parish of Cachopo. / Solidão, relações sociais e qualidade de vida. Um estudo sobre idosos da freguesia de Cachopo..Educação Social (Mestrado). Orientador.
2013/07/08. Júri de grau académico. Preventing teenage pregnancy: a case study at Olhão's Dr Francisco Fernandes Lopes Secondary School / Prevenção da gravidez na adolescência: um estudo de caso na escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes de Olhão. Presidente do júri. Teresa Maria de Brito Andrade Madeira (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2013/06/28. Júri de grau académico. Learning to learn in kindergarten: contributions of the project work methodology / Aprender a aprender no jardim de infância: contributos da metodologia de trabalho de projeto. Presidente do júri. Catarina Isabel da Conceição Marreiros (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2013/06/27. Júri de grau académico. The kindergarten teacher's educational intervention based on the children's prior knowledge: a study in the area of world knowledg / A intervenção educativa da educadora de infância a partir dos conhecimentos prévios das crianças: um estudo na área de conhecimento do mundo. Presidente do júri. Diana Cristina Luís Franco (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2013/06/19. Júri de grau académico. Life stories of adult educators. The architect and education between the sea and the ball / Histórias de vida de educadores de adultos ¿ ¿O arquiteto¿ e ¿Educação entre o mar e a bola¿. Presidente do júri. Aurora Brites Pereira David Coelho (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2013/06/18. Júri de grau académico. The development of personal and social development in a kindergarten setting / O desenvolvimento da formação pessoal e social em contexto de jardim de infância. Presidente do júri. Bernardete Jesus da Graça Spencer (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2013/05/16. Júri de grau académico. The reality(s) of the social educator in the Algarve / A(s) realidade(s) do educador social no Algarve. Presidente do júri. Rute Cristóvão Ricardo (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2012/11/29. Júri de grau académico. Práticas de interação entre o jardim de infância e os pais. Arguente. Ana Teresa Vidal dos Santos (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2012/11/29. Júri de grau académico. Contributo do jogo simbólico para o desenvolvimento de crianças em idade pré-escolar. Presidente do júri. Ana Isabel da Costa Cópio (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2012/11/28. Júri de grau académico. The importance attributed to play by early childhood educators / A importância atribuída ao brincar pelas educadoras de infância. Arguente. Rafaela Simões Vital (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2012/11/28. Júri de grau académico. Qual o papel da educadora e de todos os parceiros educativos no apoio educativo a uma criança com trissomia 21. Arguente. Andreia Isabel da Palma Horta (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2012/11/23. Júri de grau académico. The place of plastic expression in the educational practice of nursery school teachers: a case study / O lugar da expressão plástica na prática educativa dos educadores de infância: um estudo de caso. Presidente do júri. Marta Filipa de Brito Dias Norberto (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2012/11/22. Júri de grau académico. Conditions facilitating inclusion through Ministry of Education and Science projects developed at the EB 2,3 school of Agrupamento de Escolas D. Afonso III / Condições facilitadoras da inclusão através dos projetos do Ministério da Educação e Ciência desenvolvidos na escola EB 2,3 do Agrupamento de Escolas D. Afonso III. Arguente. Ana Rita Serra Valente (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2003/09/05. Apresentação oral de trabalho. Intercultural Education and Ethnic Minorities in the Educational Field of the Faro District / Educação Intercultural e Minorias Étnicas no campo Educativo do Distrito de Faro. I Congresso Ibero-Americano e Africano. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2000/12/05. Apresentação oral de trabalho. Intercultural Education Practices in Pre-school Education and Citizenship Education / Práticas de Educação Interculturais na Educação Pré-escolar e Educação para a Cidadania. Encontro Internacional sobre os Direitos Humanos,. Ministério da Educação (Lisboa, Portugal).
2000/07/19. Apresentação oral de trabalho. (Re)Building a school / (Re)Construir uma escola. Seminário Educação – Tendências de Mudança. Ministério da Educação (Lisboa, Portugal).
1996/02/08. Apresentação oral de trabalho. Vocation or Strategy of the Possible / Vocação ou Estratégia do Possível. III Congresso Português de Sociologia - Práticas e Processos de Mudança Social,. Sociedade Portuguesa de Sociologia (Lisboa, Portugal).
1994/09/08. Apresentação oral de trabalho. Higher education students: strategies for entering the teaching profession / Os Estudantes das Escolas Superiores: estratégias de ingresso na profissão docente. II Conferência Internacional de Sociologia da Educação - “Escola e Democracia”, . Escola Superior de Educação de Faro (Faro).

Projetos

Projetos
2022/07/18 - 2025/12/31. University Success Stories of Graduates with Disabilities: An Ecological Analysis of Personal and Contextual Factors.. Co-Investigador Responsável (Co-IR).
2022/02/28 - 2025/02/27. 2021/2025 - Intervention Proposal for the development of Resilience in Higher Education. Overcoming adversities. Investigador. Universidade de Granada.
2018/02/01 - 2020/07/31. Conceptions of disability in university students: studies in different international contexts, FAPESP/Brasil, PRO 2017/12721-5.. Investigador. Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências.
2016/06/01 - 2016/12/31. Teachers with Disabilities in Portugal: Characterisation, Representations and Practices, Prémio Inclusão. Investigador. Observatório da Deficiência e dos Direitos Humanos, Instituto de Ciências Sociais e Políticas.
2013/05/01 - 2015/12/31. Non-traditional students in higher education: research to guide institutional change. Investigador. Universidade do Algarve Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações.
2007/04/01 - 2009/11/30. Induction and Guidance of Newly Appointed Teachers - IGNATIUS, Lifelong Learning Programme Application Form. Investigador. Universidade de Amesterdão, Graduate School of Teaching and Learning.
2007/04/01 - 2007/12/31. Diagnostic and Evaluation Study of Child and Youth Protection Commissions. Outra. ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia.

Produções

Lins Vieira de Melo, Francisco Ricardo; Martins, Maria-Helena; Borges, Maria Leonor (F814-ED5D-0278); Gonçalves, Teresa. 2019. "The voices of university students with disabilities in public higher education institutions in Brazil and Portugal (2008/2015) /As vozes dos estudantes universitários com deficiência nas instituições públicas de ensino superior no Brasil e em Portugal (2008¿2015)". Revista Iberoamericana de Educación Superior, (28): 42-65. https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2019.28.428
Helena Martins, Maria; Borges, Maria Leonor; Gonçalves, Teresa. 2017. "Attitudes towards inclusion in higher education in a Portuguese university". International Journal of Inclusive Education, 22 (5): 527-542. https://doi.org/10.1080/13603116.2017.1377299
Borges, Maria Leonor; Martins, Maria Helena; Lucio-Villegas, Emilio; Gonçalves, Teresa. 2017. "Institutional challenges to the inclusion of students with Special Educational Needs in Higher Education / Desafios institucionais à inclusão de estudantes com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Superior". Revista Portuguesa de Educação, 30 (2). https://doi.org/10.21814/rpe.10766
Borges, Maria Leonor (F814-ED5D-0278). 2016. "Experiential knowledge and professional teaching knowledge: epistemological and training implications / Saber experiencial e conhecimento profissional docente: implicações epistemológicas e formativas". REvista Internacional de Formação de professores, 1 (3). https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/434/342
Borges, Maria Leonor (F814-ED5D-0278). 2014. "Teaching professionalism: from practice to praxis /Profissionalidade docente: da prática à praxis ". http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/72
Borges, Maria Leonor (F814-ED5D-0278). 2020. Building inclusive education: theory and practice/ Construindo a educação inclusiva: teoria e prática. 1ª ed. Lisboa, Portugal: Papa-Letras. https://www.papa-letras.pt/detalhes/347/construindo-a-educacao-inclusiva
Borges, Maria Leonor (F814-ED5D-0278). 2020. "Disability, Social Inequality and Education / Deficiência, Desigualdade Social e Educação ". Em Construindo a educação inclusiva: teoria e prática. 1ª ed. Papa-Letras. https://www.papa-letras.pt/detalhes/347/construindo-a-educacao-inclusiva
Borges, Maria Leonor (F814-ED5D-0278); Maria Helena Horta. 2018. "Teacher training for early childhood: the reality at the University of the Algarve / Formação de docentes para a pequena infância: a realidade da Universidade do Algarve". Alagoas, Brasil: Editora da Universidade Federal de Alagoas. http://edufal.com.br/novosite/produto/pedagogias-e-culturas-infantis-conversas-luso-brasileiras/
Borges, Maria Leonor (F814-ED5D-0278); Maria Helena Venâncio Martins. 2018. "Challenges of including students with disabilities in higher education: Where are we going? / Desafios da inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior: Para onde vamos? ". Em Estudantes não-tradicionais no Ensino Superior, editado por António Carlos Pestana Fragoso de Almeida (coordenação); Sandra Valadas. 1ª ed. Vol. 6. Coimbra, Portugal: CINEP/IPC. https://www.cinep.ipc.pt/attachments/article/186/miolo%20vol%206.pdf
Helena Luísa Martins Quintas; Borges, Maria Leonor; Nélia Amado. 2015. "Collaborative practices between higher education and the TEIP project: reflections on a fruitful field for teacher training / Práticas de colaboração entre o ensino superior e o Projeto TEIP: reflexões sobre um campo frutífero para a formação de professores". Em Formação e Trabalho Docente. Projetos, políticas e práticas , editado por Maria Assunção Flores; Filomena Ferreira, 163-176. 1ª ed. Vol. 3. De Facto. https://defactoeditores.pt/books/produto/formacao-e-trabalho-docente-diversidade-e-convergencias-vol-3/
Maria Helena Venâncio Martins; Borges, Maria Leonor; Teresa Gonçalves. 2019. "Voices of students with disabilities in ES: What do they think? What do they want? / Vozes de estudantes com deficiência no ES: O que pensam? O que desejam? ". Em Transição para a vida adulta: Percursos reais, possíveis e desejáveis. [eBook], editado por Maria Adelaide Espirito Santo. Beja, Portugal: IP Beja. https://repositorio.ipbeja.pt/handle/20.500.12207/5058?locale=pt_PT
Borges, Maria Leonor; Cláudia Luísa, Universidade do Algarve; Maria Helena Venâncio Martins. 2015. I International Congress on Human Rights and Inclusive Schools: Building Good Practices / I Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construindo Boas Práticas . Faro, Portugal: Universidade do Algarve. http://hdl.handle.net/10400.1/6101
Borges, Maria Leonor; Natércia Caetano. 2016. "Inclusive education and quality of life for children with SEN / Educação Inclusiva e qualidade de vida das crianças com NEE ". Viseu, Portugal: IP Viseu/SPCE. http://www.esev.ipv.pt/spce16/atas/XIII_SPCE_2016_atas_D.pdf
Borges, Maria Leonor; Maria Santos Silva. 2002. "Intercultural Education in Pre-School: from representations to practices / Educação Intercultural no Pré-Escolar: das representações às práticas". Em Educação para os Direitos Humanos, 425-435. 1ª ed. Instituto de Inovação Educacional.
Neca, Patrícia; Borges, Maria Leonor; Pinto, Paula Campos. 2020. "Teachers with disabilities: a literature review". International Journal of Inclusive Education, 26 (12): 1192-1210. https://doi.org/10.1080/13603116.2020.1776779
Borges, Maria Leonor. 2018. Perception of the Impact of Continuous Training in the Algarve region (one report for each training centre in the Algarve) / Perceção do Impacto da Formação Contínua na região do Algarve (um relatório por cada centro de formação do Algarve.
Borges, Maria Leonor; Maria Helena Venâncio Martins, Universidade do Algarve; Antonio Guerreiro, Universidade do Algarve; Cláudia Luísa, Universidade do Algarve. 2022. "Conceptions of disability in higher education students: An exploratory study at the University of Algarve/ Conceções de deficiência em estudantes do Ensino Superior: Estudo exploratório na Universidade do Algarve". Revista Análise Social, 57 (245): 704-725. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2022245.04
Leitão, Alexandre; Borges, Maria Leonor. Autor correspondente: Leitão, Alexandre. 2023. "Contributions to understanding the co-advising of Musical Expression and Education in the 1st Cycle of Basic Education /Contributos para a compreensão da coadjuvação de Expressão e Educação Musical, no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Revista SENSOS-e., Vol. X (1): 14-22. https://doi.org/10.34630/sensose.v10i1.4798
Borges, Maria Leonor. 2021. "Being a teacher, a profession / Ser Professor, uma profissão". Revista Refletir, 2 (1): 14-20.
Dionísio Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha; Borges, Maria Leonor; Sousa, Carolina. Autor correspondente: Dionísio Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha. 2023. "Working on resilience in teacher education: the RESUPERES Project".
Neca, Patrícia; Pinto, Paula Campos; Borges, Maria Leonor. 2023. "Chapter 7 - Overcoming the Underrepresentation of Teachers with Disabilities in School Communities. Enablers and Barriers in education systems,". Em Diversifying the Teaching Profession: Dimensions, Dilemmas, and Directions for the Future , editado por Keane, E.; Heinz, M.; Mc Daid, R, 86-97. 1ª ed. Londres: Routledge Research in Educational Equity and Diversity. https://doi.org/10.4324/9781003188735
Borges, Maria Leonor; Orega, Maria Isabel. 2020. "Education as a Human Right in a Time of Pandemic ". Em Towards a better world. Tourism, Pandemics, Climate Emergence and Human Rights. , editado por Fernandes, J.V.; Fernandes, F. M., 57-68. 1ª ed. Londres, Reino Unido: GLOBEEDIT. https://www.morebooks.shop/store/gb/book/towards-a-better-world/isbn/978-620-0-61785-9
Viegas, P; Dionísio Gonçalves, C.; Borges, Maria Leonor. 2024. "Inclusive Education in Natural Sciences, in the 2nd Cycle of Basic Education, through Digital Learning Contexts /Educação Inclusiva em Ciências Naturais, no 2.º Ciclo do Ensino Básico, através de Contextos Digitais de Aprendizagem". Em Práticas investigativas na formação inicial de professores e educadores, editado por Linhares, Elisabete; Cardona, Maria João, 145-164. 1ª ed. Santarém, Portugal: Instituto Politécnico de Santarém/ESE. https://repositorio.ipsantarem.pt/bitstream/10400.15/4707/1/_O3_Formac%CC%A7a%CC%83o_Educac%CC%A7a%CC%83o%20PI23_BOOKS.pdf
Luísa, Cláudia; Borges, Maria Leonor. 2024. " The Covid-19 pandemic and disability: Impacts on the family. / Pandemia da Covid-19 e a deficiência: Impactos no seio familiar.". Trabalho apresentado em 8º International Congress on Neuroscience and Learning/ 8° Congresso Internacional de Neurociências e Aprendizagem, Faro, Portugal, (1).
Borges, Maria Leonor. 2023. "Initial training: supervised teaching practice and educational inclusion practices. / Formação inicial: prática de ensino supervisionada e práticas de inclusão educativa.". Trabalho apresentado em INCTE’23 – International Conference on Teacher Education, Bragança, Portugal, (1).
Borges, Maria Leonor. 2022. "Teacher training, educational inclusion and teaching professionalism. / Formação de Professores, inclusão educativa e profissionalidade docente. ". Trabalho apresentado em 1st International Conference on Education and Training Thinking Education in Transition Times , Lisboa, Portugal, (1).
Garcia, M.A.; Sousa, carolina; Borges, Maria Leonor. 2021. " Gamification as an inclusive methodology: a proposal for the attention to cognitive diversity. /La gamificación como metodología inclusiva: una propuesta para la atención a la diversidad cognitiva". Em Atas do III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construir a Equidade em Tempos de Mudança. , editado por António Manuel da Conceição Guerreiro; Luísa, Cláudia; Martins, Maria Helena Venâncio; Borges, Maria Leonor, 243-254. 1ª ed. Faro, Portugal: Universidade do Algarve/ESEC.
Borges, Maria Leonor; Dionísio Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha; Sousa, carolina. 2023. "Working on resilience in higher education: The RESUPERES project. /Trabalhar a resiliência no ensino superior: O projeto RESUPERES.". Em Atas do 9.º Congresso Nacional de Práticas pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES). Faro, Portugal: Universidade do Algarve.
Maria Helena Venâncio Martins, Universidade do Algarve; Borges, Maria Leonor. 2021. "Inclusion in the classroom: Universal Design for learning./ Inclusão na sala de aula ¿ o Desenho Universal para a aprendizagem. ". Em Educação Inclusiva: atitudes que transformam , editado por Sanches, Isabel, 45-68. 1ª ed. Lisboa: Ed. Universidade Lusófona.
Veríssimo, Graça; Borges, Maria Leonor. 2021. "Transition to post-school life and emancipation: What role for schools? / Transição para a vida pós-escolar e emancipação: Qual o papel da escola? ". Em Atas do XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação., 241-251. Porto, Portugal: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
Borges, Maria Leonor; Luísa, Cláudia. 2019. "Self-determination: voices of young adults with disability.". Trabalho apresentado em ALTER Conference 2019 - Histories, Practices and Policies of Disability: International, Comparative and Transdisciplinary Perspectives, 5 – 6 September, Colónia, Alemanha.
 

Contacto