Silhueta de pessoa indiferenciada

António Manuel da Conceição Guerreiro

Professor coordenador
Escola Superior de Educação e Comunicação
Subsistema
Docentes Politécnico
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
António Manuel da Conceição Guerreiro. PhD in Educational Sciences - Maths Didactics from the University of Lisbon. Coordinating Professor at the School of Education and Communication at the University of the Algarve and Director of the Department of Teacher Training. He has published articles in specialised national and international journals. He has supervised master's and doctoral dissertations. António Manuel da Conceição Guerreiro. Doutor em Ciências da Educação - Didática da Matemática, pela Universidade de Lisboa. Professor Coordenador na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve e Diretor da Área Departamental de Formação de Educadores e de Professores. Publicou artigos em revistas especializadas nacionais e internacionais. Orientou dissertações de mestrado e de doutoramento.

Atividades

Atividades
Revisão ad hoc de artigos em revista. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Brasil. Brasil.
Revisão ad hoc de artigos em revista. Revista Olhar de Professor, UEPG (ISSN 1518-5648). Brasil.
2022 - Presente. Comissão de avaliação. Avaliação Externa de Escolas, no âmbito da Inspeção Geral da Educação e Ciência. Ministério da Educação. Ministério da Educação.
Revisão ad hoc de artigos em revista. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, Brasil.
2021 - Presente. Membro de comissão. Comissão Científica, 9.º Olhares, Viseu: ESE/IPV. Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu.
2021 - Presente. Membro de comissão. Comissão Científica, 25.º Encontro Nacional de Professores Matemática nos Primeiros Anos: APM, APEI, ESE/IPC.
2019 - Presente. Membro de comissão. Comissão Científica, Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências, Santarém: ESE/IPS.. Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém.
Revisão ad hoc de artigos em revista. Revista Educação Matemática em Foco, UEPB (1981-6979). Brasil.
Revisão ad hoc de artigos em revista. Revista Pro-Posições, Brasil (1980-6248). Brasil.
2018 - Presente. Membro de comissão. Comissão Científica, III Encontro Internacional de Formação na Docência, Bragança: ESE/IPB. Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação.
Revisão ad hoc de artigos em revista. Quadrante. APM.
2023 - 2023. Orientação. A DESCENTRALIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO: PERCEÇÃO DO PRESIDENTE DA AUTARQUIA E DOS DIRETORES DOS AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS DE UM MUNICÍPIO DO ALGARVE.Gestão e Administração Escolar (Mestrado). Orientador.
2023 - 2023. Orientação. MATEMÁTICA EM ARTICULAÇÃO COM OUTROS DOMÍNIOS DE CONHECIMENTO A PARTIR DO LIVRO MARIA KEIL.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2023 - 2023. Orientação. DESENVOLVIMENTO DA LITERACIA ESTATÍSTICA: UMA INVESTIGAÇÃO NA SALA DE AULA DO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO.Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2023 - 2023. Orientação. Estratégias para determinar a área de uma superfície irregular no 2.º ciclo do ensino básico.Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2023. Júri de grau académico. A Utilização Integrada da Realidade Aumentada com o Software Geogebra na Perspectiva da Aprendizagem Móvel de Geometria Espacial. Arguente. Sílvio Luiz Gomes de Amorim (Mestrado). Universidade Federal de Ouro Preto.
2023. Apresentação oral de trabalho. Matemática em Saramago: O homem Duplicado, Claraboia e as Intermitências da Morte. APM e BMP (Portugal).
2023. Apresentação oral de trabalho. Transversalidades da Matemática em Contexto Pré-escolar. . Ciclo de Palestras Diálogos sobre as nossas crianças,. ESEC e BMF. (Portugal).
2023 - 2023. Orientação. Inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Específicas na Escola do Ensino Básico Bengala Branca em Guiné-Bissau.Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2023 - 2023. Orientação. DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA NA SALA DE AULA: CONCEÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO.Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2022 - 2022. Orientação. COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA, ORAL E ESCRITA, NUMA TURMA DE 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO.Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2022 - 2022. Orientação. Transformações geométricas no 2.º ciclo do ensino básico: conexões com o artesanato.Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2022 - 2022. Orientação. PRÁTICAS DESPORTIVAS INCLUSIVAS: UM ESTUDO EM SÃO BRÁS DE ALPORTEL.Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2022. Apresentação oral de trabalho. Matemática em Saramago: O homem Duplicado, Claraboia e as Intermitências da Morte. . Ciclo de Palestras Matemática na Biblioteca. APM e BMF. (Portugal).
2022. Apresentação oral de trabalho. Matemática, Teatro e Educação Social: Uma visão integradora. Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém (Portugal).
2022. Apresentação oral de trabalho. Guerreiro, A., & (2022). Estratégias na resolução de problemas: a venda dos ovos. Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022. Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém (Portugal).
2018 - 2022. Orientação. Desenvolver a compreensão dos números racionais: uma experiência de ensino do 5º ano de escolaridade..Educação (Doutoramento). Coorientador.
2021 - 2021. Orientação. A LITERATURA INFANTOJUVENIL COMO AUXILIAR DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA.Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2021 - 2021. Orientação. Potencialidades das Ciências Naturais no Desenvolvimento do Pensamento Matemático.Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2021 - 2021. Orientação. EXPLORAÇÃO CRIATIVA DA MATEMÁTICA: PRÁTICAS COM ALUNOS DO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO.Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2021 - 2021. Orientação. EDUCAÇÃO FÍSICA COMO MEIO FACILITADOR DE APRENDIZAGENS DE PADRÕES MATEMÁTICOS EM CRIANÇAS DE 3 ANOS.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2021 - 2021. Orientação. PERCEÇÕES DOS PROFESSORES E EDUCADORES DE INFÂNCIA SOBRE A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO NA ILHA DO FAIAL.Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2021 - 2021. Orientação. EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL E EM PORTUGAL: PERSPETIVAS DE DOCENTES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL.Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2020 - 2020. Orientação. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O JARDIM DE INFÂNCIA IDEAL: UM ESTUDO DE CASO NUMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE SOLIDARIEDADE SOCIAL DO ALGARVE.Gestão e Administração Escolar (Mestrado). Orientador.
2020 - 2020. Orientação. Cores e sons: construindo padrões na educação pré-escolar.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2020 - 2020. Orientação. O CONCEITO DE PROBABILIDADES ESTUDADO EM CONJUNTO COM A GERMINAÇÃO DE SEMENTES NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2020 - 2020. Orientação. DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESTATÍSTICO EM CRIANÇAS DE TRÊS ANOS.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2020 - 2020. Orientação. CONSELHO GERAL: LOCUS DE PRODUÇÃO OU DE LEGITIMAÇÃO DE MICROPOLÍTICAS ?.Gestão e Administração Escolar (Mestrado). Orientador.
2020 - 2020. Orientação. Triângulos e quadriláteros em movimento no 1.º ciclo do ensino básico..Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2020 - 2020. Orientação. Tarefas Matemáticas com base no Texto Literário A que sabe a Lua?.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2020 - 2020. Orientação. O texto literário como estratégia no ensino da matemática no ensino básico..Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2019 - 2019. Orientação. Ensino e aprendizagem da estatística no 2.º ciclo do ensino básico: uma reflexão sobre as práticas docentes.Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2019 - 2019. Orientação. Avaliação de alunos com currículo específico individual: práticas pedagógicas no 2º ciclo do ensino básico.Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2019 - 2019. Orientação. A perceção dos professores do 3.º Ciclo face à inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais.Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2018 - 2018. Orientação. Resolução de problemas de proporcionalidade direta no 2.º ciclo do ensino básico.Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
Consultoria / Parecer. Membro da Equipa da Produção de Relatório sobre a Formação Contínua nos Centros de Formação de Associações de Escolas na Região do Algarve – Perceção do Impacto da Formação Contínua na Região do Algarve: O caso da CFAE Dr. Rui Grácio, Universidade do Algarve, 2018. Universidade do Algarve.
Consultoria / Parecer. Membro da Equipa da Produção de Relatório sobre a Formação Contínua nos Centros de Formação de Associações de Escolas na Região do Algarve – Perceção do Impacto da Formação Contínua na Região do Algarve: O caso da CFAE de Portimão e Monchique, Universidade do Algarve, 2018. Universidade do Algarve.
Consultoria / Parecer. Membro da Equipa da Produção de Relatório sobre a Formação Contínua nos Centros de Formação de Associações de Escolas na Região do Algarve – Perceção do Impacto da Formação Contínua na Região do Algarve: O caso da CFAE de Albufeira, Lagoa e Silves, Universidade do Algarve, 2018. Universidade do Algarve.
Consultoria / Parecer. Membro da Equipa da Produção de Relatório sobre a Formação Contínua nos Centros de Formação de Associações de Escolas na Região do Algarve – Perceção do Impacto da Formação Contínua na Região do Algarve: O caso da CFAE do Litoral à Serra, Universidade do Algarve, 2018. Universidade do Algarve.
Consultoria / Parecer. Membro da Equipa da Produção de Relatório sobre a Formação Contínua nos Centros de Formação de Associações de Escolas na Região do Algarve – Perceção do Impacto da Formação Contínua na Região do Algarve: O caso da CFAE Ria Formosa, Universidade do Algarve, 2018. Universidade do Algarve.
Consultoria / Parecer. Membro da Equipa da Produção de Relatório sobre a Formação Contínua nos Centros de Formação de Associações de Escolas na Região do Algarve – Perceção do Impacto da Formação Contínua na Região do Algarve: O caso da CFAE do Levante Algarvio, Universidade do Algarve, 2018. Universidade do Algarve.
2017 - 2017. Orientação. Interações comunicativas entre uma educadora e crianças abrangidas pela intervenção precoce na infância: uma proposta de intervenção educacional.Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2016 - 2016. Orientação. Leitura matemática no 1.º ciclo do Ensino Básico: o caso d’O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry.Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2016 - 2016. Orientação. Conexões Matemáticas na Educação Pré-Escolar.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2016 - 2016. Orientação. PERÍMETRO E ÁREA DE FIGURAS PLANAS NO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO.Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2016 - 2016. Orientação. ETNOMATEMÁTICA COMO PRÁTICA DE ENSINO: PERSPETIVAS DE ALUNOS DO 2ºCICLO DO ENSINO BÁSICO DA CIDADE DE OLHÃO.Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2016 - 2016. Orientação. A exploração de padrões em contexto de jardim de infância.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2016 - 2016. Orientação. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS DE ESTRUTURA COMBINATÓRIA NO 1º ANO DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO.Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2015 - 2015. Orientação. O portefólio como instrumento de avaliação na educação pré-escolar: perspectivas de uma educadora.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2015 - 2015. Orientação. Normas sociomatemáticas na sala de aula do 1º Ciclo do Ensino Básico.Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2015 - 2015. Orientação. Avaliação diagnóstica de competências numéricas de uma aluna com deficiência intelectual com recurso ao software educativo: os números da Mimocas.Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2015 - 2015. Orientação. Necessidades educativas especiais: resolução de problemas matemáticos com recurso a materiais didáticos.Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2015 - 2015. Orientação. ARTE CONTEMPORÂNEA NO ENSINO DAS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS.Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2015 - 2015. Orientação. Padrões de Gustav Klimt: uma experiência matemática no pré-escolar.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2015 - 2015. Orientação. Aprendizagem da matemática com recurso ao texto literário.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2014 - 2014. Orientação. Cálculo combinatòrio na educação pré-escolar.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.

Projetos

Projetos
2018/05/01 - 2022/09/26. Developing understanding of rational numbers: A teaching experience in 5th grade/Desenvolver a compreensão dos números racionais: Uma experiência de ensino no 5.º ano de escolaridade. Orientador. Universidade de Lisboa Instituto da Educação.
2018 - 2020. Conceptions of disability in university students: studies in different international contexts/Concepções de deficiência em universitários: estudos em contextos internacionais distintos. Investigador.
2008 - 2014. Professional Practices of Maths Teachers/Práticas Profissionais dos Professores de Matemática . Bolseiro de Doutoramento. Universidade de Lisboa Instituto da Educação.
2008 - 2011/12. Communication in the teaching and learning of maths: practices in the 1st cycle of basic education/Comunicação no ensino-aprendizagem da matemática: práticas no 1.º ciclo do ensino básico. Bolseiro de Doutoramento. Universidade de Lisboa Instituto da Educação.

Produções

Guerreiro, António; Martins, Cristina. 2017. "Avaliação e comunicação na aula de Matemática: um projeto de investigação".
Martins, Cristina; Guerreiro, António. 2017. "Processos de comunicação e de avaliação: como efetivar a sua articulação?".
Guerreiro, António. 2015. "Comunicação Matemática: o reconhecimento, pelos professores, da singularidade dos conhecimentos matemáticos dos alunos". https://doi.org/10.25757/invep.v3i2.32
Guerreiro, António; Menezes, Luís; Martinho, Maria Helena; Tomás Ferreira, Rosa. 2015. "Comunicação na sala de aula: a perspetiva do ensino exploratório da matemática". https://doi.org/10.20396/zet.v23i44.8646539
Coelho, Ana Cristina; Gonçalves, Carla Dionísio; Cavaco, Teresa; Baião, Ana; Correia, Raquel; Horta, Maria Helena; Guerreiro, António. 2014. Feiras de atividades em ciências para a educação pré-escolar concretizadas na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. http://hdl.handle.net/10400.1/5647
Guerreiro, António. 2013. "Negociação de significados no 1.º ano de escolaridade: conceitos e processos matemáticos".
Guerreiro, António Manuel da Conceição, 1962-; Guerreiro, António. 2011. "Comunicação no ensino-aprendizagem da matemática : práticas no 1º ciclo do ensino básico". http://hdl.handle.net/10451/5494
Guerreiro, António; Menezes, Luís. 2010. "Comunicação matemática: na busca de um entendimento comum". http://hdl.handle.net/10400.19/1168
Ponte, João Pedro; Guerreiro, António; Cunha, Helena; Duarte, José; Martinho, Helena; Martins, Cristina; Menezes, Luís; et al. 2008. "A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática". http://hdl.handle.net/10400.19/1162
Guerreiro, António Manuel da Conceição. 1998. "A pessoa do supervisor e o processo de supervisão: representações sociais de alunos/futuros professores de matemática em estágio pedagógico ou prática pedagógica". http://hdl.handle.net/10400.1/7814
António Manuel Conceição Guerreiro. 2017. "Leitura matemática e texto literário: dois estudos nos primeiros anos". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, (06): 389-389. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2893
Viegas, Cátia; Guerreiro, António; Veia, Luciano; Guerreiro, António. 2019. "Estratégias matemáticas dos alunos em problemas de valor omisso ". Revista Educação Matemática em Foco, 8 (1): 28-54. http://revista.uepb.edu.br/index.php/REVEDMAT/article/view/4524
Guerreiro, António. 2020. "Mathematical communication in an inclusive school/Comunicação matemática numa escola inclusiva ". Em Construindo a educação inclusiva: teoria e prática, 85-98. 1.ª ediçãoª ed. Portugal: Papa-letras.
Guerreiro, António. 2019. "Comunicação e questionamento na sala de aula de matemática". Em Inovação e partilha pedagógica na UAlg, 113-115. Faro, Portugal: Universidade do Algarve Editora.
Guerreiro, António. 2014. "Comunicação matemática na sala de aula: conexões entre questionamento, padrões de interação, negociação de significados e normas sociais e sociomatemáticas". Em Práticas Profissionais dos Professores de Matemática, 237-257. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Guerreiro, António; Gonçalves, Artur. 2013. "Labirintos estatísticos: os números e as letras". Em Arte e ciência em diálogo , 161-171. Coimbra, Portugal: Grácio Editor.
Guerreiro, António. 2019. "Conceções e práticas na formação inicial de professores sobre transformações geométricas". Interações , (50): 23-45. https://doi.org/10.25755/int.18787
Caracuel, Rafael; Guerreiro, António. 2018. "Percepción del alumnado de primer ciclo de educación secundaria sobre su salud desde la perspectiva del profesorado". Conhecimento & Diversidade, 10 (21). https://doi.org/10.18316/rcd.v10i21.4711
Sousa, Carolina Silva; Guerreiro, António. 2014. "Resiliência educacional e construção do conhecimento". Educação (UFSM), 39 (3). https://doi.org/10.5902/1984644414343
Palma Rodríguez, Francisco da; Sousa, Carolina Silva; O Toscano, María de la; Guerreiro, António. 2015. "Das políticas educativas às práticas de sala de aula: Algumas contribuições transnacionais do Algarve (Portugal) e Andaluzia (Espanha). Estudo de Casos Multiple.". Revista e-Curriculum, 13 (1): 109-129. http://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/12722/0
Guerreiro, A.; Enrique Martínez-Jiménez. 2019. "Arquitetura com crescimento e pensamento algébrico. Uma mirada sobre arquitetura e matemática.". Educação e Matemática, (154): 41-46.
Guerreiro, A.. 2018. "Avaliação e Comunicação: da e para a Aprendizagem". Educação e Matemática, (149-150): 49-52.
Guerreiro, A.. 2015. "Arte Contemporânea no Ensino das Transformações Geométricas". Educação e Matemática, (131): 38-44.
Guerreiro, A.. 2011. "Imposição ou negociação de significados matemáticos". Educação e Matemática, (115): 73-75.
Guerreiro, A.. 2010. "Primeiros passos no pensamento combinatório. Uma experiência na sala de aula do 1.º ano de escolaridade. ". Educação e Matemática, (106): 3-6.
Guerreiro, A.. 2006. "Grandezas e Medidas no lançamento do dardo". Educação e Matemática, (88): 39-41.
Maria Cristina Espírito Santo Martins; António Manuel Conceição Guerreiro. 2017. "Relações entre avaliação e comunicação: Perceções de dois professores de Matemática". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 395-399. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2897
Guerreiro, Antonio; Serrazina, Lurdes. 2011. "CONCEPTIONS AND PRACTICES OF MATHEMATICAL COMMUNICATION". PROCEEDINGS OF THE SEVENTH CONGRESS OF THE EUROPEAN SOCIETY FOR RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION (CERME 7). https://publons.com/wos-op/publon/54165450/
Guerreiro, Antonio; Serrazina, Lurdes. 2010. "COMMUNICATION AS SOCIAL INTERACTION PRIMARY SCHOOL TEACHER PRACTICES". Cerme 6 - Proceedings of the Congress of the European Society for Research in Mathematics Education. https://publons.com/wos-op/publon/54165452/
Enrique Martínez-Jiménez; António Guerreiro. 2023. "MATHEMATICAL LEARNING THROUGH PROBLEM SOLVING: PÓLYA'S HEURISTIC METHOD IN THE TEACHING OF BASIC EDUCATION PRE-SERVICE TEACHERS". https://doi.org/10.21125/inted.2023.1258
Graça, Sofia; Ponte, João Pedro da; Guerreiro, António. 2022. "Operations with rational numbers: what (in)understandings do students reveal?/Operações com números racionais: que (in)compreensões revelam os alunos? ". Revista Eletrônica de Educação Matemática, 17: 1-22. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e82069
Graça, Sofia; Guerreiro, António; Martins, Cristina. 2021. "Diagnóstico de conhecimentos geométricos de futuros docentes".
Guerreiro, António; Martins, Cristina. 2021. "A avaliação, a comunicação e as tarefas em matemática ... com chá!".
Carvalho, Paula; Guerreiro, António. 2021. "Early intervention procedure: communicative interactions between an educator and two children". https://doi.org/10.34624/id.v13i2.25093
Guerreiro, António; Martins, Cristina. 2020. "Assessment and communication in the maths classroom: conceptions and practices of 2nd cycle of basic education teachers/Avaliação e comunicação na aula de matemática: conceções e práticas de professores do 2.º ciclo do ensino básico". https://doi.org/10.48489/quadrante.22570
Baião, Ana; Guerreiro, António; Guerreiro, A.. 2021. "Mathematical Concepts and Theatre Practices in Social Education/Conceitos Matemáticos e Práticas Teatrais em Educação Social". Interacções, Vol. 17 No. 60 (2021-Vol. 17 No. 60 (2021. https://doi.org/10.25755/int.24082
Santos, Leonor; Moreira, Darlinda; Menezes, Luís; Oliveira, Isolina; Ponte, João Pedro da; Martins, Cristina; Guerreiro, António; et al. 2008. "Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos". http://hdl.handle.net/10451/4075
Menezes, Luís; Guerreiro, António; Martinho, Maria Helena; Tomás-Ferreira, Rosa Antónia; Tomás Ferreira, Rosa; Ferreira, Rosa Antónia Tomás. 2013. "Essay on the Role of Teachers’ Questioning in Inquiry-Based Mathematics Teaching". https://doi.org/10.25749/sis.3706
Guerreiro, António. 2011. "Conceções e práticas de comunicação matemática". https://doi.org/10.34624/id.v3i1.4555
Canavarro, Ana Paula; Serrazina, Lurdes; Guerreiro, António; Rocha, Isabel; Portela, José. 2012. "O Programa de Formação Contínua em Matemática: Contributos da investigação". http://hdl.handle.net/10174/4825
Graça, Sofia Isabel; Ponte, João Pedro; Guerreiro, António. 2023. "Learning rational numbers through an integrated approach to their different representations/A aprendizagem dos números racionais através de uma abordagem integrada das suas diferentes representações". https://doi.org/10.48489/quadrante.27802,title
Graça, Sofia; Ponte, João Pedro da; Guerreiro, A.. 2023. "Understanding fraction operations: The case of fraction division.". Em Proceedings of the Thirteenth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME13), 409-416.
Dionísio Gonçalves, C.; Amaral .A.; Lopes A.; Bacalhau M.; Guerreiro, António. 2021. "A inclusão de uma adolescente em situação de Gravidez numa escola básica (3.º ciclo). ". Em III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construir a equidade em tempos de mudança , 187-195. Portugal.
Guerreiro, António; Dionísio Gonçalves, C.; Borges, Maria Leonor; Maló Sequeira, Teresa . 2023. A Educação para o desenvolvimento nas ESE.. Em Encontro Anual da ARIPESE 2023.
Menezes, Luís; Tomás Ferreira, Rosa; Martinho, Maria Helena; Guerreiro, António. 2014. "Comunicação nas práticas letivas dos professores de Matemática". Em Comunicação nas práticas letivas dos professores de Matemática, 135-161. Lisboa: Instituto de Educação. http://hdl.handle.net/10400.19/2429
Graça, Sofia; Guerreiro, António. 2015. Leitura matemática e texto literário: Construção de tarefas para a sala de aula . Em XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática.
Graça, Sofia; Guerreiro, António. 2015. "Perspetivas etnomatemáticas de alunos do 6.º ano de escolaridade de uma escola básica de Olhão, Algarve, Portugal". Em CiEMeLP2015 Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa - Grupos de Discussão. Coimbra, Portugal: Universidade de Coimbra.
Graça, Sofia; Guerreiro, António. 2016. "Conceções (etno)matemáticas de alunos do 2.º ciclo do ensino básico da cidade de Olhão". Trabalho apresentado em XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Porto, Portugal,abril, 2016.
Graça, Sofia; Guerreiro, António. 2016. "Bandeiras dos Países: Recurso para o Ensino dos Racionais". Em Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM 2016). Évora, Portugal: Universidade de Évora.
Graça, Sofia; Ponte, João Pedro da; Guerreiro, António. 2018. "As representações dos números racionais na perspetiva de alunos do 5.º ano de escolaridade ". Em XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática - Livro de Atas. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática.
Graça, Sofia; Ponte, João Pedro da; Guerreiro, António. 2018. "As frações no 5.º ano de escolaridade: Que conhecimentos revelam os alunos?". Em VII Conferência Internacional Investigação e Práticas em Contextos de Educação 2018. Leiria, Portugal: Instituto Politécnico de Leiria.
Graça, Sofia; Ponte, João Pedro da; Guerreiro, António. 2018. "Desenvolver a compreensão dos números racionais: Uma experiência de ensino no 5.º ano de escolaridade". Em IX Fórum de Jovens Investigadores - Livro de resumos. Lisboa, Portugal: Universidade de Lisboa.
Graça, Sofia; Ponte, João Pedro da; Guerreiro, António. 2019. "Rational number operations: What understandings do children demonstrate? ". Em Proceedings of the Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME11), 427-434. Utrecht, Países Baixos: Freudenthal Group & Freudenthal Institute, Utrecht University and ERME.
Guerreiro, Maria Caeiro; Guerreiro, António. 2021. "Design de comunicação e padrões visuais: uma abordagem multidisciplinar no ensino superior". Em Livro de resumos do 9.º Congresso Olhares sobre a Educação/2nd International Congress Perspectives on education, editado por Silva, Ana Isabel; Melo, Ana; Cardoso, Ana Paula; Ribeiro, António; Gomes, Helena; Rocha, João; Menezes, Luís; Figueiredo, Maria; Felizardo, Sara, 85-87. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Viseu.
Dionísio Gonçalves, C.; Firmino P.; Machado A.; Romão E.; Batarda S.; Guerreiro, António. 2021. "A perspetiva de crianças do 1.º ciclo do ensino básico face à integração de alunos estrangeiros numa turma multicultural. ". Em III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construir a equidade em tempos de mudança , 570-580. Faro, Portugal.
Guerreiro, A.; Dionísio Gonçalves, C.; Borges, Maria Leonor; Maló Sequeira, Teresa . 2022. Levantamento sobre educação para o desenvolvimento e educação para a cidadania global nas Escolas Superiores de Educação. https://drive.google.com/file/d/1ScI1hvBPmlwvwfGafTDdI92NRdi3agQX/view
Borges,Maria Leonor; Martins,Maria Helena; Guerreiro,António; Leite,Lúcia Pereira; Luísa,Cláudia. 2022. "Conceptions of disability in higher education students: an exploratory study at the University of Algarve/Conceções de deficiência em estudantes do Ensino Superior: estudo exploratório na Universidade do Algarve.". Análise Social, LVII (245): 704-725. http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732022000400704
Guerreiro, António; Veia, Luciano. 2012. "Ensino superior na sala de aula do ensino básico: experiência de formação em matemática".
Guerreiro, A.; Martins, C.. "Avaliação e Comunicação: da e para a Aprendizagem". Educação e Matemática, 149-150, 49-52, 149-150 (2018): 49-52. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2527
Guerreiro, A.; Martínez Jiménez, E.. "Arquitetura com crescimento e pensamento algébrico. Uma mirada sobre arquitetura e matemática". Educação e Matemática, 154 (2019): 41-46. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2595
Guerreiro, A.; Gonçalves, C.. "Matemática e Maria Keil na Educação Pré-escolar". Educação e Matemática, 169 (2023): 40-44.
Graça, Sofia; Ponte, João Pedro da; Guerreiro, António. 2019. "Rational numbers operations: What (mis)understandings do children demonstrate?".
Sofia Isabel Graça; João Pedro Da Ponte; António Guerreiro. 2021. "Quando As Frações Não São Apenas Partes de Um Todo .... ! When fractions are not just parts of a whole ...!". Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p683-712
 

Contacto