
Ana Catarina Baptista
Professor Adjunto
Subsistema
Docentes Politécnico
Unidade ID externa
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL)
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Professora na Universidade do Algarve desde 2007, nas áreas da saúde e da educação. Licenciada e Mestre em Terapia da Fala e Doutora em Voz, Linguagem e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Investigadora no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL).
Desenvolve atividade científica na relação das otites médias com o desenvolvimento linguístico de crianças em idade pré-escolar e tem-se dedicado ao estudo científico das Perturbações dos Sons da Fala.
Empenhada em fazer chegar a ciência de forma simples e concreta à comunidade em geral, dedica-se também a várias iniciativas de educação para a saúde, especialmente ligadas às dificuldades de audição na infância.
Apaixonada pelo potencial transformador da infância e da educação, acredita que é urgente dar a vez e a voz às crianças, colocando-as verdadeiramente no centro porque.... se mudarmos o início da história, podemos mudar a história toda!
Atividades
Atividades
2022 - Presente. Arbitragem científica em revista. Handbook of Research on Improving Allied Health Professions Education: Advancing Clinical Training and Interdisciplinary Translational Research (9781799895794). IGI Global .
2022/10/22. Apresentação oral de trabalho. Brincar livre... um desenvolvimento mais ativo e explorador.. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2022/08/18 - 2022/08/20. Participação em evento. Participação por convite como palestrante internacional no 21º Congresso da Fundação de Otorrinolaringologia em Campinas (Brasil).. Congresso. 21º Congresso da Fundação de Otorrinolaringologia.
2022/05/27. Apresentação oral de trabalho. Contributions to a child's phonological analysis: the importance of non-linear phonology analysis perspective. 11 th ESLA Congress. ESLA - Congress of Speech and Language Therapy (Salzbug, Áustria).
2021/12/20. Júri de grau académico. Construção de checklists para identificação de risco em linguagem infantil (crianças 3 a 5 anos) para aplicação por educadores da infância.. Arguente principal. Aliaska Pereira Aguiar (Doutoramento). Universidade do Minho Instituto de Educação.
2020/09/01 - 2021/12/14. Orientação. Evolução das competências do brincar numa criança com Necessidades Educativas Específicas: Estudo de Caso..Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2020/09/01 - 2021/12/03. Orientação. Estimulação do vocabulário num grupo de crianças de 3 anos: O contributo das histórias para a infância.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2020/09/01 - 2021/12/02. Orientação. Perceções das educadoras de infância sobre a promoção do desenvolvimento da linguagem através da exploração ativa de elementos da natureza..Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2021/11/25. Apresentação oral de trabalho. O diagnóstico das perturbações dos sons da fala: a prática dos Terapeutas da Fala em Portugal, Brasil e Moçambique. 4 ª reunião científica da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS). RACS (Benguela, Angola).
2020/09/01 - 2021/11/24. Orientação. A importância da deteção precoce da perda auditiva no desenvolvimento comunicativo de uma criança: Estudo de Caso.Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2019 - 2020. Orientação. Nível de exposição ao ruído e perceção do risco numa amostra de pescadores do Algarve.Segurança e Saúde no Trabalho. Coorientador de Ana Patrícia Guerreiro Palma.
2020/10 - 2020/12. Organização de evento. Perturbações Auditivas: impacto no desenvolvimento da linguagem oral e escrita (2020). Universidade do Algarve - Campus de Gambelas; Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança.
2020/12/01 - Presente. Membro de associação. Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. Coordenadora do Departamento de Fala .
2020/04 - 2020/09. Membro de comissão. Membro da Comissão de Inovação e Desenvolvimento da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala.. Membro.
2020/09 - Presente. Membro de comissão. Coordenadora do Departamento de Fala da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. Coordenador.
2020/07/28. Júri de grau académico. Benefícios do Reiki em Idosos Institucionalizados.. Arguente principal. Caroline de Bessa Bárbora (Mestrado). Universidade do Algarve.
2020/03/02 - 2020/03/02. Outro júri / avaliação. Título de especialista em Ciências e Tecnologias da Saúde na especialidade em Terapia da Fala do Mestre João Pedro Morujão Canossa Dias.. Universidade de Aveiro.
2020/02/15 - Presente. Organização de evento. III Encontro de Saúde & Educação: Livres e Felizes para Crescer (2020). Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.
2020/01/26. Júri de grau académico. Caracterização do evento acústico em ataques ramificados (oclusiva + rótico) no Português Europeu.. Arguente principal. Liliana Sequeira Gomes (Mestrado). Instituto Politécnico do Porto.
2020/01/23. Júri de grau académico. O desenvolvimento da consciência da palavra num grupo de crianças entre os 4 e os 5 anos.. Arguente principal. Inês Gonçalves de Oliveira Rodrigues (Mestrado). Universidade do Algarve.
2020/01/23. Júri de grau académico. Caracterização e promoção do desenvolvimento lexical de um grupo de crianças de 4 e 5 anos,. Arguente principal. Fânia Raquel Amendoeira Estrada (Mestrado). Universidade do Algarve.
2019/09 - 2019/12. Organização de evento. I Ciclo de Conferências sobre “Perturbações Auditivas: o conhecimento como caminho para a prevenção” (2019). Universidade do Algarve - Campus de Gambelas; Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança.
2019/07/15. Júri de grau académico. Efeitos do Programa de Estimulação de Consciência Fonológica para o Português Europeu.. Arguente principal. Joana Patrícia Silva Figueiredo (Mestrado). Universidade de Aveiro.
2019/02/16 - Presente. Organização de evento. II Encontro de Saúde & Educação: Uma viagem à primeira infância. (2019). Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.
2017 - 2018. Orientação. Perceções dos Educadores de Infância sobre a Terapia da Fala.Educação Especial - domínio cognitivo e motor (Mestrado). Coorientador de Susana Isabel Martins Inácio.
2018/05/02. Júri de grau académico. Relação entre medidas fonológicas, de produção de fala e os potenciais evocados auditivos.. Arguente. Tatiane Faria Barrozo (Doutoramento). Universidade de São Paulo.
2018/01 - Presente. Membro de associação. Associação Portuguesa de Terapia da Fala. Sócia.
2017/09/01 - 2018/01/31. Orientação. Diagnóstico de Perturbações dos Sons da Fala: realidade dos terapeutas da fala e dos fonoaudiólogos..Terapia da Fala (Iniciação científica). Orientador.
2017/12/15. Júri de grau académico. PEACE: Prova de Escrita para Avaliac¸a~o e Ana´lise de Compete^ncias de Escrita - Contributos para o Desenvolvimento da Primeira Versa~o do Instrumento.. Arguente principal. Ana Rita Caravana Pereira Carvoeiro (Mestrado). Universidade Nova de Lisboa.
2017/12/04. Júri de grau académico. Perturbações do desenvolvimento da linguagem oral em crianças em risco: representações e expectativas de uma equipa multidisciplinar, . Arguente principal. Maria da Graça Dias Luísa Viegas (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017/11/27. Júri de grau académico. Conhecimento e consciência dos sons aos três anos de idade: construção de instrumentos para recolha de dados e estudo de caso.. Arguente principal. Mara Alexandra Gomes da Costa (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017/06/24 - Presente. Organização de evento. I Encontro de Saúde & Educação: construindo pontes de sucesso para o desenvolvimento infantil (2017). Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.
2016/06 - Presente. Arbitragem científica em revista. International Journal of Pediatric Otorhinolaringology (0165-5876). Elsevier.
2016/01 - Presente. Arbitragem científica em revista. Revista Portuguesa de Terapia da Fala (2183-1297).
2012/09/01 - 2013/06/30. Orientação. Estudo Comparativo da Fluência da Fala no Português do Brasil e no Português Europeu..Terapia da Fala (Iniciação científica). Orientador.
Produções
Baptista, Ana Catarina; Susana Filipa Viegas Rodrigues . Autor correspondente: Baptista, Ana Catarina. 2023. "Perspective Chapter: Communication as an Essential Strategy in the Success of the Teaching-Learning Process". Em Higher Education - Reflections From the Field, 1-13. Londres, Reino Unido: IntechOpen. https://www.intechopen.com/online-first/85699
Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana Filipa Viegas; Afonso, Maria Alexandra; Marques, Carolina; Fernandes, Ana Margarida; Gonçalves, Filipa. 2023. Guia orientador para a análise das PSF à luz da Fonologia Não Linear. Faro, Portugal: Universidade do Algarve. http://hdl.handle.net/10400.1/19377
Rodrigues, Susana; Baptista, Ana Catarina; Nascimento, Tânia; Galinha, Vera. 2022. "Training Future Health Professionals in Communication Skills". Em Handbook of Research on Improving Allied Health Professions Education, 35-50. IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-9578-7.ch003
Neves, Roberta; Baptista, Ana Catarina; Carvalho, Graça Simões de. 2022. "Perturbações auditivas: o conhecimento como caminho para a prevenção". https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.12981
Susana Rodrigues; Ana Catarina Baptista. 2021. "Programa de saúde vocal para professores do ensino superior". Revista Docência do Ensino Superior. https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.33976
Baptista, Ana Catarina; Tânia Reis. 2021. A linguagem nas perdas auditivas por otites médias. https://www.taniareis.com/pt/apontamentos/a-linguagem-nas-perdas-auditivas-por-otites-medias
Silva, Isabel Freitas; Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana . Autor correspondente: Silva, Isabel Freitas. 2021. "Evolução das competências do brincar numa criança com necessidades educativas específicas. ". Em III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construir a equidade em tempos de mudança., 135-150. Faro, Portugal: Escola Superior de Educação e Comunicação -. Universidade do Algarve. https://doi.org/10.34623/cs4j-cj82
Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana ; Mavie, Aniceto; Rodrigues, Germano; Rezende, Luciana. Autor correspondente: Baptista, Ana Catarina. 2021. "O diagnóstico das perturbações dos sons da fala: a prática dos Terapeutas da Fala em Portugal, Brasil e Moçambique". 184-185. Coimbra, Portugal: Revista Científica Internacional da RACS. https://revsalus.com/index.php/RevSALUS/issue/view/11/16
Gregório, Catarina Jesus. 2021. "Perceções das educadoras de infância sobre a promoção do desenvolvimento da linguagem através da exploração ativa de elementos da natureza". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/17898
Martins, Carla Sofia Aires de Mendonça Correia; Agostinho, Jéssica Alexandra Lascas. 2021. "A importância da deteção precoce da perda auditiva no desenvolvimento comunicativo de uma criança: estudo de caso". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/18341
Silva, Isabel Freitas; Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana; Silva, Isabel Cristina Canelas de Freitas. 2021. "Evolução das competências do brincar numa criança com necessidades educativas específicas – estudo de caso". http://hdl.handle.net/10400.1/17872
Baptista, AC; Horta, H & Rodrigues, S.. 2020. Uma Viagem à Primeira Infância: Relatos de um dia que vale a pena recordar. . Faro: Universidade do Algarve Editora.
Baptista, AC & Rodrigues, S.. 2020. "O ensino à distância na modalidade de b-learning: a experiência num programa de pós-graduação ". Universidade do Algarve Editora.
Baptista, Ana Catarina. "Será que a criança está a ouvir bem? Os desafios da identificação precoce". Kids Marketter, março, 2020.
Baptista, Ana Catarina. "A genialidade linguística dos bebés". Kids Marketter, junho, 2020.
Baptista, Ana Catarina; Mendes, Ana Paula de Brito Garcia; David Nascimento; David Guerreiro; Miriam Moreira. 2020. "Introdução". Editado por Papa-Letras, 7-16. Vol. 1. Lisboa: Papa-letras.
Baptista, Ana Catarina; Susana Filipa Viegas Rodrigues ; Luciana Rezende de Oliveira. Autor correspondente: Luciana Rezende de Oliveira. 2020. Fonoaudiologia e Terapia da Fala: histórico das profissões no Brasil e em Portugal. Em XXVIII congresso Brasileiro de Fonoaudiologia.
Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana ; Luciana Rezende de Oliveira. Autor correspondente: Luciana Rezende de Oliveira. 2020. O desafio do diagnóstico nos transtornos dos sons da fala: um estudo exploratório sobre a experiência de terapeutas da fala e fonoaudiólogos.. Em XXVVIII Congresso Brasileiro de Fonaudiologia.
Domingos, Diana; Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana . Autor correspondente: Domingos, Diana. "Identificação precoce de crianças com perturbações dos sons da fala. Cadernos de educação de infância. Nº 121, Setembro/dezembro. Edição da APEI (pp. 41-44). ".
Neves, Roberta; Carvalho, Graça Simões de; Baptista, Ana Catarina; Carvalho, Graça S.; Baptista, Ana Catarina. 2020. "Ciclo de conferências - perturbações auditivas: o conhecimento como caminho para a prevenção".
Palma, Ana Patrícia Guerreiro. 2020. "Nível de exposição ao ruído e perceção do risco numa amostra de pescadores do Algarve". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/15221
Baptista, Ana Catarina; Baptista, Ana Catarina. 2019. "Revisão crítica da ESFala: Escala de Desenvolvimento dos Sons da Fala". Revista Portuguesa de Terapia da Fala, 9: 27-30. https://www.aptf-rptf.com/c%C3%B3pia-artigo-9-5
Inácio, Susana Isabel Martins. 2019. "Comunicação, linguagem e fala: realidades e desafios de Educadores de Infância e Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico em contexto educativo". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/15057
Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana; Hilário, Ana; Silva, Andreia; Leal, Verónica; Ana Catarina Baptista; Susana Rodrigues; Andreia Silva; Verónica Leal. 2019. "Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita: a perceção dos professores de 1.º ciclo da região do Algarve". revistamultidisciplinar.com, 1 (2): 41-51. https://doi.org/10.23882/MJ1918
Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana; Hilário, Ana; Silva, Andreia; Leal, Verónica. 2019. "Learning difficulties in reading and writing: The perception of primary school teachers in the Algarve region". https://doi.org/10.23882/MJ1918
Baptista, Ana Catarina; Baptista, Ana Catarina. 2019. "Does early identification of children with otitis media with effusion prevent difficulties in language development?". European Journal of Public Health, 29. http://hdl.handle.net/10400.1/14802
Correia, Ana Catarina Baptista de Jesus, 1982-; Baptista, Ana Catarina. 2015. "O desenvolvimento fonológico de crianças com otites médias com derrame : estudo longitudinal". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10451/22243
2015. "O desenvolvimento fonológico de crianças com otites médias com derrame : estudo longitudinal". http://hdl.handle.net/10451/22243
Castro, Blenda Stephanie Alves e; Martins-Reis, Vanessa de Oliveira; Baptista, Ana Catarina; Celeste, Letícia Correa; Martins-Reis, Vanessa. 2014. "Fluency profile: comparison between Brazilian and European Portuguese speakers". CoDAS, 26 (6): 444-446. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20142014184