Silhueta de pessoa indiferenciada

Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha Dionísio Gonçalves

Professor Adjunto
Escola Superior de Educação e Comunicação
Subsistema
Docentes Politécnico
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Carla Alexandra Dionísio Gonçalves é Professora Adjunta da Área Departamental de Formação de Professores e de Educadores na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve (ESEC-UAlg). É Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Évora e Mestre em Química para o Ensino, pela Universidade de Lisboa. Tem lecionado várias unidades curriculares aos cursos de 1.º e de 2.º ciclos da ESEC- UAlg, no âmbito das Didáticas das Ciências e das Ciências da Educação. É formadora, certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, tendo, ao longo dos anos, realizado diversas oficinas e cursos de formação para educadores(as) de infância e professores(as) do 1.º e 2.º CEB. A sua principal área de investigação centra-se nas conceções de ensino, aprendizagem e avaliação e na sua influência nas práticas de educadores(as) de infância e de professores(as) dos 1.º e 2.º CEB. Atualmente, é subdiretora da Licenciatura em Educação Básica e integra a Direção dos Mestrado em Educação Pré-Escolar e de Ensino do 1.º CEB e de Mat/CN no 2.º CEB. Publicou artigos em revistas especializadas e possui 1 capítulo de livro. Participa e/ou participou como Investigador em vários projetos Nacionais e Internacionais. Nas suas atividades profissionais interagiu com vários colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. É Supervisor de Práticas de Ensino Supervisionada de alunos futuros professores do 1.º ou do 2.º CEB. Tem orientado vários relatóriods no âmbito da PES e dissertações de mestrado.

Atividades

Atividades
2022/07 - 2022/09. Arbitragem científica em revista. Interacções.
2022/07/01. Apresentação oral de trabalho. Ensino Experimental das Ciências (articulação entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º CEB).. Autonomia e Flexibilidade Curricular. Escola Secundária de Loulé (Loulé, Portugal).
2022/03/11 - 2022/03/12. Arbitragem científica em conferência. Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022. Instituto Politécnico de Santarém.
2018 - 2021. Membro de comissão. Membro da Comissão Científica do Encontro de Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências. Membro. Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém.
2012 - 2021. Orientação. Orientadora de diversos Relatórios no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada dos Mestrados de Educação Pré-Escolar e de Ensino no 1.º CEB e em Mat/CN no 2.º CEB.Mestrados de Educação Pré-Escolar e de Ensino no 1.º CEB e de Mat/CN no 2.º CEB (Mestrado). Orientador.
2021. Júri de grau académico. Elementos naturais como potencializadores das artes visuais nas conceções de crianças de 5 anos: um encontro entre a ciência e a arte.. Orientador. Andreia Alves (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2021. Júri de grau académico. Explorar as Ciências Naturais através da literatura para a infância,. Orientador. Rafaela Carapeto (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2021. Júri de grau académico. A importância das atividades práticas de Ciências, de índole experimental, no processo de ensino e de aprendizagem de alunos do 1.º ciclo do ensino básico. Orientador. Inês Serra (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2021 - Presente. Membro de comissão. membro da Comissão Editorial da Revista Refletir. Membro. Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2021 - Presente. Outro júri / avaliação. Vogal no Processo de Acesso ao Ensino Superior - Concursos Maiores de 23 anos e Concurso Especial Estudantes Internacionais
.
2021/09/08. Apresentação oral de trabalho. Aprender Ciências e Matemática através da Literatura para a Infância. ALGARMAT 2021.
2017/02/05 - 2021/06/12. Curso / Disciplina lecionado. Metodologias de Investigação em Educação. Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2012/09 - 2021/06/12. Curso / Disciplina lecionado. Atividades Práticas e Experimentais para a Educação Básica. Licenciatura em Educação Básica - (Licenciatura). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2012/09 - 2021/06/12. Curso / Disciplina lecionado. Literacia Científica. Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2015/09/14 - 2021/06/12. Curso / Disciplina lecionado. Didática das Ciências / Didática das Ciências I. Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado).
2015/09/14 - 2021/06/12. Curso / Disciplina lecionado. Biologia Animal e Ambiente. Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2021/05 - 2021/05. Arbitragem científica em revista. Revistamultidisciplinar.com ( 2184-5492).
2016/02/15 - 2021/05/28. Curso / Disciplina lecionado. Prática de Ensino Supervisionada (Módulo do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - vertente de Ciências Naturais (Estudo do Meio). Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2016/02/14 - 2021/05/28. Curso / Disciplina lecionado. Prática de Ensino Supervisionada (Módulo do 2.º CEB) - vetente de Ciências Naturais. Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2021/04/16 - 2021/04/17. Participação em evento. Moderadora de Comunicações Livres . Congresso. III Congresso Direitos Humanos e educação Inclusiva: Construir a Equidade em Tempos de Mudança . Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2019/09/16 - 2021/02/23. Curso / Disciplina lecionado. Metodologias de Investigação em Educação. Mestrado em Ensino do 1.º CEB e em MAtemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e ENSINO DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO E DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL NO 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2013/09 - 2021/02/20. Curso / Disciplina lecionado. Didática do Estudo do Meio. Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2019/12 - 2020. Arbitragem científica em revista. Interacções (1646-2335).
2018 - 2020. Orientação. Cuidar dos Animais e da Natureza: Estratégias de Sensibilização na Educação Pré-Escolar.Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2019 - 2020. Orientação. O Referencial de Educação para o Desenvolvimento: as conceções do conceito de paz por um grupo de crianças de 2 a 5 anos.Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2019 - 2020. Orientação. Análise das potencialidades do espaço exterior:
Proposta de reorganização com crianças em idade pré-escolar
.Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2020 - Presente. Orientação. Explorar ciências naturais através da literatura para a infância.Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2020 - Presente. Orientação. O Trabalho Prático como promotor da construção de conhecimento no âmbito do Estudo do Meio nos alunos do 1º ciclo do ensino básico.Mestrado em Ensino do 1º CEB e em Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB (Mestrado). Orientador.
2020 - Presente. Orientação. A introdução de elementos naturais e do quotidiano em contexto de educação pré-escolar (título provisório).Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
Membro de associação. Membro da Sociedade Portuguesa de Químca. Sócio com o nº 3406..
2020 - Presente. Arbitragem científica em conferência. Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019. Instituto Politécnico de Santarém.
2020 - 2020. Arbitragem científica em revista. Revista Multidisciplinar ( 2184-5492).
2020. Júri de grau académico. O Referencial de educação para o desenvolvimento: as conceções do conceito de paz por um grupo de crianças de 2 a 5 anos. Orientador. Axelle van Hauwaert (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2020/12/11. Júri de grau académico. O Referencial de Educação para o Desenvolvimento: as conceções do conceito de paz por um grupo de crianças de 2 a 5 anos. Orientador. Axelle Marie Veronique Thierry van Hauwaert (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2020/12/04. Júri de grau académico. Exploração das Emoções Básicas para a Aprendizagem dos Valores. Presidente do júri. Ana Lúcia Cipriano Russo (Mestrado).
2019 - 2020/11/26. Orientação. Perceção das crianças sobre a importância das abelhas no 1º Ciclo do Ensino Básico.Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2020/11/20. Apresentação oral de trabalho. Ensaio de investigação em contexto educacional e profissional: Contributos para a avaliação em Metodologias de Investigação. 8.º Congresso Olhares sobre a Educação /1st International Congress Perspective on Education,. Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal).
2020/11/19. Júri de grau académico. A influência da amizade no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar. Presidente do júri. Solange Isabel Duarte Maria (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2020/10/14 - 2020/11/11. Outro júri / avaliação. Membro do Juri para reconhecimento de nível requerido por Mirian Vairinhos. Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2020/10 - Presente. Orientação. Brincar e Explorar as Artes Visuais com recurso a Materiais Não Estruturados em Educação Pré-Escolar.Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2020/10 - Presente. Orientação. A qualidade do ambiente educativo como mediador das aprendizagens das crianças em contexto de pré-escolar.Mestrado em Educação Pré-Escolar. Orientador.
2020/04/14 - 2020/06/09. Participação em evento. Curso de Formação MOOC (Massive Open Online Course) intitulado Cenários de Aprendizagem Ativa - Classificação 98% (em 100%). Direção Geral de Educação, Portugal.. Outro. Curso de Formação MOOC (Massive Open Online Course) intitulado “Cenários de Aprendizagem Ativa”. Direção Geral de Educação.
2020/01/20. Júri de grau académico. Desenvolvimento do Pensamento Estatístico em Crianças de Três Anos. Presidente do júri. Joyce Liliana Calvinho Pereira, (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2020/01/16. Júri de grau académico. Música e Literatura: a melodia das emoções. Presidente do júri. Inês Isabel Soares Ribeiros, (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2020/01/15. Júri de grau académico. Cores e sons: construindo padrões na educação pré-escolar. Presidente do júri. Ana Sofia Lança Teixeira (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2019 - 2019. Orientação. As estratégias das crianças na resolução de problemas em ciências.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2018 - 2019. Orientação. O Cão de Ajuda Social em contexto de Educação Pré-Escolar.mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2019 - Presente. Orientação. Real e Imaginário: Uma história de Simbiose .Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2014 - 2019. Arbitragem científica em conferência. 2014 e 2019: Arbitragem científica: em conferência (Inovação no ensino da matemática e das ciências - ESE de Santarém; XVENEC - ESEC); E em revistas - 2020 (Interacções e revistamultidisciplinar). . Escola Superior de Educação de Santarém.
2019. Apresentação oral de trabalho. Apresentação do núcleo do algarve APEduC. XVIII ENEC | III International Seminar of Science Education: Cruzar caminhos, unir saberes. Universidade do Porto (Porto, Portugal).
2019. Apresentação oral de trabalho. O que podem as crianças aprender através das Ciências. Ciclo de Palestras "Vamos falar sobre as nossas crianças". Biblioteca Municipal de Faro (Faro, Portugal).
2019 - Presente. Membro de comissão. Membro da Equipa Editorial da Revista Interacções (Revista indexada à. Membro.
2019/09/16 - 2019/12/20. Curso / Disciplina lecionado. Investigação em Educação. Mestrado em Educação Especial: domínio cognitivo e motor (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2012/09 - 2019/12/20. Curso / Disciplina lecionado. Ciências Físicas e Químicas. Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve (Licenciatura). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2019/09/16 - 2019/12/20. Curso / Disciplina lecionado. Metodologias de Investigação. Mestrado em Gestão e Administração Escolar (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2019/12/12. Júri de grau académico. Efeitos da Observação na Perceção da Alcançabilidade
Horizontal da Criança. Presidente do júri. Ana Catarina Matos Correia (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2019/12/09. Júri de grau académico. O Desenvolvimento Emocional e a Prática de Relaxamento com um Grupo de 3 Anos. Presidente do júri. ANA CATARINA BAPTISTA RIBEIROS (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2019/11. Júri de grau académico. Educação emocional: uma estratégia para a mudança de comportamentos ambientais na educação pré-escolar. Arguente. Maria Filomena de Jesus Matos El Moumen (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2019/11/29. Júri de grau académico. A promoção da autoestima no jardim de infância: Contribuição para o desenvolvimento pessoal e social da criança. Presidente do júri. SORAIA MARGARIDA DO BRITO BALTAZAR (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2019/10/12. Apresentação oral de trabalho. O que podem as crianças aprender através das ciências?. Vamos falar sobre as nossas crianças. Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa (Faro, Portugal).
2018/01 - 2019/06. Membro de comissão. Coordenadora da Prática de Ensino Supervisonada (PES) do Curso de Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Coordenador. Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2019/03/18 - 2019/05/31. Participação em evento. Curso de Formação MOOC (Massive Open Online Course) intitulada "Autonomia e Flexibilidade Curricular (II)" - Classsificação 88% (em 100%). Direção Geral de Educação, Portugal.. Outro. Curso de Formação MOOC (Massive Open Online Course) intitulada "Autonomia e Flexibilidade Curricular (II)" . Direção Geral de Educação.
2019/05/17. Júri de grau académico. A prática de yoga com um grupo de 3 e 4 anos - À conquista de alguns benefícios. Presidente do júri. Sofia Neto Serra, (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2019/03/15 - 2019/03/16. Arbitragem científica em conferência. Inovação no ensino da matemática e das ciências 2019 . Escola Superior de Educação de Santarém.
2019/03/15. Apresentação oral de trabalho. Aprendizagens Ativas no Ensino Superior; o caso da unidade curricular de Literacia Científica. Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019. Instituto Politécnico de Santarém (Santarém , Portugal).
2019/02/17 - 2019/02/17. Curso / Disciplina lecionado. Curso de Formação Autonomia e Flexibilidade Curricular – Operacionalizações: Módulo Aprendizagem Baseada em Problemas (Centro de Formação Ria Formosa), Registo de acreditação CCPFC/ACC-101503/18, 17 de fevereiro de 2019 (3h de formação). . Curso de Formação Autonomia e Flexibilidade Curricular – Operacionalizações: Módulo Aprendizagem Baseada em Problemas (Outros). Centro de Formação Ria Formosa.
2019/02/15 - 2019/02/15. Participação em evento. Formação - Avaliar, de e para as aprendizagens, no contexto da Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC). Centro de Formação do Litoral à Serra, . Outro. Formação - Avaliar, de e para as aprendizagens, no contexto da Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC). Centro de Formação do Litoral à Serra.
2019/02/12 - 2019/02/12. Organização de evento. Jornadas Pedagógicas da Educação. As intervenções assistidas por animais e a educação. Associação Kokua (2019). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2018 - 2018. Orientação. As atividades experimentais no jardim de infância Hortas Pedagógicas.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2018 - 2018. Orientação. Animação produzida por alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, usada como recurso didático na aprendizagem de conceitos de astronomia.Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2018 - 2018. Orientação. Avaliação da potencialidade da participação no ensino das ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico.Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2018 - Presente. Orientação. Ciências em movimento na educação pré-escolar: comparação de abordagens focadas na alimentação saudável.Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
Membro de associação. Membro da Associação Portuguesa da Educação em CIências . Sócio n.º 84.
2018 - Presente. Membro de comissão. Membro da Comissão Coordenadora do Núcleo do Algarve da Associação Portuguesa da Educação em CIências (APEduC) e Membro da APEduC.. Membro. Associação Portuguesa da Educação em CIências (APEduC).
2017 - 2018. Membro de comissão. Coordenadora para a divulgação da UAlg, no âmbito do projeto UAlg Experience, nomeadamente no que diz respeito à coordenação do Dia Aberto, Cursos de Verão e outras atividades de promoção, no âmbito da ESEC em cooperação com as restantes unidades orgânicas e a UAlg.. Coordenador. Associação Portuguesa da Educação em CIências (APEduC); Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2018 - Presente. Membro de comissão. Membro de comissão. Comissão Coordenadora do Núcleo do Algarve da Associação Portuguesa da Educação em CIências (APEduC) e Membro da APEduC.. Membro. Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação.
2018/09/17 - 2018/12/21. Curso / Disciplina lecionado. Problemas do Mundo Contemporâneo. Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2018/09/16 - 2018/12/20. Curso / Disciplina lecionado. Construção do Conhecimento do Mundo Físico e Natural. Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2018/12/17. Júri de grau académico. Avaliação da potencialidade da participação no ensino das ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Orientador. Daniel Rui de Brito Geraldo (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2018/12/11. Júri de grau académico. As Artes Visuais na Educação Pré-Escolar. Presidente do júri. Cátia Cristina Mangas Ferreira, (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2018/03/01 - 2018/12/07. Curso / Disciplina lecionado. Curso de Formação Ensino Experimental das Ciências: Motivar e Praticar (Centro de Formação Ria Formosa), Registo de acreditação CCPFC/ACC-89478/17, 1 de março a 12 de julho de 2018 (25h de formação em parceria).. Centro de Formação Ria Formosa.
2018/09/07 - 2018/09/08. Curso / Disciplina lecionado. Sessão Prática (em parceria com Coelho, A. & Manuel, I. C. intitulada Diálogo entre as Ciências Naturais e a Matemática: Estratégias pedagógicas na educação pré-escolar, Sessão prática efetuada no ALGARMAT Encontro Regional de Professores de Matemática – Núcleo do Algarve, que decorreu no Agrupamento de Escola D. Manuel I, Tavira (7 e 8 de setembro de 2018). https://pt.calameo.com/read/0019001252beaf3154fec. Sessão Prática intitulada Diálogo entre as Ciências Naturais e a Matemática: Estratégias pedagógicas na educação pré-escolar (Outros). Agrupamento de Escola D. Manuel I.
2018/05/23 - 2018/07/09. Curso / Disciplina lecionado. Oficina de Formação Exercícios de Investigação em Educação em Ciências (Centro de Formação de Associação de Escolas do Levante Algarvio), Registo de acreditação CCPFC/ACC-92332/17, de 23 de maio a 9 de julho de 2018 (15h presenciais + 15h de trabalho autónomo – em parceria). . Oficina de Formação Exercícios de Investigação em Educação em Ciências (Outros). Centro de Formação de Associação de Escolas do Levante Algarvio.
2018/04/18 - 2018/04/18. Curso / Disciplina lecionado. Ação de Curta Duração em Didáticas Específicas PNPSE: Curso 21 Ensino por Investigação na Aprendizagem das Ciências no séc. XXI (Centro de Formação de Professores Portimão e Monchique), 18 de abril de 2018 (4h de formação em parceria). . Ação de Curta Duração em Didáticas Específicas PNPSE: Curso 21 Ensino por Investigação na Aprendizagem das Ciências no séc. XXI (Outros). Centro de Formação de Professores Portimão e Monchique.
2018/01/16 - 2018/04/17. Curso / Disciplina lecionado. Oficina de Formação Exercícios de Investigação em Educação em Ciências (Centro de Formação de Professores do Litoral à Serra), Registo de acreditação CCPFC/ACC-91562/17, 16 janeiro a 17 abril de 2018 (15h presenciais + 15h de trabalho autónomo – em parceria). . Oficina de Formação "Exercícios de Investigação em Educação em Ciências" (Outros). Centro de Formação de Professores do Litoral à Serra.
2017 - 2017. Orientação. Sensibilização de crianças em idade pré-escolar para a necessidade de adoção de comportamentos alimentares saudáveis.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2017 - 2017. Orientação. Indagar da vontade espontânea das crianças para a realização de atividades no domínio das ciências.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2016 - 2017. Orientação. O Procedimento Científico de Observação Utilizado como Ferramenta de Promoção da Sensibilização Ecológica.Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2017 - Presente. Orientação. Estudo sobre uso de kits didáticos das ciências em 3 diferentes anos de ensino (2.º, 4.º e 6.º anos) .Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2017. Júri de grau académico. Conceções e práticas de educadores de infância e de professores do 1.º ciclo acerca do ensino experimental das ciências. Arguente. Susana Bretes (Mestrado). Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém.
2017. Júri de grau académico. Usos do manual escolar em ciências naturais e em história e geografia de Portugal no 2.º ciclo do ensino básico. Arguente. Andreia Nascimento (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2017. Júri de grau académico. 2017 - Presente - Júri de grau académico de vários Mestrados de Educação e de Ensino, quer como presidente do Júri, quer como vogal (Arguente ou orientadora) - ESEC- UAlg e ESE de Santarém.. Arguente. Axelle Marie Veronique Thierry van Hauwaert (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2017/12/20. Júri de grau académico. O Procedimento científico de observação utilizado como ferramenta de promoção da sensibilização ecológica. Orientador. Inês Catarina Salvador Manuel (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2017/12/06. Júri de grau académico. Sensibilização de crianças em idade pré-escolar para a necessidade de adoção de comportamentos alimentares saudáveis. Orientador. Ana Rita Oliveira Silva (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2017/07/06 - 2017/07/07. Curso / Disciplina lecionado. Sessão Prática (em parceria com Coelho, A. C.) intitulada Diálogo entre as Ciências Naturais e a Matemática nos primeiros anos de escolaridade em espaços não formais de aprendizagem. Sessão prática efetuada no ALGARMAT, Encontro Regional de Professores de Matemática – Núcleo do Algarve, que decorreu na Escola Secundária Poeta António Aleixo, Portimão (6 e 7 de julho de 2017). . Sessão Prática intitulada Diálogo entre as Ciências Naturais e a Matemática nos primeiros anos de escolaridade em espaços não formais de aprendizagem (Outros). Escola Secundária Poeta António Aleixo.
2017/02 - 2017/06. Curso / Disciplina lecionado. Atividades de Investigação em Ciências. Licenciatura em Educação Básica. Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2017/06/17. Apresentação oral de trabalho. “A importância das Ciências para a Educação Básica”. Sábado Pedagógico do Núcleo Regional do MEM. Comissão Coordenadora do Núcleo Regional do Movimento da Escola Moderna (Faro, Portugal).
2017/02/04 - 2017/02/04. Participação em evento. 2017/02/04 -2017/02/04 - Curso de Formação ASA – Reprodução de Plantas com semente - Especialização em Educação em Ciências. Edições Asa, Portugal.. Outro. Curso de Formação ASA – Reprodução de Plantas com semente - Especialização em Educação em Ciências. Edições Asa.
2017/01/21 - 2017/01/21. Participação em evento. Formação - Provas de Aferição (Estudo do Meio)”; “Estratégias de compreensão leitora; Erros ortográficos (Português)”; e “números Racionais não-negativos (Matemática)”. Texto Editora, Portugal.
. Outro. Formação - Provas de Aferição (Estudo do Meio)”; “Estratégias de compreensão leitora; Erros ortográficos (Português)”; e “números Racionais não-negativos (Matemática)”. Texto Editora.
2016 - 2016. Orientação. Sabem as crianças posicionar-se na terra e no sistema solar? Talvez!.Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2015 - 2016. Orientação. Estudo sobre a viabilidade de utilização de Kits comerciais de didática das ciências em sala de aula.Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2013/02 - 2016/06. Curso / Disciplina lecionado. Ecologia e Meio Ambiente. Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2015 - 2015. Orientação. A criatividade em crianças do pré-escolar, estudada a partir de situações problema.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2015 - 2015. Orientação. Diálogo entre as ciências naturais e a matemática no jardim do jardim de infância.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2015 - 2015. Orientação. Uma cultura de caracóis como recurso didático para crianças em idade pré-escolar.Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2012 - 2014. Membro de comissão. Membro da Comissão Organizadora e Membro da Comissão Científica do XV Encontro Nacional de Educação em Ciências que se realizou na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, de 2 4 5 de março de 2014. . Membro. Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2012 - 2014. Organização de evento. Membro da Comissão Organizadora do XV Encontro Nacional de Educação em Ciências que se realizou na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, de 2, 4 e 5 de março de 2014. (2014).
2014/03/02 - 2014/03/05. Arbitragem científica em conferência. XV Encontro Nacional de Educação em Ciências . que se realizou na Escola Superior de Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2013 - 2013. Participação em evento. Formação - Web of Knowledge e Journal of Citation Report. Universidade do Algarve, Portugal. Outro. Formação - Web of Knowledge e Journal of Citation Report. Universidade do Algarve.
2008. Apresentação oral de trabalho. Uma Experiência em Jardim de Infância. Ciclo de Conferências Conversas sobre a Infância. Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa (Faro, Portugal).
2008 - 2008. Participação em evento. Formação - Desenho e Análise Estatística de Questionários. Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, Portugal.. Outro. Formação - Desenho e Análise Estatística de Questionários. Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.
2007. Apresentação oral de trabalho. Ensino Experimental das Ciências para os alunos do 2.º e 4.º anos de escolaridade. . Ensino Experimental das Ciências. Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Alto de Rodes de Faro (Faro, Portugal).
2005 - 2005. Participação em evento. Formação - Sensibilização sobre Segurança em Laboratórios. ITSEMAP PORTUGAL.. Outro. Formação - Sensibilização sobre Segurança em Laboratórios. ITSEMAP PORTUGAL.
2002 - 2002. Participação em evento. Curso de Segurança em Laboratórios de Química. Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Portugal.. Outro. Curso de Segurança em Laboratórios de Química.. Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
1998 - 1998. Participação em evento. Curso de Formação em Proteção e Segurança Radiológica. Ministério do Ambiente, Portugal.
. Outro. Curso de Formação em Proteção e Segurança Radiológica. Ministério do Ambiente.
1994 - 1994. Participação em evento. Curso de Formação de Introdução à Metrologia. Especialização em Metrologia. Instituto de Ciência Aplicada e Tecnologia (ICAT), Portugal


. Outro. Curso de Formação de Introdução à Metrologia. Especialização em Metrologia. Instituto de Ciência Aplicada e Tecnologia (ICAT).

Projetos

Projetos
2002 - 2005. Aprendizagem de Química numa Abordagem Verde. Investigador.
1999 - 2000. Do ar à Água. Orientador.
2006 - 2007. Aprender com a Água, Concurso Ciência Viva VI. Investigador. Centro Ciência Viva de Tavira.
1997 - 1998. Estudo de blooms de cianobactérias associado a variações no caudal do rio Guadiana. Universidade do Algarve.
2021 - Presente. Escola Aprender +: Ambientes Inovadores de Aprendizagem. Investigador. Universidade do Algarve.
2021/11/01 - 2025/02. Propuesta de Intervención para el desarrollo de la Resiliencia en la Educación Superior. Superación de adversidades - RESUPERES, ERASMUS+. Investigador. Universidad de Granada.
2022/12 - 2024/11. Reinventing Mainstream Classrooms - Re:Ma.C, ERASMUS+. Investigador.
2009 - 2010. Sítio dos Pequenos. Outra. Centro Ciência Viva de Tavira..
2002 - 2005. Viva a Química - a experiência na escola . Investigador. Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências.
2002 - 2005. AQUIVERDE: Aprendizagem de Química numa Abordagem Verde. Investigador. Ciência Viva.
2000 - 2001. O Ensino das Ciências da Natureza a alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico: uma abordagem por via da Física e da Química. Investigador. Escola de Alto Rodes.

Produções

Dionísio Gonçalves, C.; Serra, Inês Branco. 2022. "O Trabalho Prático Investigativo como Metodologia Ativa no Processo de Ensino, de Avaliação e de Aprendizagem de Alunos do 2.º CEB". Interacções.
Bárbara Simões; Dionísio Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha. 2022. A co-construção do espaço exterior por crianças de 3 anos: recrei(ando) affordances em contexto de jardim de infância. Em XVII Seminário de Desenvolvimento Motor da Crinaça.
Guerreiro, António; Dionísio Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha; Borges, Maria Leonor; Maló Sequeira, Teresa . 2022. "Resultados Específicos por ESE – Universidade do Algarve. ". Em Levantamento sobre Educação para o Desenvolvimento e Educação para a Cidadania Global nas Escolas Superiores de Educação. ARIPESE - Associação de Reflexão e Intervenção na Política Educativa das Escolas Superiores de Educação, editado por Carlos Teixeira. ARIPESE - Associação de Reflexão e Intervenção na Política Educativa das Escolas Superiores de Educação. Mecanismo de Apoio a Iniciativas ENED 2021 e Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP.
Susana Neves; Carla Dionísio Gonçalves; Rute Rocha. 2021. "Dinâmicas Pedagógicas em Educação Ambiental: a problemática das abelhas". revistamultidisciplinar.com, 3 (1): 121-136. https://doi.org/10.23882/DI2162
Serra, Inês Branco. 2021. "A importância das atividades práticas de Ciências Naturais no processo de ensino e de aprendizagem de alunos do 2.º ciclo do ensino básico: o caso das trocas nutricionais entre o organismo e o meio, nas plantas". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/17859
Alves, Andreia Isabel da Silva. 2021. "Elementos naturais como potencializadores das artes visuais nas conceções de crianças de 5 anos: um encontro entre a ciência e a arte". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/17918
Carapeto, Rafaela Alexandra da Silva. 2021. "O potencial da literatura para a infância na educação em ciências: um estudo com crianças em idade pré-escolar". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/17895
Dias, Sofia Alexandra da Silva. 2021. "Real e imaginário: uma história de simbiose um estudo com crianças de 4 e 5 anos". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/17894
2021. "A qualidade do ambiente educativo como mediador das aprendizagens das crianças em contexto de pré-escolar". Mestrado.
2021. "Explorar as Ciências Naturais através da literatura para a infância". Mestrado.
Dionísio Gonçalves, C.; Amaral .A.; Lopes A.; Bacalhau M.; Guerreiro, António. 2021. "A inclusão de uma adolescente em situação de Gravidez numa escola básica (3.º ciclo). ". Em III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construir a equidade em tempos de mudança , 187-195. Portugal.
Dionísio Gonçalves, C.; Firmino P.; Machado A.; Romão E.; Batarda S.; Guerreiro, António. 2021. "A perspetiva de crianças do 1.º ciclo do ensino básico face à integração de alunos estrangeiros numa turma multicultural. ". Em III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construir a equidade em tempos de mudança , 570-580. Faro, Portugal.
Dionísio Gonçalves, C.; António Guerreiro. 2020. "Ensaio de Investigação em Contexto Educacional e Profissional: contributos para a Avaliação em Metodologias de Investigação". Trabalho apresentado em 8.º Congresso Olhares sobre a Educação, Viseu, Portugal, 16-16.
Hauwaert, Axelle Marie Veronique Thierry van. 2020. "O Referencial de educação para o desenvolvimento: as conceções do conceito de paz por um grupo de crianças de 2 a 5 anos". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/15339
Neves, Susana Tiago Rosa Piloto das. 2020. "Perceção das crianças sobre a importância das abelhas no 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/15170
Ponte, Érica Simões. 2020. "Cuidar dos animais e da natureza - estratégias de sensibilização na educação pré-escolar". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/15386
Tomé, Margarida Pereira; Margarida Tomé; Dionísio Gonçalves, C.; Joana Serpa Santos; Vanda Correia. 2020. "Análise das potencialidades do espaço exterior: proposta de exploração com crianças em idade pré-escolar". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/15165
Carla Dionísio; Ana Carmo; Elena Nedyalkova; Raquel Cavaco. 2019. "A ausência familiar: um problema do mundo contemporâneo". revistamultidisciplinar.com, 1 (2): 65-75. https://doi.org/10.23882/MJ1919
Gonçalves, Carla Dionísio. 2019. "A Unidade Curricular de Literacia Científica como Promotora de Aprendizagens Ativas no Ensino Superior". https://doi.org/10.25755/int.18788
Dionísio Gonçalves, C.. 2019. "Aprendizagens ativas no ensino superior. O caso da unidade curricular de Literacia Científica". Em Inovação no ensino da matemática e das ciências 2019, 166-172. Santarém, Portugal: Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém.
Dionísio Gonçalves, C.; Coelho, Ana Cristina Hurtado de Matos; Conceição, Ana. 2019. "Estratégia pedagógica no Ensino Superior baseada no conceito de aprendizagem ativa". Em Ensino-Aprendizagem de Ciências e suas Tecnologias, editado por Edições Brasil / Editora Fibra, 9-25. 1ª ed. Jundiaí, Brasil: Edições Brasil / Editora Fibra. http://www.edicoesbrasil.com.br/livros/verProduto/82
Dionísio Gonçalves, C.; Coelho, A. C.; Manuel, I.. 2019. "Estratégias de educação ambiental na educação pré-escolar". Em Livro de Atas das XXIV Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental , editado por D. R. Silva, 22-23. Setúbal, Portugal: Associação Portuguesa de Educação Ambiental.
Carvalhal, Andreia Filipa Vasques. 2019. "O cão de ajuda social em contexto de educação pré-escolar". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/14888
2019. "Real e Imaginário: Uma história de Simbiose". Mestrado.
Dionísio Gonçalves, C.; Geraldo, Daniel Rui de Brito; Vitorino, Teresa . 2019. Potencialidades da participação de alunos do 1.º CEB em atividades práticas de ciências. Em Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019.
Coelho, Ana Cristina; Cavaco, Teresa; Gonçalves, Carla Dionísio; Horta, Maria Helena; Baião, Ana; Correia, Raquel; Vinagre, António; Coelho, Ana Cristina Hurtado de Matos; Dionísio Gonçalves, C.. 2018. Feira de Atividades em Ciências para a Educação Pré-Escolar: Uma estratégia educativa e empreendedora da ligação da universidade à comunidade. Em 2016 decorreu a IV Edição da Feira de Atividades em Ciências para a Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. A organização do evento esteve integrada no plano de estudos do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar, através das Unidades Curriculares de Construção do Conhecimento do Mundo Físico e Natural e Laboratório das Expressões. Esta est. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/14069
Coelho, Ana Cristina; Gonçalves, Carla Alexandra L. D. R. Dionísio; Afonso, Vanessa Teixeira. 2018. "As atividades experimentais no jardim de infância Hortas Pedagógicas". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/12172
Geraldo, Daniel Rui de Brito. 2018. "Avaliação da potencialidade da participação no ensino das ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/12575
Dionísio Gonçalves, C.; Coelho, Ana Cristina Hurtado de Matos; Manuel, Inês. 2018. "Diálogo entre as Ciências Naturais e a Matemática: Estratégias pedagógicas na educação pré-escolar". Trabalho apresentado em ALGARMAT 2018, Tavira, Portugal, 33-34.
Conceição, Ana; Coelho, Ana Cristina Hurtado de Matos; Dionísio Gonçalves, C.. 2018. "Estratégias de motivação na formação matemática dos alunos no Ensino Superior". Trabalho apresentado em Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Matemática ENSPM, Bragança, Portugal.
Dionísio Gonçalves, C.; Coelho, Ana Cristina Hurtado de Matos. 2018. "Diálogo entre as Ciências Naturais e a Matemática nos primeiros anos de escolaridade em espaços não formais de aprendizagem". Trabalho apresentado em ALGARMAT 2017, Portimão, Portugal.
Viegas, Rúben Emanuel do Ó. 2018. "Animação produzida por alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, usada como recurso didático na aprendizagem de conceitos de astronomia". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/12224
Dionísio Gonçalves, C.; Coelho, Ana Cristina Hurtado de Matos Coelho. 2018. "Estratégias de educação ambiental na educação pré-escolar". Em Livro de Atas das XXIV Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental , 22-23.
Coelho, A. C. (BE1B-B52D-1576); Dionísio Gonçalves, C.; Mendes, T.; Cunha, R.. 2017. "Viabilidade da utilização de Kits comerciais de didática das ciências em sala de aula". Trabalho apresentado em Porto International Conference on Research in Education , Porto, Portugal, 98-99.
Dionísio Gonçalves, C.; Correia, M.; Freire, A. M.; Valadas, Sandra Cristina Andrade Teodósio Santos. 2017. "Mudanças nas conceções e práticas de professores. Dois estudos com professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em Porto International Conference on Research in Education , Porto, Portugal, 194-194.
Dionísio Gonçalves, C.; Coelho, A. C. (BE1B-B52D-1576). 2017. "Modelo de Relatório Investigativo inserido nas Práticas Pedagógicas dos Cursos de Formação de Educadores e Professores". Trabalho apresentado em 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior , Setúbal, Portugal.
Silva, Ana Rita Oliveira. 2017. "Sensibilização de crianças em idade pré-escolar para a necessidade de adoção de comportamentos alimentares saudáveis". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/10708
Teodoro, Merícia Freitas. 2017. "Indagar da vontade espontânea das crianças para a realização de atividades no domínio das ciências". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/10714
Coelho, Ana Cristina; Gonçalves, Carla Dionísio; Cavaco, Teresa; Baião, Ana; Correia, Raquel; Horta, Maria Helena; Guerreiro, António. 2016. Feiras de atividades em ciências para a educação pré-escolar. Na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve realizaram-se Feiras de atividades em ciências para crianças que frequentavam jardins de infância da região, em 2006 e 2013, tendo participado nas atividades mais de 200 crianças. A realização destes eventos estava integrada em disciplinas dos cursos de formação de educadores de infância que abordavam assuntos de educação em c. https://doi.org/10.25755/int.8755
Valadas, Sandra Cristina Andrade Teodósio Santos; Freire, Ana Maria Martins Silva; Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha Dionísio. 2016. "Impacte do programa de formação em ensino experimental das ciências nas conceções e práticas de professores do 1º ciclo do ensino básico". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10174/18450
Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha Dionísio; Guerreiro, Mafalda Cristina Gomes Sousa; Jesus, Maria Eugénia Coelho Baptista de. 2016. "Descobrindo e reconstruindo o valor do ensino experimental das ciências no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico". Interacções, 11 (39): 693-707. https://doi.org/10.25755/int.8769
Caninas, Ana Marta Esteves. 2016. "Sabem as crianças posicionar-se na terra e no sistema solar? Talvez!". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/10847
Gonçalves, Inês de Jesus. 2014. "A criatividade em crianças do pré-escolar, estudada a partir de situações problema". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/8293
Barnabé, Mónica Paula da Silva. 2014. "Uma cultura de caracóis como recurso didático para crianças em idade pré-escolar". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/8280
Fernandes, Sónia Sofia Sousa. 2014. "Diálogo entre as ciências naturais e a matemática no jardim do jardim de infância". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/8387
Dionísio Gonçalves, C.; Valadas, Sandra Cristina Andrade Teodósio Santos; Freire, Ana Maria Martins Silva. 2011. "Percepções de duas Professoras do 1º Ciclo, sobre Actividades preconizadas no EEC". Em Actas do XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências: Educação em Ciências para o Trabalho, o Lazer e a Cidadania, 103-116. Braga, Portugal: Universidade do Minho, Instituto de Educação.
Dionísio Gonçalves, C.; Gonçalves, Carla Dionísio; Barros, Jorge; Monteiro, Rute. 2009. "Concepções de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico: o que eles declaram antes de abordarem o conceito de Evaporação no âmbito do PFEEC.".
Dionísio Gonçalves, C.; Coelho, Ana Cristina Hurtado de Matos. 2007. "A Luz Química do Pirilampo na Educação Pré-Escolar". Trabalho apresentado em 5º Encontro Nacional da Divisão de Ensino e Divulgação da Química, Braga, Portugal.
Dionísio, Carla Gonçalves; Elias, Maria Elisabeth. 2004. "O ensino experimental das ciências da natureza numa escola do 1º ciclo do ensino básico: uma abordagem pela via da química (Estudo de Caso)". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/1938
Jesus, Maria Eugénia Coelho Baptista de; Dionísio Gonçalves, C.. 2002. Estudo de um Ecossistema. Em 6.º Fórum Ciência Viva.
Dionísio Gonçalves, C.; Sousa, Maria Natália; Monteiro, Rute Crisitna Correia da Rocha; Silva, Verónica. 2001. "O Brinquedo Didáctico no Estudo do Meio". Trabalho apresentado em IX Encontro Nacional de Educação em Ciências na Escolaridade Básica,, Viseu, Portugal.
Dionísio Gonçalves, C.; Monteiro, Rute Crisitna Correia da Rocha; Coelho, Ana Cristina Hurtado de Matos. 1999. "Aplicação da Biotecnologia à Educação em Ciências: Biociências para todos". Trabalho apresentado em VII Encontro Nacional de Educação em Ciências, Faro, Portugal, 88-89.
Dionísio Gonçalves, C.; Galvão, Helena; Miguel, Rute. 1998. "Toxic Cyanobacteria blooms in the Guadiana River, southern Portugal". Trabalho apresentado em Abstract of 4th International Conference on toxic Cyanobacteria, Beauford, Estados Unidos.
 

Contacto