Silhueta de pessoa indiferenciada

Maria Leonor Borges

Professor Adjunto
Escola Superior de Educação e Comunicação
Subsistema
Docentes Politécnico
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Maria Leonor Alexandre Borges dos Santos Terremoto (Nome de publicação: Maria Leonor Borges). Doutoramento em Educação, Formação de Professores pela Universidade de Lisboa. Mestrado em Análise Social da Educação pela Universidade de Lisboa. Licenciatura em Sociologia pelo ISCTE. Professora Adjunto da Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, pertence à Área de Educação, Formação de Professores, do Departamento de Ciências Sociais e da Educação. Leciona em cursos do 1.º Ciclo, nomeadamente Educação Básica e Educação Social, e em Cursos do 2.º Ciclo, Mestrado em Educação Pré-escolar, Mestrados em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, Mestrado em Educação Especial. Pertence ao Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD) da Universidade do Algarve.

Atividades

Atividades
2020/11/25. Júri de grau académico. Transição para a vida pós-escolar: barreira e possibilidades. Arguente. Sofia Alexandra Veríssimo Martins (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/09/11. Apresentação oral de trabalho. TRANSIÇÃO PARA A VIDA PÓS-ESCOLAR E EMANCIPAÇÃO: QUAL O PAPEL DA ESCOLA?. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação,. SPCE (Porto, Portugal).
2020/07/16. Júri de grau académico. Tarefas matemáticas com base no texto literário "A que sabe a Lua?". Presidente do júri. Marta Sofia Venâncio Pires (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/07/02. Júri de grau académico. “Cuidar dos Animais e da Natureza - Estratégias de Sensibilização na Educação Pré-Escolar.”. Presidente do júri. Érica Simões Ponte (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/07/02. Júri de grau académico. “PERCEÇÃO DAS EMOÇÕES EM CONTEXTO PRÉ-ESCOLAR DA FOTOGRAFIA À ILUSTRAÇÃO DO LIVRO.”. Presidente do júri. Sílvia Cristina Lameira Canhestro, (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/02/03 - 2020/06/27. Curso / Disciplina lecionado. Sociologia da Família e da Educação. Educação Social (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/02/03 - 2020/06/27. Curso / Disciplina lecionado. Sociologia da Educação. Educação Básica (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/04/16 - 2020/05/21. Curso / Disciplina lecionado. Projeto em Educação Especial. Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/04/15 - 2020/05/20. Curso / Disciplina lecionado. Educação Inclusiva. Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/05/19. Júri de grau académico. Inclusão de uma criança com espetro do autismo no jardim de infância. Orientador. Cátia Sofia Milharó Angélico (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/05/08. Júri de grau académico. “A formação em liderança no desempenho do diretor escolar: um estudo de caso numa escola pública de Balsas- Maranhão - Brasil.”. Arguente principal. Iolanda Gouveia Rovani (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2020/02/05 - 2020/03/18. Curso / Disciplina lecionado. Infância, juventude e Vulnerabilidades. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/09/16 - 2020/02/01. Curso / Disciplina lecionado. Sociologia Geral. Educação Social (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/09/16 - 2020/02/01. Curso / Disciplina lecionado. Didatica do estudo do meio. Educação Básica (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/09 - 2020/01/30. Curso / Disciplina lecionado. Sociologia das Organizações Educativas. Gestão e Administração Escolar (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/09/15 - 2020/01/30. Curso / Disciplina lecionado. Sociologia da Educação. Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/09 - 2020/01/30. Curso / Disciplina lecionado. Sociologia da Educação. Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/01/23. Júri de grau académico. O desenvolvimento vocacional na educação pré-escolar: os (pre)conceitos de género, interesses e autoeficácia. Presidente do júri. Ana Carolina Pacheco Pereira (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/01/23. Júri de grau académico. Caraterização e promoção do desenvolvimento lexical de um grupo de crianças de 4 e 5 anos. Presidente do júri. Fânia Raquel Amendoeira Estrada (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/01/23. Júri de grau académico. Á descoberta das palavras: promoção da conciência da palavra num grupo de 4 e 5 anos. Presidente do júri. Inês Gonçalves Oliveira Rodrigues (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/01/16. Júri de grau académico. O tamanho e forma das sombras dos objetos acompanham as horas das rotinas das crianças no jardim de infância. Presidente do júri. Daniela Clemente Parra (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/01/16. Júri de grau académico. O conceito de probabilidades estudado em conjunto com a germinação de sementes na educação pré-escolar. Presidente do júri. Raquel Martins Cavaco (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/01/14. Júri de grau académico. Importância da experiência do observador na avaliação das affordances da criança. Presidente do júri. Andreia Filipa Nunes Martins (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/01/14. Júri de grau académico. A meditação como estratégia promotora da capacidade de concentração em crianças de 5 anos. Presidente do júri. Marta Filipa Candeias Oliveira (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/12/18. Júri de grau académico. A música como estratégia para o desenvolvimento da consciência silábica em crianças de 4 e 5 anos. Presidente do júri. Raquel Horta Diogo (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/12/17. Júri de grau académico. O Cão de ajuda social em contexto de Educação Pré-Escolar. Presidente do júri. Andreia Filipa Vasques Carvalhal (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/12/17. Júri de grau académico. Crianças à descoberta- Em que modalidade educativa queremos brincar e aprender?. Presidente do júri. Daniela Filipa Rodrigues (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/12/13. Apresentação oral de trabalho. Inclusao Educativa: Reflexões sobre o caminho já percorrido. . IV Encontro do ODDH - Deficiência, Políticas Públicas e Direitos Humanos. Observatório da Deficiência e Direitos Humanos do ISCSP-ULisboa (Lisboa, Portugal).
2019/12/09. Júri de grau académico. O desenvolvimento emocional e a prática de relaxamento com um grupo de 3 anos. Orientador. Ana Catarina Baptista Ribeiros (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2018/09/01 - 2019/12/09. Orientação. O desenvolvimento emocional e a pr+atica de relaxamento com um grupo de 3 anos.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2019/10/26. Apresentação oral de trabalho. Formação Inicial de Professores, inclusão educativa e equidade. VI Congresso Internacional – Educação Inclusiva: olhares pelo caminho. . Pró-Inclusão. Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal).
2019/10/26. Apresentação oral de trabalho. Profesorado universitario: protagonistas de la inclusión educativa del alumnado con discapacidad. VI Congresso Internacional – Educação Inclusiva: olhares pelo caminho.. Pró-Inclusão. Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal).
2019/09/23 - 2019/09/30. Curso / Disciplina lecionado. Metodologias de Investigação I. Educação Social (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/09/06. Apresentação oral de trabalho. Educational policy and school practices: fighting for inclusion education.. ALTER Conference 2019 - Histories, Practices and Policies of Disability: International, Comparative and Transdisciplinary Perspectives. Cologne, Germany. ALTER (Colónia, Alemanha).
2019/09/06. Apresentação oral de trabalho. Self-determination: voices of young adults with disability. . ALTER Conference 2019 - Histories, Practices and Policies of Disability: International, Comparative and Transdisciplinary Perspectives. ALTER (Colónia, Portugal).
2019/02 - 2019/06/28. Curso / Disciplina lecionado. Sociologia da família e da educação. Educação Social (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/06/05. Apresentação oral de trabalho. Trabalho docente e inclusão educativa de estudantes com necessidades educativas especificas. IV Encontro Luso-Brasileiro. Trabalho docente e formação de professores. TDFP 2019. nstituto de Educação da Universidade de Lisboa e da Universidade Federal de Alagoas (Lisboa, Portugal).
2019/05 - 2019/05. Arbitragem científica em revista. Revista Portuguesa de Educação (2183-0452). University of Minho.
2019/02/04 - 2019/05/30. Curso / Disciplina lecionado. Projeto em educação especial. Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2018/08/11 - 2019/05/06. Arbitragem científica em revista. The International Journal of Inclusive Education (1464-5173).
2019/05/04. Apresentação oral de trabalho. Formar Educadores e Professores para a inclusão educativa de alunos com deficiência intelectual. INCTE – 4º Encontro Internacional de Formação na Docência – Educar para a autonomia: desafios atuais na educação e na formação. IP Bragança (Bragança, Portugal).
2019/05/04. Apresentação oral de trabalho. Práticas Reflexivas e Construção da Profissionalidade no Processo de Aprender a Ser Educador de Infância. INCTE – 4º Encontro Internacional de Formação na Docência – Educar para a autonomia: desafios atuais na educação e na formação. IP Bragança (Bragança, Portugal).
2019/04/08. Júri de grau académico. As marcas de uma vida: vítimas de violência doméstica. A intervenção dos técnicos perante as vítimas que constróem novos projectos de vida no Gabinete de Apoio à Vítima de Faro. Arguente. Rita Beatriz Afonso (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2019/01/31. Apresentação oral de trabalho. Formação contínua e bem-estar docente: uma perspetiva de diretores de escola/agrupamento do Algarve. XXVII Colóquio da AFIRSE – Educação e Bem-Estar. AFIRSE/Portugal, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal).
2018/09/17 - 2019/01/30. Curso / Disciplina lecionado. Sociologia da Educação. Educação Básica (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2018/09/20 - 2019/01/30. Curso / Disciplina lecionado. Educação Inclusiva. Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2018/09/11 - 2019/01/28. Curso / Disciplina lecionado. Sociologia Geral. Educação Social (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2018/09/01 - 2019/01/21. Orientação. Inclusão Educativa de jovens com necessidades educativas especiais numa escola do ensino secundário no Algarve.Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2019/01/21. Júri de grau académico. Inclusão educativa de jovens com necessidades educativas especiais numa escola do ensino secundário no Algarve. Orientador. Ana Paula Castelão Carlos (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2018/11/30. Apresentação oral de trabalho. A formação do professor de educação especial em contexto internacional. . Seminário Internacional do Projeto sobre Desenvolvimento Humano, diferença é inclusão: A Formação de professores para o atendimento ao estudante com deficiência sensorial Conferência realizada on line. Universidade Federal do Maranhão, UFMA/Educaçã. Brasil (Brasil).
2018/09/15. Apresentação oral de trabalho. Inclusão na sala de aula –o desenho universal para a aprendizagem como resposta à diversidade. Seminário Internacional Educação Inclusiva – atitudes que transformam.. Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal).
2018/07/10. Júri de grau académico. A metodologia de projeto como ferramenta pedagógica inclusiva no contexto da educação profissional e tecnológica de alunos com necessidades educativas especiais em turmas heterogéneas. Arguente. Maria Aparecida dos Santos (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2018/02/05 - 2018/07/07. Curso / Disciplina lecionado. Sociologia da familia e educação. Educação Social (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2018/02/04 - 2018/05/30. Curso / Disciplina lecionado. Projeto em educação especial. Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2018/04/06. Júri de grau académico. Interacções sociais de alunos com necessidades educativas especiais. Estudo de caso em turmas do 2º ciclo do ensino básico num agrupamento de escolas do Algarve. Presidente do júri. José Manuel Avença Fava (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2016/09/01 - 2018/03/15. Orientação. A visão dos profissionais da área social face à homoparentalidade.Educação Social (Mestrado). Orientador.
2017/09/22 - 2018/02/03. Curso / Disciplina lecionado. Sociologia Geral. Educação Social (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2017/09/11 - 2018/02/03. Curso / Disciplina lecionado. Sociologia da Educação. Educação Básica (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2017/09/20 - 2018/01/30. Curso / Disciplina lecionado. Educação Inclusiva. Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2017/09/01 - 2018/01/26. Orientação. A rede social e o envolvimento das famílias no jardim de infância: estudo de caso.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2016/01/30 - 2017. Curso / Disciplina lecionado. Educação Inclusiva. Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2016/09/01 - 2017/12/14. Orientação. Acompanhamento da inclusão sócio - educativa de alunos com necessidades educativas especiais numa Escola Básica 2,3 do Algarve.Mestrado em Educação Especial, dominios cognitivo e motor (Mestrado). Orientador.
2017/12/14. Júri de grau académico. Acompanhamento da inclusão sócio - educativa de alunos com necessidades educativas especiais numa Escola Básica 2,3 do Algarve . Orientador. Tatiana Teixeira Ramos (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2017/12/13. Apresentação oral de trabalho. Jovens adultos com deficiência: depois da escola que inclusão social e laboral?. II Encontro Deficiência, Cidadania e Inovação Social.ODDH – Observatórios da Deficiência e Direitos Humanos. ODDH, ISCSP (Lisboa, Portugal).
2017/12/07. Júri de grau académico. Interações comunicativas entre uma educadora e crianças abrangidas pela intervenção precoce na infância: uma proposta de intervenção educacional. Presidente do júri. Paula Cristina Silva de Carvalho (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2016/09/01 - 2017/11/30. Orientação. Participação social de alunos com necessidades educativas especiais numa escola do Algarve.Educação Especial, dominios cognitivo e motor (Mestrado). Orientador.
2017/11/30. Júri de grau académico. A participação social e a relação professor-aluno de alunos com e sem NEE do 1º Ciclo do Ensino Básico: o estudo caso de uma escola do ensino privado. Presidente do júri. Rodrigo Miguel do Vale Lopes (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2017/11/30. Júri de grau académico. Participação social de alunos com NEE numa escola do Algarve. . Orientador. Hélio Luís da Silva Monteiro (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2017/07/13. Júri de grau académico. "Sou mãe e agora?" A educação social e as vivências da maternidade no mercado de trabalho - Um estudo de caso a partir da perspetiva de mães Algarvias.. Arguente. Miriam Deodata António Marques Martins Marques (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2017/07/07. Apresentação oral de trabalho. Teachers with disabilities: an exploratory study. 6th Conference of ALTER Disability, Recognition and “Community living”. Diversity of practices and plurality of values. Alter, University of Lausanne (Lausane, Suiça).
2017/07/07. Apresentação oral de trabalho. Dando voz a jovens adultos com deficiência: inclusão educativa e profissional. V Congresso Internacional – Educação, Inclusão e Inovação. Pin-ANDEE: Pró-Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (Lisboa, Portugal).
2017/02/04 - 2017/05/30. Curso / Disciplina lecionado. Projeto em educação especial. Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2017/02/04 - 2017/05/30. Curso / Disciplina lecionado. Sociologia da família e da educação. Educação Social (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2017/05/11. Apresentação oral de trabalho. Support Office for Students with SEN at the University of Algarve: Past, present and future. II International Congress Interdisciplinarity in Social and Human Sciences. Universidade do Algarve, CIEO (Faro, Portugal).
2017/05/06. Apresentação oral de trabalho. The voices of University students with disabilities. . II International Congress Interdisciplinarity in Social and Human Sciences. . CIEO. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2017/03/15. Júri de grau académico. Percepções de profissionais da área social sobre a família homoparental. Orientador. Telma Brígida de Jesus Leonardo (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2016/06/01 - 2017/02/25. Organização de evento. II Congresso Internacional, Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Múltiplos Olhares (2017). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2017/02/24. Apresentação oral de trabalho. Professores com deficiência em Portugal: caracterização, representações e práticas.. II Congresso dos Direitos Humanos e Educação Inclusiva. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2016/09/15 - 2017/01/30. Curso / Disciplina lecionado. Sociologia da Educação. Educação Básica (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2017/01/26. Júri de grau académico. A rede social e o envolvimento das famílias no jardim de infância: estudo de caso. Orientador. Sandra Cláudia Monteiro Guerra. (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2017/01/19. Júri de grau académico. A indisciplina num agrupamento de escolas. Estudo de caso. Arguente. Maria de Lurdes dos Anjos Pereira (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2016/09/01 - 2017/01/18. Orientação. O trabalho de um educador social num centro comunitário em Olhão.Educação e Intervenção Social (Mestrado). Orientador.
2017/01/18. Júri de grau académico. A educação social e a violência doméstica - estudo exploratório na Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. Arguente. Mónica Sofia Rodrigues Pereira (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2017/01/18. Júri de grau académico. O trabalho de um educador social num centro comunitário em Olhão. Orientador. Melissa Duro (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2016/12/13. Apresentação oral de trabalho. Estudantes com Deficiência no Ensino Superior: da invisibilidade ao reconhecimento. . A Convenção da Deficiência 10 anos depois: Investigação, Políticas e Práticas”. ODDH, ISCSP (Lisboa, Portugal).
2016/10/27. Júri de grau académico. As perceções dos educadores sociais do Algarve sobre a pobreza. Arguente. Clara Isabel Café Inácio (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2016/10/13. Júri de grau académico. Divórcio e Resiliência - A separação vivida pela criança. Arguente. Samanta Cristina Ribeiro Massano (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2016/10/07. Apresentação oral de trabalho. Aprender a ser educador de infância: práticas reflexivas e construção da profissionalidade. XIII SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação.. Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - SPCE (Viseu, Portugal).
2016/07/07. Apresentação oral de trabalho. Estudantes com NEE no ensino superior: que igualdade, que equidade? . IX Congresso Português de Sociologia – Portugal território de territórios. Sociedade Portuguesa de Sociologia - APS (Faro, Portugal).
2016/02/04 - 2016/05/30. Curso / Disciplina lecionado. Projeto em educação especial. Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2016/05/28. Apresentação oral de trabalho. Fighting for an inclusive education: practising citizenship. . Conference Europe in Action. Organisation Inclusion in Europe. (Lisboa, Portugal).
2015/09/20 - 2016/01/30. Curso / Disciplina lecionado. Educação Inclusiva. Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/09/15 - 2016/01/30. Curso / Disciplina lecionado. Sociologia da educação. Educação Básica (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2016/01/19. Júri de grau académico. Etnomatemática como prática como prática de ensino: perspetivas de alunos do 2.º ciclo do ensino básico da cidade de Olhão. Arguente. Sofia Isabel Andrade Graça (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/11/18. Apresentação oral de trabalho. La atencion al alumnado con discapacidad en la Universidad de Algarve.. I JORNADAS EDUCACIÓN INCLUSIVA Y ENSEÑANZA SUPERIOR: Retos actuales y Buenas Práticas . Universidade de Sevilha (Sevilha, Espanha).
2015/10/28. Júri de grau académico. O desenvolvimento da autoestima na criança em idade pré-escolar.. Presidente do júri. Cármen Filipa Guerreiro da Silva (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/10/23. Apresentação oral de trabalho. A sala de aula: espaço de desenvolvimento profissional docente (por videoconferência). III Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras. Campus Drummond Tatuapé (S. Paulo, Brasil).
2015/10/09. Júri de grau académico. Utilização do computador, em sala de aula, como ferramenta de ativação do desenvolvimento de competências de leitura e de escrita de um aluno com a perturbação do espectro do autismo. Presidente do júri. Maria Helena Costa Vicente Martins (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/10/07. Júri de grau académico. As transições dos estudantes com necessidades educativas especiais do ensino secundário para o superior – um estudo de caso na universidade do Algarve. Presidente do júri. Lara Filipa Loureiro e Silva (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2014/09/01 - 2015/09/23. Orientação. Inclusão e qualidade de vida em crianças com necessidades educativas especiais: representações e expetativas das famílias.Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor. Orientador.
2015/09/23. Júri de grau académico. Inclusão e qualidade de vida em crianças com necessidades educativas especiais: representações e expetativas das famílias. Orientador. Natércia da Conceição Mealha Caetano (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/07/20. Júri de grau académico. O papel da mediação do conto no desenvolvimento de princípios éticos em idade pré-escolar. Arguente. Célia Cristina Cavaco da Palma Rodrigues (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/07/20. Júri de grau académico. Estimular a imaginação e a criatividade recorrendo à literatura para a infância. . Presidente do júri. Cátia Alexandra Silvério Abenta (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/07/07. Júri de grau académico. Inclusão de uma criança com síndrome de Turner numa escola do ensino regular – um estudo de caso. Presidente do júri. Paula Cristina Martins Diogo (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/06/02. Júri de grau académico. A acessibilidade para alunos com deficiência motora em escolas de ensino regular: um estudo de caso no concelho de Faro. Presidente do júri. Sandra Cristina Alves Pinto, (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/02/04 - 2015/05/30. Curso / Disciplina lecionado. Projeto em educação especial. Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/05/19. Júri de grau académico. Resiliência e stress em pais de crianças com perturbações do espetro do autismo. Arguente. Ana Vanessa Barata Teixeira (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2015/05/13. Júri de grau académico. Avaliação diagnóstica de competências numéricas de uma aluna com deficiência intelectual com recurso ao software educativo os Números da Mimocas. Presidente do júri. Maria José Felisberto Matias de Carvalho (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/05/12. Apresentação oral de trabalho. Infância(s) e pobreza em Portugal. . Congreso Internacional e Interuniversitário contra la pobreza infantil en el mundo. . Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação (Faro, Portugal).
2015/05/07. Júri de grau académico. Educação intercultural: estratégias de intervenção educativa no jardim de infância. Presidente do júri. Cátia Sofia da Silva Martins (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/03/20. Júri de grau académico. Estabelecer laços entre as famílias e o jardim de infância. Um projeto dinamizador. Arguente. Vera Alexandra Rodrigues Vargas Carrilho (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/03/09. Júri de grau académico. A pluridocência no 1.º Ciclo. Arguente. Sandrina Isabel Rodrigues Coelho (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/03/06. Júri de grau académico. Re)Pensar a burocracia na educação especial: normas, procedimentos em documentos organizadores das respostas educativas. Presidente do júri. Marília da Conceição Rodrigues Martins (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2014/09/01 - 2015/03/05. Orientação. Desenvolver a inteligência emocional nas crianças através da arte.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2015/03/05. Júri de grau académico. Desenvolver a inteligência emocional nas crianças através da arte. Orientador. Raquel Carrasquinho Dias (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2014/09/01 - 2015/02/20. Orientação. A inclusão de uma criança com NEE no Jardim de Infância: um estudo de caso.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2015/02/20. Júri de grau académico. A inclusão de uma criança com NEE no jardim de infância: um estudo de caso. Orientador. Carina Isabel Cabrita Bentes (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/02/11. Júri de grau académico. Aprendizagem matemática com recurso ao texto literário. Presidente do júri. Verónica Sofia Felizardo Janota (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/02/05. Júri de grau académico. O portefólio como instrumento de avaliação na educação pré-escolar: perspetivas de uma educadora. Presidente do júri. Tânia Cristina Vargas André (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2014/09/15 - 2015/01/30. Curso / Disciplina lecionado. Sociologia da Educação. Educação Básica (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/01/29. Júri de grau académico. Necessidades das famílias com crianças com autismo, resiliência e suporte social. Arguente. Maria João Ribeiro de Sousa (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2014/09/21 - 2015/01/29. Curso / Disciplina lecionado. Educação Inclusiva. Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/01/28. Júri de grau académico. Padrões de Gustav Klimt: uma experiência matemática no pré-escolar. Presidente do júri. Mafalda Sofia da Silva Guerreiro, (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/01/21. Júri de grau académico. Intervenção psicossocial no centro distrital de Braga – assessoria técnica aos tribunais em matéria tutelar cível. Presidente do júri. Isabel Alexandra Fernandes Vilaça Gonçalves (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/01/20. Júri de grau académico. Necessidades educativas especiais: resolução de problemas matemáticos com recurso a materiais didáticos. Arguente. Ema Cristina Inácio Pinto (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2014/05/01 - 2014/12/02. Organização de evento. I Congresso Internacional, Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construindo Boas Práticas, (2014). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2014/05/01 - 2014/12/02. Organização de evento. I Congresso Internacional, Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construindo Boas Práticas (2014). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2014/11/04. Júri de grau académico. Cálculo combinatório na educação pré-escolar. Presidente do júri. Sara Cristina Amaral Sousa (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2014/07/07. Júri de grau académico. Intervenção social junto de idosos em situação de risco social. O caso do gabinete de apoio ao idoso da Câmara Municipal de Faro. Arguente. Cláudia Manuela Rodrigues Pereira (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2014/04/03. Júri de grau académico. Resiliência e Suporte Social nas Necessidades Educativas Especiais
. Arguente. Andreia Sofia da Costa Franco (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2014/03/17. Júri de grau académico. Resiliência, Coparentalidade, Coesão e Adaptabilidade em Famílias com Crianças com NEE. Arguente. Luciany Silveira Faray Ferreira (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2014/03/14. Júri de grau académico. A sesta em crianças em idade pré-escolar: influência na realização de uma atividade didática. Presidente do júri. Daniela Cristina Rodrigues Guerreiro (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2014/03/14. Júri de grau académico. A sesta em crianças em idade pré-escolar: influência na realização de uma atividade didática. Presidente do júri. Daniela Cristina Rodrigues Guerreiro (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2013/09/01 - 2014/02/26. Orientação. A multiculturalidade na educação Pré-escolar. Estratégias de integração.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2014/02/26. Júri de grau académico. A multiculturalidade na educação Pré-escolar. Estratégias de integração. Orientador. Angélica Maria Águas Segurado (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2013/09/01 - 2014/02/19. Orientação. A criatividade na educação pré-escolar como forma de expressão e comunicação.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2014/02/17. Júri de grau académico. Imigrantes luxemburgueses no Algarve: histórias de vida.. Presidente do júri. Elsa Maria Carvalho de Oliveira (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2014/02/17. Júri de grau académico. Imigrantes luxemburgueses no Algarve: histórias de vida. Presidente do júri. Elsa Maria Carvalho de Oliveira (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2013/09/01 - 2014/02/11. Orientação. Participação e envolvimento das famílias no jardim de infância.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2014/02/11. Júri de grau académico. Participação e envolvimento das famílias no jardim de infância. Orientador. Vera Patrícia Machado Salvador (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2014/02/11. Júri de grau académico. O desenvolvimento de normas sociais na criança em idade pré-escolar: a perspetiva do educador. Arguente. Adriana Cristina Rodrigues Pires (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2013/09/15 - 2014/01/30. Curso / Disciplina lecionado. Sociologia da Educação. Educação Básica (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2013/11/11. Júri de grau académico. O jardim de infância e a família no processo de inclusão de uma criança com hipoacusia. Presidente do júri. Cláudia Sofia Sequeira Serôdio (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2012/09/01 - 2013/07/13. Orientação. Solidão, relações sociais e qualidade de vida. Um estudo sobre idosos da freguesia de Cachopo..Educação Social (Mestrado). Orientador.
2013/07/13. Júri de grau académico. Solidão, relações sociais e qualidade de vida. Um estudo sobre idosos da freguesia de Cachopo.. Orientador. Dina Raquel Guerreiro Barão (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2013/07/08. Júri de grau académico. Prevenção da gravidez na adolescência: um estudo de caso na escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes de Olhão. Presidente do júri. Teresa Maria de Brito Andrade Madeira (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2013/06/28. Júri de grau académico. Aprender a aprender no jardim de infância: contributos da metodologia de trabalho de projeto. Presidente do júri. Catarina Isabel da Conceição Marreiros (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2013/06/27. Júri de grau académico. A intervenção educativa da educadora de infância a partir dos conhecimentos prévios das crianças: um estudo na área de conhecimento do mundo. Presidente do júri. Diana Cristina Luís Franco (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2013/06/19. Júri de grau académico. Histórias de vida de educadores de adultos – “O arquiteto” e “Educação entre o mar e a bola”. Presidente do júri. Aurora Brites Pereira David Coelho (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2013/06/18. Júri de grau académico. O desenvolvimento da formação pessoal e social em contexto de jardim de infância. Presidente do júri. Bernardete Jesus da Graça Spencer (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2013/05/16. Júri de grau académico. A(s) realidade(s) do educador social no Algarve. Presidente do júri. Rute Cristóvão Ricardo (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2013/01/15. Júri de grau académico. Intervenção nos espaços. Arguente. Luísa Fernanda Moura Abalada (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2012/11/29. Júri de grau académico. Práticas de interação entre o jardim de infância e os pais. Arguente. Ana Teresa Vidal dos Santos (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2012/11/29. Júri de grau académico. Contributo do jogo simbólico para o desenvolvimento de crianças em idade pré-escolar. Presidente do júri. Ana Isabel da Costa Cópio (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2012/11/28. Júri de grau académico. A importância atribuída ao brincar pelas educadoras de infância. Arguente. Rafaela Simões Vital (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2012/11/28. Júri de grau académico. Qual o papel da educadora e de todos os parceiros educativos no apoio educativo a uma criança com trissomia 21. Arguente. Andreia Isabel da Palma Horta (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2012/11/23. Júri de grau académico. O lugar da expressão plástica na prática educativa dos educadores de infância: um estudo de caso. Presidente do júri. Marta Filipa de Brito Dias Norberto (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2012/11/22. Júri de grau académico. Condições facilitadoras da inclusão através dos projetos do Ministério da Educação e Ciência desenvolvidos na escola EB 2,3 do Agrupamento de Escolas D. Afonso III. Arguente. Ana Rita Serra Valente (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2012/10/01 - Presente. Orientação. Desde 2012 orientação de Relatórios da PES dos mestrados em ensino, e dissertações nos mestrados em Educação Especial, em Gestão e Administração Escolar.Mestrados em Ensino e outros (Mestrado). Orientador.
2003/09/05. Apresentação oral de trabalho. Educação Intercultural e Minorias Étnicas no campo Educativo do Distrito de Faro. I Congresso Ibero-Americano e Africano. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2000/12/05. Apresentação oral de trabalho. Práticas de Educação Interculturais na Educação Pré-escolar e Educação para a Cidadania. Encontro Internacional sobre os Direitos Humanos,. Ministério da Educação (Lisboa, Portugal).
2000/07/19. Apresentação oral de trabalho. (Re)Construir uma escola,. Seminário Educação – Tendências de Mudança. Ministério da Educação (Lisboa, Portugal).
1996/02/08. Apresentação oral de trabalho. Vocação ou Estratégia do Possível. III Congresso Português de Sociologia - Práticas e Processos de Mudança Social,. Sociedade Portuguesa de Sociologia (Lisboa, Portugal).
1994/09/08. Apresentação oral de trabalho. Os Estudantes das Escolas Superiores: estratégias de ingresso na profissão docente. II Conferência Internacional de Sociologia da Educação - “Escola e Democracia”, . Escola Superior de Educação de Faro (Faro).

Projetos

Projetos
2018/02/01 - 2020/07/31. Conceções de deficiência em estudantes universitários: estudos em diversos contextos internacionais distintos, FAPESP/Brasil, PRO 2017/12721-5.. Investigador. Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências.
2016/06/01 - 2016/12/31. Professores com Deficiência em Portugal: Caracterização, Representações e Práticas, Prémio Inclusão. Investigador. Observatório da Deficiência e dos Direitos Humanos, Instituto de Ciências Sociais e Políticas.
2013/05/01 - 2015/12/31. Estudantes Não-tradicionais no Ensino Superior: investigar para guiar a mudança institucional. Investigador. Universidade do Algarve Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações.
2007/04/01 - 2009/11/30. Induction and Guidance of Newly Appointed Teachers - IGNATIUS, Lifelong Learning Programme Application Form. Investigador. Universidade de Amesterdão, Graduate School of Teaching and Learning.
2007/04/01 - 2007/12/31. Estudo de Diagnóstico e Avaliação das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens. Outra. ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia.

Produções

Borges, Maria Leonor (F814-ED5D-0278). 2020. Construindo a educação inclusiva: teoria e prática. 1ª ed. Lisboa, Portugal: Papa-Letras. https://www.papa-letras.pt/detalhes/347/construindo-a-educacao-inclusiva
Borges, Maria Leonor (F814-ED5D-0278). 2020. "Deficiência, Desigualdade Social e Educação ". Em Construindo a educação inclusiva: teoria e prática. 1ª ed. Papa-Letras. https://www.papa-letras.pt/detalhes/347/construindo-a-educacao-inclusiva
Neca, Patrícia; Borges, Maria Leonor; Pinto, Paula Campos. 2020. "Teachers with disabilities: a literature review". International Journal of Inclusive Education, 1-19. https://doi.org/10.1080/13603116.2020.1776779
Lins Vieira de Melo, Francisco Ricardo; Martins, Maria-Helena; Borges, Maria Leonor (F814-ED5D-0278); Gonçalves, Teresa. 2019. "As vozes dos estudantes universitários com deficiência nas instituições públicas de ensino superior no Brasil e em Portugal (2008–2015)". Revista Iberoamericana de Educación Superior, (28): 42-65. https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2019.28.428
Maria Helena Venâncio Martins; Borges, Maria Leonor; Teresa Gonçalves. 2019. "Vozes de estudantes com deficiência no ES: O que pensam? O que desejam? ". Em Transição para a vida adulta: Percursos reais, possíveis e desejáveis. [eBook], editado por Maria Adelaide Espirito Santo. Beja, Portugal: IP Beja. https://repositorio.ipbeja.pt/handle/20.500.12207/5058?locale=pt_PT
Borges, Maria Leonor (F814-ED5D-0278); Maria Helena Horta. 2018. "Formação de docentes para a pequena infância: a realidade da Universidade do Algarve". Alagoas, Brasil: Editora da Universidade Federal de Alagoas. http://edufal.com.br/novosite/produto/pedagogias-e-culturas-infantis-conversas-luso-brasileiras/
Borges, Maria Leonor (F814-ED5D-0278); Maria Helena Venâncio Martins. 2018. "Desafios da inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior: Para onde vamos? ". Em Estudantes não-tradicionais no Ensino Superior, editado por António Carlos Pestana Fragoso de Almeida (coordenação); Sandra Valadas. 1ª ed. Vol. 6. Coimbra, Portugal: CINEP/IPC. https://www.cinep.ipc.pt/attachments/article/186/miolo%20vol%206.pdf
Borges, Maria Leonor. 2018. Perceção do Impacto da Formação Contínua na região do Algarve (um relatório por cada centro de formação do Algarve.
Helena Martins, Maria; Borges, Maria Leonor; Gonçalves, Teresa. 2017. "Attitudes towards inclusion in higher education in a Portuguese university". International Journal of Inclusive Education, 22 (5): 527-542. https://doi.org/10.1080/13603116.2017.1377299
Borges, Maria Leonor; Martins, Maria Helena; Lucio-Villegas, Emilio; Gonçalves, Teresa. 2017. "Desafios institucionais à inclusão de estudantes com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Superior". Revista Portuguesa de Educação, 30 (2). https://doi.org/10.21814/rpe.10766
Borges, Maria Leonor (F814-ED5D-0278). 2016. "Saber experiencial e conhecimento profissional docente: implicações epistemológicas e formativas". REvista Internacional de Formação de professores, 1 (3). https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/434/342
Borges, Maria Leonor; Natércia Caetano. 2016. "Educação Inclusiva e qualidade de vida das crianças com NEE ". Viseu, Portugal: IP Viseu/SPCE. http://www.esev.ipv.pt/spce16/atas/XIII_SPCE_2016_atas_D.pdf
Helena Luísa Martins Quintas; Borges, Maria Leonor; Nélia Amado. 2015. "Práticas de colaboração entre o ensino superior e o Projeto TEIP: reflexões sobre um campo frutífero para a formação de professores". Em Formação e Trabalho Docente. Projetos, políticas e práticas , editado por Maria Assunção Flores; Filomena Ferreira, 163-176. 1ª ed. Vol. 3. De Facto. https://defactoeditores.pt/books/produto/formacao-e-trabalho-docente-diversidade-e-convergencias-vol-3/
Borges, Maria Leonor; Cláudia Luísa, Universidade do Algarve; Maria Helena Venâncio Martins. 2015. I Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construindo Boas Práticas . Faro, Portugal: Universidade do Algarve. http://hdl.handle.net/10400.1/6101
Borges, Maria Leonor (F814-ED5D-0278). 2014. "Profissionalidade docente: da prática à praxis". http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/72
Borges, Maria Leonor; Maria Santos Silva. 2002. "Educação Intercultural no Pré-Escolar: das representações às práticas". Em Educação para os Direitos Humanos, 425-435. 1ª ed. Instituto de Inovação Educacional.
 

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