XVII Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança

Campus da Penha - Anfiteatros do Complexo Pedagógico

O XVII Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança (VXII SDMC) terá lugar em Faro nos dias 28 e 29 de outubro de 2022 organizado pela Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.

O SDMC em Faro pretende diferenciar-se pela exploração de perspectivas ecológicas e não lineares do desenvolvimento e aprendizagem motora. Pretende também dar enfoque ao brincar enquanto condição evolutiva de desenvolvimento e ao papel do adulto e dos diferentes contextos nesta relação. Ao oferecer esta visão ambicionamos promover o desenvolvimento de linhas de reflexão, por parte de investigadores, professores, educadores, pais e crianças, capazes de lidar com os desafios do século XXI (e.g. emergências em saúde pública, efeitos das mudanças climáticas, necessidade de se aumentar e enriquecer a competência e literacia motora das crianças e promover a sua saúde e bem-estar). Para ajudar a alcançar estes objetivos, para além das habituais comunicações orais e poster, contará com conferências de ilustres convidados reconhecidos a nível nacional e internacional.

Este evento, à semelhança de anos anteriores, pretende-se como uma oportunidade de partilha e discussão de investigação no âmbito do Desenvolvimento Motor da Criança que será sistematizada em cinco temáticas:

• Desenvolvimento, Aprendizagem e Controlo Motor
  • Affordances, Perceção e Ação
  • Desenvolvimento em Contextos
  • Problemas e Perturbações do Neurodesenvolvimento
  • Desenvolvimento Motor e Talento Desportivo

Poderá encontrar aqui o site oficial do evento para consulta de mais informações, submissão e inscrição no evento.

Destacamos algumas datas importantes:

17 de setembro (inscrição preço reduzido)
(público em geral)

Último dia de inscrições (público em geral)