“A Semente que Palpita” foi a Melhor Curta-Metragem de Animação do Sophia Estudante 2023
Também na categoria de Melhor Cartaz, “Faísca” de Laura Equi, da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve ficou em segundo lugar.
Das 39 curtas-metragens a concurso foram distinguidas 15 e duas receberam menções honrosas.
Os primeiros classificados das categorias Animação, Documentário, Ficção e Experimental ficam assim entre os candidatos a nomeados para o grande Prémio Sophia Estudante, que será entregue na cerimónia dos Prémios Sophia 2022, a realizar a 21 de maio no Casino do Estoril.
Recorde-se que os Prémios Sophia Estudante 2023 regressaram pelo segundo ano consecutivo a Albufeira, que recebeu cerca de 200 participantes. Segundo o Gabinete de Imprensa da Academia Portuguesa de Cinema, “durante o fim-de-semana, os jovens cineastas puderam assistir a uma masterclass de João Nunes, “Work in Progress: A escrita audiovisual no Século XXI”; num debate sobre a importância da escrita para as imagens em movimento com a colaboração da Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos, intitulado “No Princípio era o Verbo” e também na conversa “Mitos e Lendas”, com Frederico Serra e Nuno Soler, onde se discutiu a adaptação do mundo para cinema e televisão”.