Silhueta de pessoa indiferenciada

Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha Dionísio Gonçalves

Professor Adjunto
Escola Superior de Educação e Comunicação
Subsistema
Docentes Politécnico
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Carla Alexandra Dionísio Gonçalves is an Adjunt Professor in the Department of Teacher and Educator Training at the School of Education and Communication at the University of the Algarve (ESEC-UAlg). She has a PhD in Educational Sciences from the University of Évora and a Master's degree in Chemistry for Teaching from the University of Lisbon. She has taught several curricular units in the 1st and 2nd cycle courses at ESEC-UAlg, within the scope of the Didactics of Science and Education Sciences. She is a trainer, certified by the Scientific-Pedagogical Council for Continuing Education, and over the years has run various workshops and training courses for nursery school teachers and 1st and 2nd cycle teachers. Her main area of research focuses on conceptions of teaching, learning and assessment and their influence on the practices of nursery school teachers and primary and secondary school teachers. She is currently the Director of the Master's Degree in Pre-School Education and Deputy Director of the Degree in Basic Education. She has also been the Director of the Degree in Basic Education and a member of the Board of Directors of the Master's Degrees in Pre-School Education and Teaching in the 1st CEB and Mat/CN in the 2nd CEB. She has published articles in specialized journals and has two book chapters. He participates and/or has participated as a researcher in various national and international projects. In his professional activities, he has interacted with several collaborator(s) in co-authoring scientific work. She is a supervisor of Supervised Teaching Practices for students who are future teachers of the 1st or 2nd CEB. He has supervised several PES reports and master's dissertations.

Atividades

Atividades
2024/01 - Presente. Arbitragem científica em conferência. Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.
2024/01 - Presente. Orientação. Innovative Strategies for the Integration of Portuguese Non-Mother Tongue Students in the Teaching and Learning of Natural Sciences: The Re.Ma.C. project in a 2nd Cycle Primary School class | Estratégias Inovadoras para a Integração de Alunos de Português Língua Não Materna no Ensino e Aprendizagem de Ciências Naturais: O projeto¿Re.Ma.C. numa turma de 2.º Ciclo do Ensino Básico .Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
Membro de associação. Member of the Basic Education Research Centre (IP Bragança) | Membro Integrado do Centro de Investigação em Educação Básica (IP Bragança). Investigadora.
2023/09 - Presente. Orientação. Between brushes and leaves: Nature as a stage for interaction between three-year-olds. | Entre pincéis e folhas: A Natureza como palco de interação entre crianças de três anos. .Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2023/02 - Presente. Orientação. Blended learning environments, applied to Science Education, as promoters of the personalisation of Teaching, Learning and Assessment |Ambientes híbridos de aprendizagens, aplicados à Educação em Ciências, como promotores da personalização do Ensino, Aprendizagem e Avaliação.Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2022 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. IInterdisciplinary Projects in Primary School Practice | Projetos Interdisciplinares na Práticas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2022 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Interdisciplinary Projects in 1st Cycle Practices | Projetos Interdisciplinares na Práticas do 1.º Ciclo. Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2021 - Presente. Membro de comissão. Member of the Editorial Board of Refletir Magazine - ESEC UAlg | Membro da Comissão Editorial da Revista Refletir - ESEC UAlg. Membro. Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2021 - Presente. Outro júri / avaliação. Vogal no Processo de Acesso ao Ensino Superior - Concursos Maiores de 23 anos e Concurso Especial Estudantes Internacionais
.
2020 - Presente. Arbitragem científica em conferência. Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019. Instituto Politécnico de Santarém.
2019 - Presente. Membro de comissão. Member of the Editorial Team of Revista Interacções | Membro da Equipa Editorial da Revista Interacções . Membro.
2019 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Trainer of one of the 3-hour modules, entitled Problem-based learning, as part of the Continuous Teacher Training Course - Autonomy and Curricular Flexibility - Operationalisations, Formadora de um dos módulos de 3h, intitulado A aprendizagem baseada em problemas¿, no âmbito de Curso de Formação Contínua de Professores - Autonomia e Flexibilidade Curricular ¿ Operacionalizações¿, que se realizou na Escola Secundária João de Deus ¿ Faro (CCPFC/ACC-101503/16). Destinatários: Professores dos ensinos básico e secundário e educação espacial. Duração: 25h. A aprendizagem baseada em problemas”, no âmbito de Curso de Formação Contínua de Professores “Autonomia e Flexibilidade Curricular – Operacionalizações (Outros).
2019 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Initiation to Professional Practice I | Iniciação à Prática Profissional I. Educação Básica (Licenciatura). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2018 - Presente. Orientação. Science in motion in pre-school education: comparing approaches focused on healthy eating | Ciências em movimento na educação pré-escolar: comparação de abordagens focadas na alimentação saudável.Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
Membro de associação. Member of the Portuguese Association for Science Education (APEduC) | Membro da Associação Portuguesa da Educação em CIências (APEduC). Sócio n.º 84.
2018 - Presente. Membro de comissão. Member of the Coordinating Committee of the Algarve Branch of the Portuguese Association for Science Education (APEduC) and Member of APEduC. | Membro da Comissão Coordenadora do Núcleo do Algarve da Associação Portuguesa da Educação em CIências (APEduC) e Membro da APEduC.. Membro. Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação.
2017 - Presente. Orientação. Study on the use of science teaching kits in 3 different school years (2nd, 4th and 6th grades) | Estudo sobre uso de kits didáticos das ciências em 3 diferentes anos de ensino (2.º, 4.º e 6.º anos) .Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2024/01/19. Apresentação oral de trabalho. Despertar para as ciências no espaço exterior do jardim de infância: Um estudo com crianças de 5 anos . XX Encontro Nacional de Educação em Ciências e VI International Seminar of Science Education. Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal).
2024/01/19. Apresentação oral de trabalho. Ampliar os horizontes culturais e digitais no ensino do português e das ciências naturais: O Projeto RE.MA.C. . XX Encontro Nacional de Educação em Ciências e VI International Seminar of Science Education. Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal).
2023/12 - 2024/03. Membro de comissão. Member of the Scientific Committee of the Meeting on Innovation in Maths and Science Teaching | Membro da Comissão Científica do Encontro de Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências. Membro. Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém.
2023/05 - 2024/01. Arbitragem científica em conferência. 9.º Congresso Nacional de práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.23). Universidade do Algarve.
2023/04 - 2024/01. Membro de comissão. Member of the Scientific Committee of the XX Encontro Nacional de Educação em Ciências (XX ENEC) and the VI International Seminar of Science Education (VI ISSE) | Membro da Comissão Científica do XX Encontro Nacional de Educação em Ciências (XX ENEC) e do VI International Seminar of Science Education (VI ISSE). Membro. Universidade da Beira Interior.
2023 - 2024/01. Arbitragem científica em conferência. XX Encontro Nacional de Educação em Ciências e VI International Seminar of Science Education. Universidade da Beira Interior .
2021 - 2024. Organização de evento. Organization of lectures as part of the "Dialogues about (our) children", held at the António Ramos Rosa Municipal Library in Faro. A partnership between the Directorate of the Master's Degree in Pre-school Education at the University of the Algarve's School of Education and Communication and the Faro Municipal Library | Organização de Palestras no âmbito dos “Diálogos sobre as (nossas) crianças”, que se realizam na Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa. Uma parceria entre a Direção do Mestrado em Educação Pré-escolar da ESEC_UALg e BMFaro (2021). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve; Biblioteca Municipal de faro.
2023/05/01 - 2023/12/31. Arbitragem científica em conferência. 9.º Congresso Nacional de práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.23). Universidade do Algarve.
2023/02 - 2023/12/18. Orientação. The use of gamification in the classroom as a motivational strategy and learning assessment method | O uso da gamificação em sala de aula como estratégia de motivação e método de avaliação das aprendizagens.Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2023/11/28. Júri de grau académico. The use of the 5E model in the evaluation of an educational application about the Iberian imperial eagle: Learning by students in the 2nd cycle of basic education | A utilização do modelo 5E na avaliação de uma aplicação educacional sobre a Águia-imperial-ibérica: Aprendizagens dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico. Orientador. Nuno Ricardo da Silva Guilherme (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2023/02 - 2023/11/28. Orientação. The use of the 5E model in the evaluation of an educational application about the Iberian Imperial Eagle: Learning by students in the 2nd cycle of basic education | A utilização do modelo 5E na avaliação de uma aplicação educacional sobre a Águia-imperial-ibérica: Aprendizagens dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico..Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2023/11/14. Júri de grau académico. The inclusion of a child with global developmental delay in pre-school | A inclusão de uma criança com atraso global de desenvolvimento no pré-escolar . Presidente do júri. Ana Catarina Rosa Simão (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2022/07 - 2023/09. Arbitragem científica em revista. Interacções.
2023/07/28. Júri de grau académico. Externalising science in kindergarten: a study on the potential of the outdoor space for learning physical and natural sciences in 5-year-olds | Exteriorizar as ciências no jardim de infância: um estudo sobre as potencialidades do espaço exterior na aprendizagem de ciências físicas e naturais em crianças de 5 anos. Orientador. Ana Rita Mateus Silva (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2023/07/27. Júri de grau académico. Rational numbers: a study with country flags in the 2nd cycle of basic education | Números racionais: um estudo com bandeiras de países no 2.º ciclo do ensino básico. Presidente do júri. Catarina Filipa da Silva Guerreiro (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2023/07/27. Júri de grau académico. Developing statistical literacy: an investigation in the primary school classroom | Desenvolvimento da literacia estatística: uma investigação na sala de aula do 2.º ciclo do ensino básico. Presidente do júri. MARISA ALEXANDRA BRÁS SIMÃO (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2023/07/27. Júri de grau académico. Strategies for determining the area of an irregular surface in the 2nd cycle of basic education | Estratégias para determinar a área de uma superfície irregular no 2.º ciclo do ensino básico. Presidente do júri. NICOLE BOTA DOS SANTOS (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2022/09 - 2023/07/27. Orientação. Externalising science in kindergarten: a study on the potential of the outdoor space for learning physical and natural sciences in 5-year-olds | Exteriorizar as ciências no jardim de infância: um estudo sobre as potencialidades do espaço exterior na aprendizagem de ciências físicas e naturais em crianças de 5 anos.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2023/07/20. Júri de grau académico. Promoting children's autonomy in pre-school education by involving families | Promover a autonomia das crianças na educação pré-escolar envolvendo as famílias. Presidente do júri. Nádia Patrícia Domingues Gonçalves (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2023/06/20. Júri de grau académico. Working on the autonomy of pre-school children - a study in a 5-year-old classroom | Trabalhar a autonomia de crianças em idade pré-escolar - estudo numa sala de 5 anos. Presidente do júri. JOANA ISABEL BELÉM DA SILVA (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2023/05/30 - 2023/05/30. Organização de evento. Organising, supervising and running a workshop on "Experimental Science Teaching" as part of the Practical and Experimental Activities for Basic Education course for pre-school children at the Arco-Íris Institution (Faro), which took place on 30 May 2023 at the University of the Algarve's School of Education and Communication | Organização, supervisão e dinamização de um ateliê sobre ¿Ensino Experimental das Ciências¿, no âmbito da UC de APEEB dirigidos a crianças em idade pré-escolar, da Instituição Arco-Íris (Faro). (2023). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2023/05/25 - 2023/05/25. Organização de evento. Organisation of the 1st Seminar in Early Childhood Education by the Director of the Master's in Pre-School Education. Seminar was certified as a Short-Term Action, with a total of 5 hours and took place at the School of Education and Communication | Organização, no âmbito da Direção do Mestrado em Educação Pré Escolar, do I Seminário em Educação de Infância. Este seminário foi certificado como Ação de Curta Duração, com um total de 5 horas e decorreu na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, no dia 25 de maio de 2023 (2023). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2023/05/12. Júri de grau académico. A View of Affections in Pre-School Children - Happiness and Sadness! | Uma visão dos Afetos em crianças em Educação Pré-Escolar - A Felicidade e a Tristeza!. Presidente do júri. JOANA MOURATO FERREIRA (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2023/02/17. Júri de grau académico. Raising awareness of food waste: an approach with pre-school and primary school children | Sensibilização para o Desperdício Alimentar: uma abordagem com crianças do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Arguente principal. Laura Vitória Martins Henriques (Mestrado). Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém.
2020/09 - 2022/12/07. Orientação. Discovering the Arctic in kindergarten: the contribution of natural and everyday materials to children's learning |À descoberta do Ártico no jardim de infância: o contributo dos materiais naturais e do quotidiano na aprendizagem das crianças.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2021/09 - 2022/12/06. Orientação. Project methodology in the exploration of the Jurassic era in a pre-school context: come and meet the dinosaurs | Metodologia de projeto na exploração da época jurássica em contexto Pré-Escolar: vem conhecer os dinossauros.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2022/09 - 2022/11/30. Orientação. Children's voice and voice in promoting a quality educational environment in kindergartens | A voz e a vez das crianças na promoção de um ambiente educativo de qualidade em jardim de infância.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2021/09 - 2022/11/29. Orientação. The co-construction of the outdoor space by 3-year-olds recreating learning in a kindergarten context | A co-construção do espaço exterior por crianças de 3 anos recrei(ando) aprendizagens em contexto de jardim de infância.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2022/01 - 2022/11/28. Orientação. Inclusive education in the natural sciences, in the 2nd cycle of basic education, through digital learning environments | Educação inclusiva em Ciências Naturais, no 2.º ciclo do Ensino Básico, através de contextos digitais de aprendizagem.Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2022/07/01. Apresentação oral de trabalho. Ensino Experimental das Ciências (articulação entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º CEB).. Autonomia e Flexibilidade Curricular. Escola Secundária de Loulé (Loulé, Portugal).
2022/03/11 - 2022/03/12. Arbitragem científica em conferência. Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022. Instituto Politécnico de Santarém.
2021 - 2022. Curso / Disciplina lecionado. Trainer in the 1st and 2nd editions of the Hybrid Teaching Training Course: a strategy for diversifying teaching and learning in higher education: CNAEF | Formadora na 1.ª e na 2.ª edição do Curso de Formação Ensino Híbrido: estratégia de diversificação do ensino e da aprendizagem no ensino superior: Área de Formação CNAEF: Formação de professores/formadores e ciências da educação. Duração: 12 h (modalidade online e presencial). Esta formação enquadra-se no Programa de Formação e Capacitação da Universidade do Algarve Qulifica+ UAlg 2020. Ensino Híbrido: estratégia de diversificação do ensino e da aprendizagem no ensino superior (Outros). Universidade do Algarve.
2019/09 - 2021/12/16. Orientação. Real and imaginary: a story of symbiosis - a study with 4 and 5 year olds | Real e imaginário: uma história de simbiose um estudo com crianças de 4 e 5 anos.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2021/12/13. Júri de grau académico. Natural elements as potentialisers of the visual arts in the conceptions of 5-year-old children: an encounter between science and art. | Elementos naturais como potencializadores das artes visuais nas conceções de crianças de 5 anos: um encontro entre a ciência e a arte.. Orientador. Andreia Alves (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2021/09 - 2021/12/13. Orientação. Natural elements as enhancers of the visual arts in the conceptions of 5-year-olds: an encounter between science and art |Elementos naturais como potencializadores das artes visuais nas conceções de crianças de 5 anos: um encontro entre a ciência e a arte.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2021/12/02. Júri de grau académico. The importance of practical, experimental science activities in the teaching and learning process of primary school students | A importância das atividades práticas de Ciências, de índole experimental, no processo de ensino e de aprendizagem de alunos do 1.º ciclo do ensino básico. Orientador. Inês Branco Serra (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2020/03 - 2021/12/02. Orientação. The importance of practical activities in Natural Sciences in the teaching and learning process of 2nd cycle primary school students: the case of nutritional exchanges between the organism and the environment in plants. | A importância das atividades práticas de Ciências Naturais no processo de ensino e de aprendizagem de alunos do 2.º ciclo do ensino básico: o caso das trocas nutricionais entre o organismo e o meio, nas plantas..Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2021/10/20. Júri de grau académico. The potential of children's literature in science education: a study with pre-school children | O potencial da literatura para a infância na educação em ciências: um estudo com crianças em idade pré-escolar. Orientador. Rafaela Carapeto (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2020/09 - 2021/10/20. Orientação. The potential of children's literature in science education: a study with pre-school children | O potencial da literatura para a infância na educação em ciências: um estudo com crianças em idade pré-escolar.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2020/10 - 2021/09/24. Orientação. The quality of the educational environment as a mediator of children's learning in a pre-school setting | A qualidade do ambiente educativo como mediador das aprendizagens em contexto de pré-escolar.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2021/09/08. Apresentação oral de trabalho. Aprender Ciências e Matemática através da Literatura para a Infância. ALGARMAT 2021.
2020/01/20. Júri de grau académico. Desenvolvimento do Pensamento Estatístico em Crianças de Três Anos. Presidente do júri. Joyce Liliana Calvinho Pereira, (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2017/02/05 - 2021/06/12. Curso / Disciplina lecionado. Research Methodologies in Education | Metodologias de Investigação em Educação. Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2015/09/14 - 2021/06/12. Curso / Disciplina lecionado. Didactics of Science / Didactics of Science I |Didática das Ciências / Didática das Ciências I. Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado).
2015/09/14 - 2021/06/12. Curso / Disciplina lecionado. Animal Biology and the Environment | Biologia Animal e Ambiente. Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2012/09 - 2021/06/12. Curso / Disciplina lecionado. Practical and Experimental Activities for Basic Education | Atividades Práticas e Experimentais para a Educação Básica. Licenciatura em Educação Básica - (Licenciatura). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2012/09 - 2021/06/12. Curso / Disciplina lecionado. Scientific Literacy | Literacia Científica. Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2016/02/15 - 2021/05/28. Curso / Disciplina lecionado. Supervised Teaching Practice (1st Cycle of Basic Education Module) - Natural Sciences (Environmental Studies) strand | Prática de Ensino Supervisionada (Módulo do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - vertente de Ciências Naturais (Estudo do Meio). Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2016/02/14 - 2021/05/28. Curso / Disciplina lecionado. Supervised Teaching Practice (2nd Cycle Primary School Module) - Natural Sciences strand | Prática de Ensino Supervisionada (Módulo do 2.º CEB) - vetente de Ciências Naturais. Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2021/05 - 2021/05. Arbitragem científica em revista. Revistamultidisciplinar.com ( 2184-5492).
2020/01/16. Júri de grau académico. Música e Literatura: a melodia das emoções. Presidente do júri. Inês Isabel Soares Ribeiros, (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2021/04/16 - 2021/04/17. Participação em evento. Moderator of Free Communications | Moderadora de Comunicações Livres . Congresso. III Congresso Direitos Humanos e educação Inclusiva: Construir a Equidade em Tempos de Mudança . Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2020/01/15. Júri de grau académico. Cores e sons: construindo padrões na educação pré-escolar. Presidente do júri. Ana Sofia Lança Teixeira (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2019/09/16 - 2021/02/23. Curso / Disciplina lecionado. Research Methodologies in Education | Metodologias de Investigação em Educação. Mestrado em Ensino do 1.º CEB e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e ENSINO DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO E DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL NO 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2013/09 - 2021/02/20. Curso / Disciplina lecionado. Didactics of Environmental Studies | Didática do Estudo do Meio. Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2018 - 2021. Membro de comissão. Member of the Scientific Committee of the Meeting on Innovation in Maths and Science Teaching | Membro da Comissão Científica do Encontro de Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências. Membro. Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém.
2020/12/11. Júri de grau académico. O Referencial de Educação para o Desenvolvimento: as conceções do conceito de paz por um grupo de crianças de 2 a 5 anos. Orientador. Axelle Marie Veronique Thierry van Hauwaert (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2019/09 - 2020/12/11. Orientação. The Development Education Framework: the conceptions of peace held by a group of children aged 2 to 5 years old | O Referencial de educação para o desenvolvimento: as conceções do conceito de paz por um grupo de crianças de 2 a 5 anos.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2019/09 - 2020/12/10. Orientação. Analysing the potential of outdoor space: a proposal for exploring it with pre-school children | Análise das potencialidades do espaço exterior: proposta de exploração com crianças em idade pré-escolar.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2020/12/04. Júri de grau académico. Exploração das Emoções Básicas para a Aprendizagem dos Valores. Presidente do júri. Ana Lúcia Cipriano Russo (Mestrado).
2019 - 2020/11/26. Orientação. Children's perception of the importance of bees in primary school | Perceção das crianças sobre a importância das abelhas no 1º Ciclo do Ensino Básico.Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2020/11/20. Apresentação oral de trabalho. Ensaio de investigação em contexto educacional e profissional: Contributos para a avaliação em Metodologias de Investigação. 8.º Congresso Olhares sobre a Educação /1st International Congress Perspective on Education,. Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal).
2020/11/19. Júri de grau académico. A influência da amizade no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar. Presidente do júri. Solange Isabel Duarte Maria (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2020/10/14 - 2020/11/11. Outro júri / avaliação. Membro do Juri para reconhecimento de nível requerido por Mirian Vairinhos. Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2018/09 - 2020/07/02. Orientação. Caring for animals and nature - awareness-raising strategies in pre-school education | Cuidar dos animais e da natureza - estratégias de sensibilização na educação pré-escolar.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2018/09 - 2019/01/18. Orientação. Children's problem-solving strategies in science | As estratégias das crianças na resolução de problemas em ciências.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2020/04/14 - 2020/06/09. Participação em evento. MOOC (Massive Open Online Course) Training Course entitled Active Learning Scenarios - Rating 98% (out of 100%). Directorate-General for Education, Portugal. | Curso de Formação MOOC (Massive Open Online Course) intitulado Cenários de Aprendizagem Ativa - Classificação 98% (em 100%). Direção Geral de Educação, Portugal.. Outro. Curso de Formação MOOC (Massive Open Online Course) intitulado “Cenários de Aprendizagem Ativa”. Direção Geral de Educação.
2020 - 2020. Arbitragem científica em revista. Revista Multidisciplinar ( 2184-5492).
2020. Júri de grau académico. O Referencial de educação para o desenvolvimento: as conceções do conceito de paz por um grupo de crianças de 2 a 5 anos. Orientador. Axelle van Hauwaert (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2019/12 - 2020. Arbitragem científica em revista. Interacções (1646-2335).
Membro de associação. Member of the Portuguese Chemical Society | Membro da Sociedade Portuguesa de Químca. Sócio com o nº 3406..
2019/09/16 - 2019/12/20. Curso / Disciplina lecionado. Research in Education | Investigação em Educação. Mestrado em Educação Especial: domínio cognitivo e motor (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2019/09/16 - 2019/12/20. Curso / Disciplina lecionado. Research Methodologies | Metodologias de Investigação. Mestrado em Gestão e Administração Escolar (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2012/09 - 2019/12/20. Curso / Disciplina lecionado. Physical and Chemical Sciences | Ciências Físicas e Químicas. Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve (Licenciatura). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2018/09 - 2019/12/17. Orientação. The social assistance dog in pre-school education | O cão de ajuda social em contexto de educação pré-escolar.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2019/12/12. Júri de grau académico. Efeitos da Observação na Perceção da Alcançabilidade
Horizontal da Criança. Presidente do júri. Ana Catarina Matos Correia (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2019/12/09. Júri de grau académico. O Desenvolvimento Emocional e a Prática de Relaxamento com um Grupo de 3 Anos. Presidente do júri. ANA CATARINA BAPTISTA RIBEIROS (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2019/11/29. Júri de grau académico. A promoção da autoestima no jardim de infância: Contribuição para o desenvolvimento pessoal e social da criança. Presidente do júri. SORAIA MARGARIDA DO BRITO BALTAZAR (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2019/11. Júri de grau académico. Educação emocional: uma estratégia para a mudança de comportamentos ambientais na educação pré-escolar. Arguente. Maria Filomena de Jesus Matos El Moumen (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2019/10/12. Apresentação oral de trabalho. O que podem as crianças aprender através das ciências?. Vamos falar sobre as nossas crianças. Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa (Faro, Portugal).
2018/01 - 2019/06. Membro de comissão. Coordinator of Supervised Teaching Practice (PES) for the Master's Degree in Teaching Primary Education and Maths and Natural Sciences in Secondary Education | Coordenadora da Prática de Ensino Supervisonada (PES) do Curso de Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Coordenador. Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2019/05/31 - 2019/05/31. Organização de evento. Coorganization of the 1st Seminar of the Algarve Branch of APEduC (Portuguese Association for Science Education) entitled "Training in Science Education in the context of Autonomy and Curricular Flexibility", given by Professor Fátima Paixão from the School of Education of the Castelo Branco Polytechnic Institute | Coorganização do I Seminário do Núcleo do Algarve da APEduC (Associação Portuguesa de Educação em Ciências) intitulado “Formação em Educação em Ciências no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular”, Doutora Fátima Paixão. (2019). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2019/03/18 - 2019/05/31. Participação em evento. MOOC (Massive Open Online Course) training course entitled "Autonomy and Curricular Flexibility (II)" - 88% rating (out of 100%). Directorate-General for Education, Portugal. | Curso de Formação MOOC (Massive Open Online Course) intitulada "Autonomia e Flexibilidade Curricular (II)" - Classsificação 88% (em 100%). Direção Geral de Educação, Portugal.. Outro. Curso de Formação MOOC (Massive Open Online Course) intitulada "Autonomia e Flexibilidade Curricular (II)" . Direção Geral de Educação.
2019/05/17. Júri de grau académico. A prática de yoga com um grupo de 3 e 4 anos - À conquista de alguns benefícios. Presidente do júri. Sofia Neto Serra, (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2019/05/15 - 2019/05/15. Organização de evento. Organization, in partnership with the members of the Basic Education Degree Course Board, of the First LEB Pedagogical Days with the lecture entitled "Learning to Read and Write", which was given by 1st grade teachers Patrícia Palma and Fernanda Filipe | Organização, em parceria com os membros da Direção do Curso de Licenciatura em Educação Básica, das Primeiras Jornadas Pedagógicas da LEB com a Palestra intitulada “Aprendizagem da Leitura e da Escrita” que foi proferida pelas professoras do 1.º CEB Patrícia Palma e Fernanda Filipe. (2019). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2019/01/07 - 2019/05/07. Organização de evento. Organização e Coordenação, em parceria com os membros da Direção do Mestrado em Educação Pré-Escolar, do I Fórum da PES, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este Fórum decorreu na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve | Organização e Coordenação, em parceria com os membros da Direção do Mestrado em Educação Pré-Escolar, do I Fórum da PES, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este Fórum decorreu na ESEC - UAlg (2019). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2019/03/15 - 2019/03/16. Arbitragem científica em conferência. Inovação no ensino da matemática e das ciências 2019 . Escola Superior de Educação de Santarém.
2019/03/15. Apresentação oral de trabalho. Aprendizagens Ativas no Ensino Superior; o caso da unidade curricular de Literacia Científica. Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019. Instituto Politécnico de Santarém (Santarém , Portugal).
2019/01/02 - 2019/03/06. Organização de evento. Organization and participation in the thematic seminar held as part of the celebrations for the 11th anniversary of the degree in Basic Education, which took place at the School of Education and Communication of the University of the Algarve. | temático no âmbito das Comemorações dos 11 anos da Licenciatura em Educação Básica, que se realizou na Escola Superior de Educação e Comunicação das Universidade do Algarve (2019). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2019/02/17 - 2019/02/17. Curso / Disciplina lecionado. Autonomy and Curricular Flexibility Operationalisations Training Course: Problem-Based Learning Module (Ria Formosa Training Centre), Accreditation registration CCPFC/ACC-101503/18, 17 February 2019 (3h of training) | Curso de Formação Autonomia e Flexibilidade Curricular ¿ Operacionalizações: Módulo Aprendizagem Baseada em Problemas (Centro de Formação Ria Formosa), Registo de acreditação CCPFC/ACC-101503/18, 17 de fevereiro de 2019 (3h de formação). . Curso de Formação Autonomia e Flexibilidade Curricular – Operacionalizações: Módulo Aprendizagem Baseada em Problemas (Outros). Centro de Formação Ria Formosa.
2019/02/15 - 2019/02/15. Participação em evento. Formação - Avaliar, de e para as aprendizagens, no contexto da Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC). Centro de Formação do Litoral à Serra, . Outro. Formação - Avaliar, de e para as aprendizagens, no contexto da Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC). Centro de Formação do Litoral à Serra.
2019/02/12 - 2019/02/12. Organização de evento. Pedagogical Education Days. Animal-assisted interventions and education. Kokua Association | Jornadas Pedagógicas da Educação. As intervenções assistidas por animais e a educação. Associação Kokua (2019). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2019. Apresentação oral de trabalho. Apresentação do núcleo do algarve APEduC. XVIII ENEC | III International Seminar of Science Education: Cruzar caminhos, unir saberes. Universidade do Porto (Porto, Portugal).
2019. Apresentação oral de trabalho. O que podem as crianças aprender através das Ciências. Ciclo de Palestras "Vamos falar sobre as nossas crianças". Biblioteca Municipal de Faro (Faro, Portugal).
2014 - 2019. Arbitragem científica em conferência. 2014 e 2019: Arbitragem científica: em conferência (Inovação no ensino da matemática e das ciências - ESE de Santarém; XVENEC - ESEC); E em revistas - 2020 (Interacções e revistamultidisciplinar). . Escola Superior de Educação de Santarém.
2018/09/17 - 2018/12/21. Curso / Disciplina lecionado. Contemporary World Problems | Problemas do Mundo Contemporâneo. Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2018/09/16 - 2018/12/20. Curso / Disciplina lecionado. Building Knowledge of the Physical and Natural World | Construção do Conhecimento do Mundo Físico e Natural. Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2018/12/17. Júri de grau académico. Avaliação da potencialidade da participação no ensino das ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Orientador. Daniel Rui de Brito Geraldo (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2018/01 - 2018/12/17. Orientação. Evaluating the potential of participation in science teaching in the 1st cycle of basic education | Avaliação da potencialidade da participação no ensino das ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico .Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2018/12/11. Júri de grau académico. As Artes Visuais na Educação Pré-Escolar. Presidente do júri. Cátia Cristina Mangas Ferreira, (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2018/03/01 - 2018/12/07. Curso / Disciplina lecionado. Experimental Science Teaching Training Course: Motivate and Practise (Ria Formosa Training Centre), CCPFC/ACC-89478/17 accreditation record, 1 March to 12 July 2018 (25 hours of training in partnership).
| Curso de Formação Ensino Experimental das Ciências: Motivar e Praticar (Centro de Formação Ria Formosa), Registo de acreditação CCPFC/ACC-89478/17, 1 de março a 12 de julho de 2018 (25h de formação em parceria).. Centro de Formação Ria Formosa.
2018/10/02 - 2018/11/22. Organização de evento. Organization, coordination and promotion of a "Science Workshop" for children from the "Os Vivaços" kindergarten in Faro. This took place at ESEC - UALg on November 22, 2018. | Organização, coordenação e dinamização de um “Atelier de Ciências” para crianças do Jardim de Infância “Os Vivaços”, de Faro. Que se realizou na ESEC – UALg, no dia 22 de novembro de 2018 (2018). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2017/01/21 - 2017/01/21. Participação em evento. Formação - Provas de Aferição (Estudo do Meio)”; “Estratégias de compreensão leitora; Erros ortográficos (Português)”; e “números Racionais não-negativos (Matemática)”. Texto Editora, Portugal.
. Outro. Formação - Provas de Aferição (Estudo do Meio)”; “Estratégias de compreensão leitora; Erros ortográficos (Português)”; e “números Racionais não-negativos (Matemática)”. Texto Editora.
2018/09/07 - 2018/09/08. Curso / Disciplina lecionado. Practical Session (in partnership with Coelho, A. & Manuel, I. C. entitled Dialogue between Natural Sciences and Mathematics: Pedagogical strategSessão Prática (em parceria com Coelho, A. & Manuel, I. C. intitulada Diálogo entre as Ciências Naturais e a Matemática: Estratégias pedagógicas na educação pré-escolar, Sessão prática efetuada no ALGARMAT Encontro Regional de Professores de Matemática ¿ Núcleo do Algarve, que decorreu no Agrupamento de Escola D. Manuel I, Tavira (7 e 8 de setembro de 2018). https://pt.calameo.com/read/0019001252beaf3154fec. Sessão Prática intitulada Diálogo entre as Ciências Naturais e a Matemática: Estratégias pedagógicas na educação pré-escolar (Outros). Agrupamento de Escola D. Manuel I.
2018/05/23 - 2018/07/09. Curso / Disciplina lecionado. Training Workshop Research Exercises in Science Education (Training Centre of the Levante Algarvio Schools Association), CCPFC/ACC-92332/17 accreditation record, from 23 May to 9 July 2018 (15h face-to-face + 15h autonomous work in partnership) | Oficina de Formação Exercícios de Investigação em Educação em Ciências (Centro de Formação de Associação de Escolas do Levante Algarvio), Registo de acreditação CCPFC/ACC-92332/17, de 23 de maio a 9 de julho de 2018 (15h presenciais + 15h de trabalho autónomo ¿ em parceria). . Oficina de Formação Exercícios de Investigação em Educação em Ciências (Outros). Centro de Formação de Associação de Escolas do Levante Algarvio.
2017/05 - 2018/05/22. Orientação. Animation produced by primary school students, used as a teaching resource for learning astronomy concepts | Animação produzida por alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, usada como recurso didático na aprendizagem de conceitos de astronomia.Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2018/04/18 - 2018/04/18. Curso / Disciplina lecionado. PNPSE Short Course in Specific Didactics: Course 21 Teaching by Research in Science Learning in the 21st Century (Portimão and Monchique Teacher Training Centre), 18 April 2018 (4 hours of training in partnership). | Ação de Curta Duração em Didáticas Específicas PNPSE: Curso 21 Ensino por Investigação na Aprendizagem das Ciências no séc. XXI (Centro de Formação de Professores Portimão e Monchique), 18 de abril de 2018 (4h de formação em parceria). . Ação de Curta Duração em Didáticas Específicas PNPSE: Curso 21 Ensino por Investigação na Aprendizagem das Ciências no séc. XXI (Outros). Centro de Formação de Professores Portimão e Monchique.
2018/01/16 - 2018/04/17. Curso / Disciplina lecionado. Research Exercises in Science Education Training Workshop (Centro de Formação de Professores do Litoral à Serra), CCPFC/ACC-91562/17 accreditation record, 16 January to 17 April 2018 (15h face-to-face + 15h autonomous work in partnership). | Oficina de Formação Exercícios de Investigação em Educação em Ciências (Centro de Formação de Professores do Litoral à Serra), Registo de acreditação CCPFC/ACC-91562/17, 16 janeiro a 17 abril de 2018 (15h presenciais + 15h de trabalho autónomo ¿ em parceria). . Oficina de Formação "Exercícios de Investigação em Educação em Ciências" (Outros). Centro de Formação de Professores do Litoral à Serra.
2017/09 - 2018/03/30. Orientação. Experimental activities in kindergarten Pedagogical gardens | As atividades experimentais no jardim de infância Hortas Pedagógicas.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2016 - 2017/01/13. Orientação. Study on the feasibility of using commercial science teaching kits in the classroom | Estudo sobre a viabilidade de utilização de Kits comerciais de didática das ciências em sala de aula.Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2017 - 2018. Membro de comissão. Coordinator for the promotion of UAlg, within the scope of the UAlg Experience project, namely with regard to the coordination of Open Day, Summer Courses and other promotional activities, within the scope of ESEC in co-operation with the other organic units and UAlg. | Coordenadora para a divulgação da UAlg, no âmbito do projeto UAlg Experience, nomeadamente no que diz respeito à coordenação do Dia Aberto, Cursos de Verão e outras atividades de promoção, no âmbito da ESEC em cooperação com as restantes unidades orgânicas e a UAlg.. Coordenador. Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2017/12/20. Júri de grau académico. O Procedimento científico de observação utilizado como ferramenta de promoção da sensibilização ecológica. Orientador. Inês Catarina Salvador Manuel (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2016/09 - 2017/12/20. Orientação. Enquiring about the children's spontaneous desire to carry out science activities | Indagar da vontade espontânea das crianças para a realização de atividades no domínio das ciências.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2016/09 - 2017/12/20. Orientação. The Scientific Observation Procedure Used as a Tool to Promote Ecological Awareness | O Procedimento Científico de Observação Utilizado como Ferramenta de Promoção da Sensibilização Ecológica.Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2017/12/06. Júri de grau académico. Sensibilização de crianças em idade pré-escolar para a necessidade de adoção de comportamentos alimentares saudáveis. Orientador. Ana Rita Oliveira Silva (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2016/09 - 2017/12/06. Orientação. Raising awareness among pre-school children of the need to adopt healthy eating behaviours | Sensibilização de crianças em idade pré-escolar para a necessidade de adoção de comportamentos alimentares saudáveis.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2017/11/24 - 2017/11/24. Organização de evento. Organization, coordination and promotion of a "Science workshop in a nursery context" for children from the institution "O Clube do Bibe", which took place in Vilamoura on November 24, 2017. | Organização, coordenação e dinamização de um “Atelier de Ciências em contexto de creche” para crianças da Instituição “O Clube do Bibe”, que se realizou em Vilamoura, no dia 24 de novembro de 2017 (2017). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2017/09 - 2017/11/23. Organização de evento. Member of the Organizing Committee of the "V Activities Fair for Pre-School Education", which took place on November 23, 2017, at ESEC- UAlg | Membro da Comissão Organizadora da “V Feira de Atividades para a Educação PréEscolar”, que decorreu no dia 23 de novembro de 2017, na ESEC- UAlg (2017). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2017/07/06 - 2017/07/07. Curso / Disciplina lecionado. Practical session (in partnership with Coelho, A. C.) entitled Dialogue between the Natural Sciences and Mathematics in the first years of school in non-formal learning spaces. Practical session held at ALGARMAT, Regional Meeting of Mathematics Teachers - Algarve Branch, which took place at Escola Secundária Poeta António Aleixo, Portimão (6 and 7 July 2017). . Sessão Prática intitulada Diálogo entre as Ciências Naturais e a Matemática nos primeiros anos de escolaridade em espaços não formais de aprendizagem (Outros). Escola Secundária Poeta António Aleixo.
2017/06/17. Apresentação oral de trabalho. A importância das Ciências para a Educação Básica. Sábado Pedagógico do Núcleo Regional do MEM. Comissão Coordenadora do Núcleo Regional do Movimento da Escola Moderna (Faro, Portugal).
2017/02 - 2017/06. Curso / Disciplina lecionado. Science Research Activities | Atividades de Investigação em Ciências. Licenciatura em Educação Básica. Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2017/02/28 - 2017/04/28. Organização de evento. Organization of the lecture "Sugar Brain", given by Dr. Nelson Pinto, which took place at the Pedagogical Complex of the Penha Campus of the UAlg, on April 28, 2017 | Organização da Palestra “Cérebro Açucarado”, proferida pelo Dr. Nelson Pinto, que decorreu no Complexo Pedagógico do Campus da Penha da UAlg, no dia 28 de abril de 2017 (2017). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2017/04/07 - 2017/04/07. Organização de evento. Organization, coordination and promotion of "Activities within the scope of Experimental Science Teaching" for students from the "A Turma da Margarida" Study Centre in Faro, which took place at ESEC - UAlg on April 7, 2017 | Organização, coordenação e dinamização de “Atividades no âmbito do Ensino Experimental das Ciências” para alunos do Centro de Estudos “A Turma da Margarida”, de Faro, que decorreu na ESEC – UAlg, no dia 7 de abril de 2017 (2017). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2017/02/04 - 2017/02/04. Participação em evento. 2017/02/04 -2017/02/04 - Curso de Formação ASA – Reprodução de Plantas com semente - Especialização em Educação em Ciências. Edições Asa, Portugal.. Outro. Curso de Formação ASA – Reprodução de Plantas com semente - Especialização em Educação em Ciências. Edições Asa.
2017. Júri de grau académico. Conceções e práticas de educadores de infância e de professores do 1.º ciclo acerca do ensino experimental das ciências. Arguente. Susana Bretes (Mestrado). Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém.
2017. Júri de grau académico. Usos do manual escolar em ciências naturais e em história e geografia de Portugal no 2.º ciclo do ensino básico. Arguente. Andreia Nascimento (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2017. Júri de grau académico. 2017 - Presente - Júri de grau académico de vários Mestrados de Educação e de Ensino, quer como presidente do Júri, quer como vogal (Arguente ou orientadora) - ESEC- UAlg e ESE de Santarém.. Arguente. Axelle Marie Veronique Thierry van Hauwaert (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2015/09 - 2016/01/12. Orientação. Do children know where they stand on earth and in the solar system? They might! | Sabem as crianças posicionar-se na terra e no sistema solar? Talvez! .Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2013/02 - 2016/06. Curso / Disciplina lecionado. Ecology and the Environment | Ecologia e Meio Ambiente. Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2016/02/01 - 2016/05/24. Organização de evento. Member of the Organizing Committee of the "IV Activities Fair for Pre-School Education", which took place on May 24, 2016, at ESEC- UAlg | Membro da Comissão Organizadora da “IV Feira de Atividades para a Educação Pré-Escolar”, que decorreu no dia 24 de maio de 2016, na ESEC- UAlg (2016). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2016/03/01 - 2016/04/01. Organização de evento. Organization, coordination and promotion of "Activities within the scope of Experimental Science Teaching" for students from the "A Turma da Margarida" Study Centre, in Faro, which took place at ESEC - UAlg, on April 1, 2016. | Organização, coordenação e dinamização de “Atividades no âmbito do Ensino Experimental das Ciências” para alunos do Centro de Estudos “A Turma da Margarida”, de Faro, que decorreu na ESEC – UAlg, no dia 1 de abril de 2016 (2016). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2016/02/01 - 2016/03/30. Organização de evento. Organization, coordination and promotion of "Activities within the scope of Experimental Science Teaching" for students from the "Os Mochos" Educational and Leisure Services Centre in Faro, which took place at ESEC - UAlg on March 30, 2016 | Organização, coordenação e dinamização de “Atividades no âmbito do Ensino Experimental das Ciências” para alunos do Centro de Prestação de Serviços Educativos e Lúdicos “Os Mochos”, de Faro, que decorreu na ESEC – UAlg, no dia 30 de março de 2016. (2016). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2014/09 - 2015/09/23. Orientação. A snail culture as a teaching resource for pre-school children | Uma cultura de caracóis como recurso didático para crianças em idade pré-escolar.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2014/09 - 2015/03/24. Orientação. Dialogue between natural sciences and mathematics in the kindergarten | Diálogo entre as ciências naturais e a matemática no jardim do jardim de infância .Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2014/09 - 2015/03/23. Orientação. Creativity in pre-school children, studied through problem situations | A criatividade em crianças do pré-escolar, estudada a partir de situações problema.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2015/02/01 - 2015/03/03. Organização de evento. Organization, supervision and promotion of two workshops on "Scientific Awakening", as part of the "Inside History" project, for fifty pre-school children, on March 3, 2015, lasting 3 hours, at the São Brás de Alportel Kindergarten | Organização, supervisão e dinamização de dois ateliês sobre “Despertar Científico”, no âmbito do Projeto “Dentro da História”, dirigidos a cinquenta crianças em idade pré-escolar, no dia 3 de março de 2015, com a duração de 3h, no Jardim de Infância de São Brás de Alportel (2015). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2014/03/01 - 2014/06/12. Organização de evento. Member of the Organising Committee of the "III Science Activities Fair for Pre-school Education", held at the School of Education and Communication of the University of the Algarve on 12 June 2014 | Membro da Comissão Organizadora da “III Feira de Atividades em Ciências para a Educação Pré-escolar que decorreu na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, a 12 de junho de 2014 (2014). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2014/05/15 - 2014/05/15. Organização de evento. Organisation (in partnership) of the Seminar entitled "Improving science teaching by investigating students conceptions of scientific issues & learning science by inquiry", given by Prof. Mag. Dr Franz Radits, from the University of Vienna, Austria, which took place at the University of the Algarve's School of Education on 15 May 2014 | Organização (em parceria) do Seminário intitulado “Improving science teaching by investigating students conceptions of scientific issues & learning science by inquiry”, proferido pelo Prof. Mag. Dr. Franz Radits. (2014). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2014/03/02 - 2014/03/05. Arbitragem científica em conferência. XV Encontro Nacional de Educação em Ciências . que se realizou na Escola Superior de Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2012 - 2014. Membro de comissão. Member of the Organising Committee and Member of the Scientific Committee of the XV National Meeting on Science Education, which took place at the School of Education and Communication of the University of the Algarve, from 2 to 5 March 2014. | Membro da Comissão Organizadora e Membro da Comissão Científica do XV Encontro Nacional de Educação em Ciências que se realizou na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, de 2 4 5 de março de 2014. . Membro. Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2012 - 2014. Organização de evento. Member of the Organizing Committee of the XV National Meeting on Science Education, which took place at the School of Education and Communication of the University of Algarve on March 2, 4 and 5, 2014.
| Membro da Comissão Organizadora do XV Encontro Nacional de Educação em Ciências que se realizou na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, de 2, 4 e 5 de março de 2014. (2014).
2013/02/01 - 2013/05/15. Organização de evento. Member of the Organising Committee of the II Science Activities Fair for Pre-school Education as part of the celebration of Fascination of Plants Day". Entity involved: ESEC UAlg: Responsible: Ana Cristina Coelho, which took place at ESEC on 15 May 2013 | Membro da Comissão Organizadora da II Feira de Atividades em Ciências para a Educação Pré-escolar no âmbito da comemoração do Fascination of Plants Day”. Entidade envolvida: ESEC UAlg: Responsável: Ana Cristina Coelho, que se realizou na ESEC no dia 15 de maio de 2013 (2013). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2013 - 2013. Participação em evento. Formação - Web of Knowledge e Journal of Citation Report. Universidade do Algarve, Portugal. Outro. Formação - Web of Knowledge e Journal of Citation Report. Universidade do Algarve.
2012 - 2013. Curso / Disciplina lecionado. Practical and Experimental Activities for the 1st and 2nd Cycles EB | Atividades Práticas e Experimentais para o 1.º e 2.º Ciclos EB. Educação Básica (Licenciatura). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2011 - 2012. Curso / Disciplina lecionado. Science Education | Educação em Ciências. Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2011 - 2012. Curso / Disciplina lecionado. Biochemistry | Bioquímica. Ensino do 1. º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado integrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2010 - 2010/06/30. Organização de evento. Organisation, in partnership, of the Seminar for Reflection on Practices held as part of the Programme for Primary School Teachers in Experimental Science Teaching and the Programme for Continuous Training in Mathematics, which took place at the School of Education and Communication of the University of the Algarve | Organização, em parceria, do Seminário de Reflexão sobre as Práticas que decorreu no âmbito do Programa de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico em EEC e do Programa de Formação Contínua em Matemática, que decorreu na ESEC-UAlg (2010). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2009 - 2010. Curso / Disciplina lecionado. Science Activities and Resources | Atividades e Recursos em Ciências. Educação de Infância (Licenciatura). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2006 - 2010. Curso / Disciplina lecionado. Group Training in the Teacher Training Programme in Experimental Science Teaching (PFFEC) | Formação de Grupo no Programa Formação de Professores em Ensino Experimental das Ciências (PFFEC). Programa Formação de Professores em Ensino Experimental das Ciências (PFFEC) (Outros). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2009/05/02 - 2009/07/10. Organização de evento. Organisation of the Seminar: Teaching Science: New Challenges? which took place as part of the Programme for Primary School Teachers in Experimental Science Teaching, held at the School of Education and Communication of the University of the Algarve on 10 July 2009 | Organização do Seminário: Ensino das Ciências: Novos desafios? que decorreu no âmbito do Programa de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico em Ensino Experimental das Ciências, que decorreu na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve a 10 de julho de 2009 (2009). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2009/03/02 - 2009/04/29. Organização de evento. Organisation of the Seminar: Training and Human Development. What's new with Reflective Portfolios? which took place as part of the Primary School Teachers' Programme in Experimental Science Teaching at the Portimão Museum on 29 April 2009 | Organização do Seminário: Formação e Desenvolvimento Humano. O que trazem de novo os Portfolios Reflexivos? que decorreu âmbito do Programa de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico em Ensino Experimental das Ciências no Museu de Portimão, a 29 de abril de 2009 (2009). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve; Museu de Portimão .
2008 - 2009. Curso / Disciplina lecionado. Integrating Science into the Classroom | Integração das Ciências em Sala de Aula. Dinamização das Ciências em Contexto Escolar (Mestrado). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2005 - 2009. Curso / Disciplina lecionado. Biochemistry/Biochemistry I | Bioquímica/Bioquímica I. Análises Clínicas e de Saúde Pública (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Saúde.
2005 - 2009. Curso / Disciplina lecionado. Biochemistry/Biochemistry I | Bioquímica/Bioquímica I. Dietética e Nutrição (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Saúde.
2005 - 2009. Curso / Disciplina lecionado. Biochemistry/Biochemistry I | Bioquímica/Bioquímica I. Farmácia (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Saúde.
2005 - 2009. Curso / Disciplina lecionado. Biochemistry II | Bioquímica II. Dietética e Nutrição (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Saúde.
2005 - 2009. Curso / Disciplina lecionado. Biochemistry II | Bioquímica II. Análises Clínicas e de Saúde Pública (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Saúde.
2003 - 2009. Curso / Disciplina lecionado. Science Didactics | Didática das Ciências. Professores do Ensino Básico do 1º Ciclo (Licenciatura). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2008/11/02 - 2008/11/29. Organização de evento. Organisation of the Seminar: Towards a Realistic Use of Portfolios in Formative Assessment Contexts, which took place as part of the Programme for Primary School Teachers in Experimental Science Teaching at the School of Education of the University of the Algarve, on 29 November 2008 | Organização do Seminário: Para uma Utilização Realista de Portefólios em Contextos de Avaliação Formativa, que decorreu âmbito do Programa de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico em Ensino Experimental das Ciências na Escola Superior de Educação da UAlg (2008). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2008/06/02 - 2008/06/27. Organização de evento. Organisation of the Seminar: Quality and Challenges in Teacher Training, as part of the Programme for Primary School Teachers in Experimental Science Teaching, which took place at the School of Education of the University of the Algarve on 27 June 2008. | Organização do Seminário: Qualidade e Desafios na Formação de Professores, no âmbito do Programa de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico em Ensino Experimental das Ciências que decorreu na Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, a 27 de junho de 2008. (2008). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2008. Apresentação oral de trabalho. Uma Experiência em Jardim de Infância. Ciclo de Conferências Conversas sobre a Infância. Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa (Faro, Portugal).
2008 - 2008. Participação em evento. Formação - Desenho e Análise Estatística de Questionários. Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, Portugal.. Outro. Formação - Desenho e Análise Estatística de Questionários. Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.
2007/05/02 - 2007/06/06. Organização de evento. Organisation of the Seminar of the Programme for Primary School Teachers in Experimental Science Teaching, which took place at the School of Education of the University of Algarve on June 6, 2007. | Organização do Seminário do Programa de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico em Ensino Experimental das Ciências que decorreu na Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, a 6 de junho de 2007 (2007). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2007. Apresentação oral de trabalho. Ensino Experimental das Ciências para os alunos do 2.º e 4.º anos de escolaridade. . Ensino Experimental das Ciências. Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Alto de Rodes de Faro (Faro, Portugal).
2006 - 2006. Organização de evento. Organisation and Implementation of the Research and Educational Intervention Project in the field of Physical and Natural Sciences Education as part of the proposal for the legal regime for the autonomy, administration and management of pre-school and primary education establishments in Algoz | Organização e Implementação do Projeto de Investigação e Intervenção Educativa no âmbito da Educação em Ciências Físicas e Naturais inserido na proposta do regime jurídico de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos da EPE e EB Algoz (2006). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2003 - 2006. Curso / Disciplina lecionado. Physical Chemistry of Natural Systems | Química Física dos Sistemas Naturais. Professores Ensino Básico do 1º Ciclo (Licenciatura). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2005 - 2005. Participação em evento. Formação - Sensibilização sobre Segurança em Laboratórios. ITSEMAP PORTUGAL.. Outro. Formação - Sensibilização sobre Segurança em Laboratórios. ITSEMAP PORTUGAL.
2003 - 2005. Curso / Disciplina lecionado. Teaching Science | Ensinar Ciências. Complementos de Formação Científico Pedagógico para Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, especialização em Estudo do Meio (Licenciatura). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
1999 - 2005. Curso / Disciplina lecionado. Science Activities | Atividades em Ciências. Professores E.B. 2.º Ciclo (Var:Mat/CN; Ed. Física; Port/Franc; Port/Ing) (Licenciatura). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
1999 - 2003. Curso / Disciplina lecionado. Carbon Chemistry | Química do Carbono. Professores E.B. 2.º Ciclo (Var. Mat/CN) (Licenciatura). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
1999 - 2003. Curso / Disciplina lecionado. Elements of Physics and Chemistry | Elementos de Física e Química. Professores do Ensino Básico do 1º Ciclo (Licenciatura). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2002/02 - 2002/02. Organização de evento. Organisation, coordination and promotion of "Activities within the scope of Experimental Science Teaching" for students from the Alto Rodes (Faro) Primary School, which took place at ESEC - UAlg in February 2002. | Organização, coordenação e dinamização de “Atividades no âmbito do Ensino Experimental das Ciências” para alunos da E. B. 1 de Alto Rodes (Faro), que decorreu na ESEC – UAlg, em fevereiro de 2002 (2002). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
2002 - 2002. Participação em evento. Curso de Segurança em Laboratórios de Química. Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Portugal.. Outro. Curso de Segurança em Laboratórios de Química.. Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
1999 - 2001. Curso / Disciplina lecionado. Fundamentals of Chemistry | Fundamentos de Química. Professores E.B. 2.º Ciclo (Var. Mat/CN) (Licenciatura). Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
1998 - 1998. Participação em evento. Curso de Formação em Proteção e Segurança Radiológica. Ministério do Ambiente, Portugal.
. Outro. Curso de Formação em Proteção e Segurança Radiológica. Ministério do Ambiente.
1994/03/28 - 1994/03/28. Organização de evento. Coorganisation and Member of the Executive Committee of the Colloquium entitled Society, Science and Values: What Development?, as part of the Ethics of Sciences and Techniques subject of the Technological Chemistry Course, held at the Calouste Gulbenkian Foundation, Lisbon, on 28 March 1994 | Coorganização e Membro da Comissão Executiva do Colóquio intitulado Sociedade, Ciência e Valores: Que Desenvolvimento?, no âmbito da disciplina de Ética das Ciências e Técnicas do Curso de Química Tecnológica, realizado na Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa (1994). Fundação Calouste Gulbenkian.
1994 - 1994. Participação em evento. Curso de Formação de Introdução à Metrologia. Especialização em Metrologia. Instituto de Ciência Aplicada e Tecnologia (ICAT), Portugal


. Outro. Curso de Formação de Introdução à Metrologia. Especialização em Metrologia. Instituto de Ciência Aplicada e Tecnologia (ICAT).

Projetos

Projetos
2022 - 2025/08/31. Learning+ School of the Future | Escola do Futuro Aprender+ , O1 - Prestação de Serviços. Investigador. Universidade do Algarve; Município de Lagoa.
2021/11/01 - 2025/02. Intervention proposal for the Resilience development in Higher Education. Overcoming Adversity. - RESUPERES, ERASMUS+. Investigador. Universidad de Granada.
2022/12 - 2024/11. Reinventing Mainstream Classrooms - Re.Ma.C, ERASMUS+. Investigador. Universidade do Algarve.
2019/01/01 - 2019/12/31. Center for Research on Space and Organizations (CIEO), 6817 - DCRRNI ID. Universidade Aberta; Universidade do Algarve Centro de Investigação em Turismo Sustentabilidade e Bem-Estar; Universidade do Algarve.
2009 - 2010. Sítio dos Pequenos (Small Farm). Outra. Centro Ciência Viva de Tavira..
2006 - 2007. Learning with Water, Ciência Viva VI competition. Investigador. Centro Ciência Viva de Tavira.
2002 - 2005. Viva a Química - the school experience . Investigador. Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências.
2002 - 2005. Learning Chemistry in a Green Approach. Investigador.
2002 - 2005. AQUIVERDE: Learning Chemistry in a Green Approach. Investigador. Ciência Viva.
2000 - 2001. Teaching nature sciences to primary school students: a physics and chemistry approach. Investigador. Escola de Alto Rodes.
1999 - 2000. From air to water. Orientador.
1997 - 1999. INTERREG-II Nº16 , PRAXIS XXI/BGCT/14252/97. Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia. Universidade do Algarve.
1997 - 1998. Study of cyanobacterial blooms associated with variations in the flow of the Guadiana River. Universidade do Algarve.
1997 - 1998. INTERREG-II Nº15 , PRAXIS XXI/BGCT/14252/97. Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia. Universidade do Algarve.
1997 - 1998. INTERREG-II Nº15 .
1997 - 1997. OMEX II – Fase II MAS3-CT97-0076 , PRAXIS XXI/BGCT/14252/97. Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia. Universidade do Algarve.
1997 - 1997. OMEX II ¿ Fase II MAS3-CT97-0076 .

Produções

Coelho, Ana Cristina; Cavaco, Teresa; Gonçalves, Carla Dionísio; Horta, Maria Helena; Baião, Ana; Correia, Raquel; Vinagre, António; Coelho, Ana Cristina Hurtado de Matos; Dionísio Gonçalves, C.. 2018. Feira de Atividades em Ciências para a Educação Pré-Escolar: Uma estratégia educativa e empreendedora da ligação da universidade à comunidade. Em 2016 decorreu a IV Edição da Feira de Atividades em Ciências para a Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. A organização do evento esteve integrada no plano de estudos do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar, através das Unidades Curriculares de Construção do Conhecimento do Mundo Físico e Natural e Laboratório das Expressões. Esta est. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/14069
Coelho, Ana Cristina; Gonçalves, Carla Dionísio; Cavaco, Teresa; Baião, Ana; Correia, Raquel; Horta, Maria Helena; Guerreiro, António. 2016. Feiras de atividades em ciências para a educação pré-escolar. Na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve realizaram-se Feiras de atividades em ciências para crianças que frequentavam jardins de infância da região, em 2006 e 2013, tendo participado nas atividades mais de 200 crianças. A realização destes eventos estava integrada em disciplinas dos cursos de formação de educadores de infância que abordavam assuntos de educação em c. https://doi.org/10.25755/int.8755
Valadas, Sandra Cristina Andrade Teodósio Santos; Freire, Ana Maria Martins Silva; Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha Dionísio. 2016. "Impact of the training programme in experimental science teaching on the conceptions and practices of primary school teachers | Impacte do programa de formação em ensino experimental das ciências nas conceções e práticas de professores do 1º ciclo do ensino básico". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10174/18450
Carla Dionísio; Ana Carmo; Elena Nedyalkova; Raquel Cavaco. 2019. "A ausência familiar: um problema do mundo contemporâneo". revistamultidisciplinar.com, 1 (2): 65-75. https://doi.org/10.23882/MJ1919
Dionísio Gonçalves, C.; Gonçalves, Carla Dionísio; Barros, Jorge; Monteiro, Rute. 2009. "Concepções de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico: o que eles declaram antes de abordarem o conceito de Evaporação no âmbito do PFEEC.".
Dionísio, Carla Gonçalves; Elias, Maria Elisabeth. 2004. "The experimental teaching of natural sciences in a primary school: a chemistry approach (Case Study) | O ensino experimental das ciências da natureza numa escola do 1º ciclo do ensino básico: uma abordagem pela via da química (Estudo de Caso)". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/1938
Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha Dionísio; Guerreiro, Mafalda Cristina Gomes Sousa; Jesus, Maria Eugénia Coelho Baptista de. 2016. "Descobrindo e reconstruindo o valor do ensino experimental das ciências no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico". Interacções, 11 (39): 693-707. https://doi.org/10.25755/int.8769
Gonçalves, Carla Dionísio. 2019. "A Unidade Curricular de Literacia Científica como Promotora de Aprendizagens Ativas no Ensino Superior". https://doi.org/10.25755/int.18788
Dionísio Gonçalves, C.; Valadas, Sandra Cristina Andrade Teodósio Santos; Freire, Ana Maria Martins Silva. 2011. "Percepções de duas Professoras do 1º Ciclo, sobre Actividades preconizadas no EEC". Em Actas do XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências: Educação em Ciências para o Trabalho, o Lazer e a Cidadania, 103-116. Braga, Portugal: Universidade do Minho, Instituto de Educação.
Dionísio Gonçalves, C.. 2019. "Aprendizagens ativas no ensino superior. O caso da unidade curricular de Literacia Científica". Em Inovação no ensino da matemática e das ciências 2019, 166-172. Santarém, Portugal: Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém.
Dionísio Gonçalves, C.; Coelho, Ana Cristina Hurtado de Matos; Conceição, Ana. 2019. "Estratégia pedagógica no Ensino Superior baseada no conceito de aprendizagem ativa". Em Ensino-Aprendizagem de Ciências e suas Tecnologias, editado por Edições Brasil / Editora Fibra, 9-25. 1ª ed. Jundiaí, Brasil: Edições Brasil / Editora Fibra. http://www.edicoesbrasil.com.br/livros/verProduto/82
Coelho, A. C. (BE1B-B52D-1576); Dionísio Gonçalves, C.; Mendes, T.; Cunha, R.. 2017. "Viabilidade da utilização de Kits comerciais de didática das ciências em sala de aula". Trabalho apresentado em Porto International Conference on Research in Education , Porto, Portugal, 98-99.
Dionísio Gonçalves, C.; Correia, M.; Freire, A. M.; Valadas, Sandra Cristina Andrade Teodósio Santos. 2017. "Mudanças nas conceções e práticas de professores. Dois estudos com professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em Porto International Conference on Research in Education , Porto, Portugal, 194-194.
Dionísio Gonçalves, C.; Coelho, A. C. (BE1B-B52D-1576). 2017. "Modelo de Relatório Investigativo inserido nas Práticas Pedagógicas dos Cursos de Formação de Educadores e Professores". Trabalho apresentado em 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior , Setúbal, Portugal.
Dionísio Gonçalves, C.; Coelho, Ana Cristina Hurtado de Matos; Manuel, Inês. 2018. "Diálogo entre as Ciências Naturais e a Matemática: Estratégias pedagógicas na educação pré-escolar". Trabalho apresentado em ALGARMAT 2018, Tavira, Portugal, 33-34.
Conceição, Ana; Coelho, Ana Cristina Hurtado de Matos; Dionísio Gonçalves, C.. 2018. "Estratégias de motivação na formação matemática dos alunos no Ensino Superior". Trabalho apresentado em Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Matemática ENSPM, Bragança, Portugal.
Dionísio Gonçalves, C.; Coelho, Ana Cristina Hurtado de Matos. 2018. "Diálogo entre as Ciências Naturais e a Matemática nos primeiros anos de escolaridade em espaços não formais de aprendizagem". Trabalho apresentado em ALGARMAT 2017, Portimão, Portugal.
Dionísio Gonçalves, C.; Coelho, Ana Cristina Hurtado de Matos. 2007. "A Luz Química do Pirilampo na Educação Pré-Escolar". Trabalho apresentado em 5º Encontro Nacional da Divisão de Ensino e Divulgação da Química, Braga, Portugal.
Jesus, Maria Eugénia Coelho Baptista de; Dionísio Gonçalves, C.. 2002. Estudo de um Ecossistema. Em 6.º Fórum Ciência Viva.
Dionísio Gonçalves, C.; Sousa, Maria Natália; Monteiro, Rute Crisitna Correia da Rocha; Silva, Verónica. 2001. "O Brinquedo Didáctico no Estudo do Meio". Trabalho apresentado em IX Encontro Nacional de Educação em Ciências na Escolaridade Básica,, Viseu, Portugal.
Dionísio Gonçalves, C.; Monteiro, Rute Crisitna Correia da Rocha; Coelho, Ana Cristina Hurtado de Matos. 1999. "Aplicação da Biotecnologia à Educação em Ciências: Biociências para todos". Trabalho apresentado em VII Encontro Nacional de Educação em Ciências, Faro, Portugal, 88-89.
Dionísio Gonçalves, C.; Galvão, Helena; Miguel, Rute. 1998. "Toxic Cyanobacteria blooms in the Guadiana River, southern Portugal". Trabalho apresentado em Abstract of 4th International Conference on toxic Cyanobacteria, Beauford, Estados Unidos.
Dionísio Gonçalves, C.; António Guerreiro. 2020. "Ensaio de Investigação em Contexto Educacional e Profissional: contributos para a Avaliação em Metodologias de Investigação". Trabalho apresentado em 8.º Congresso Olhares sobre a Educação, Viseu, Portugal, 16-16.
Susana Neves; Carla Dionísio Gonçalves; Rute Rocha. 2021. "Dinâmicas Pedagógicas em Educação Ambiental: a problemática das abelhas". revistamultidisciplinar.com, 3 (1): 121-136. https://doi.org/10.23882/DI2162
Dionísio Gonçalves, C.; Amaral .A.; Lopes A.; Bacalhau M.; Guerreiro, António. 2021. "A inclusão de uma adolescente em situação de Gravidez numa escola básica (3.º ciclo). ". Em III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construir a equidade em tempos de mudança , 187-195. Portugal.
Dionísio Gonçalves, C.; Firmino P.; Machado A.; Romão E.; Batarda S.; Guerreiro, António. 2021. "A perspetiva de crianças do 1.º ciclo do ensino básico face à integração de alunos estrangeiros numa turma multicultural. ". Em III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construir a equidade em tempos de mudança , 570-580. Faro, Portugal.
Dionísio Gonçalves, C.; Geraldo, Daniel Rui de Brito; Vitorino, Teresa . 2019. Potencialidades da participação de alunos do 1.º CEB em atividades práticas de ciências. Em Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019.
Dionísio Gonçalves, C.; Coelho, Ana Cristina Hurtado de Matos Coelho. 2018. "Estratégias de educação ambiental na educação pré-escolar". Em Livro de Atas das XXIV Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental , 22-23.
Dionísio Gonçalves, C.; Serra, Inês Branco; Serra, Inês; Dionísio Gonçalves, Carla Alexandra. 2022. "O Trabalho Prático Investigativo como Metodologia Ativa no Processo de Ensino, de Avaliação e de Aprendizagem de Alunos do 2.º CEB". Interacções. https://doi.org/10.25755/int.27602,title
Bárbara Simões; Dionísio Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha. 2022. A co-construção do espaço exterior por crianças de 3 anos: recrei(ando) affordances em contexto de jardim de infância. Em XVII Seminário de Desenvolvimento Motor da Crinaça.
Guerreiro, António; Dionísio Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha; Borges, Maria Leonor; Maló Sequeira, Teresa . 2022. "Resultados Específicos por ESE – Universidade do Algarve. ". Em Levantamento sobre Educação para o Desenvolvimento e Educação para a Cidadania Global nas Escolas Superiores de Educação. ARIPESE - Associação de Reflexão e Intervenção na Política Educativa das Escolas Superiores de Educação, editado por Carlos Teixeira. ARIPESE - Associação de Reflexão e Intervenção na Política Educativa das Escolas Superiores de Educação. Mecanismo de Apoio a Iniciativas ENED 2021 e Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP.
Dionísio Gonçalves, C.; Maló Sequeira, Teresa ; Silva, Carolina. 2023. "Metodologia de Projeto como promotora da articulação entre áreas do saber: Um estudo com crianças em idade pré-escolar". Em Livro de Atas do II Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância, editado por OFEI; Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, 43-50. Porto : Escola Superior de Educação Paula Frassinetti.
Borges, Maria Leonor; Dionísio Gonçalves, C. (221F-23CF-D8D2). 2023. "Trabalhar a Resiliência no Ensino Superior: o Projeto RESUPERES". Em [No PRELO]. Faro, Portugal.
Dionísio Gonçalves, C.; Borges, Maria Leonor. 2023. "Working on resilience in teacher education: The resuperes project ". Trabalho apresentado em ATTEE Winter Conference - Teacher professional development in times of global and glocal transformatiosns: and challenges, Braga, Portugal, 72-72.
Guerreiro, A.; Dionísio Gonçalves, C.; Borges, Maria Leonor; Maló Sequeira, Teresa . 2022. Levantamento sobre educação para o desenvolvimento e educação para a cidadania global nas Escolas Superiores de Educação. https://drive.google.com/file/d/1ScI1hvBPmlwvwfGafTDdI92NRdi3agQX/view
Dionísio Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha. 2023. "Editorial: Contributos da Investigação em Educação". Interacções, 19 (63). https://doi.org/10.25755/int.34117
Guerreiro, António; Dionísio Gonçalves, C.; Borges, Maria Leonor; Maló Sequeira, Teresa . 2023. A Educação para o desenvolvimento nas ESE.. Em Encontro Anual da ARIPESE 2023.
Dionísio Gonçalves, C.; Viegas, Patrícia; Borges, Maria Leonor. 2024. "Educação inclusiva em Ciências Naturais, no 2.º Ciclo do Ensino Básico, através de contextos digitais de aprendizagem". Em Práticas investigativas na formação inicial de professores e educadores , editado por Cardona, Mª. J.; Linhares, Elisabete, 145-164. Santarém, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. . http://hdl.handle.net/10400.15/4707
Dionísio Gonçalves, C.; Natália Rebelo de Sousa; Monteiro, Rute; Silva, Verónica. 2002. "O Brinquedo Didáctico no Estudo do Meio". Em Livro de Actas do IX Encontro Nacional de Educação em Ciências na Escolaridade Básica. Viseu: Instituto Politécnico de Viseu.
Dionísio Gonçalves, C.; Coelho, Ana Cristina Hurtado de Matos Coelho. 2007. A Luz Química do Pirilampo na Educação Pré-Escolar . Em 5.º Encontro Nacional da Divisão de Ensino e Divulgação da Química.
Dionísio Gonçalves, C.; Galvão, Helena; Miguel, Rute. 1999. Toxic Cyanobacteria blooms in the Guadiana River, southern Portugal. Em 4th International Conference on toxic Cyanobacteria.
Borges, Maria Leonor; Dionísio Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha; Sousa, carolina. 2023. "Working on resilience in higher education: The RESUPERES project. /Trabalhar a resiliência no ensino superior: O projeto RESUPERES.". Em Atas do 9.º Congresso Nacional de Práticas pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES). Faro, Portugal: Universidade do Algarve.
 

Contacto