“Comunicação audiovisual: o comboio do amor”
Disponível na livraria online da Grácio Editor e dirigida, sobretudo, a alunos do Ensino Superior das áreas da Comunicação, Cultura e Artes, Comunicação audiovisual: o comboio do amor reúne um glossário com elementos gramáticos audiovisuais essenciais à compreensão do discurso fílmico. A predominância da linguagem audiovisual na comunicação contemporânea é incontornável e, por isso, torna-se imperativo o seu domínio conceptual, estético, formal e técnico.
A televisão, os videojogos, os conteúdos do Youtube, os metaversos online, ou a realidade virtual, têm em comum uma base morfológica e sintática que nasceu e cresceu com o cinema. Procura-se, nesta obra, dar conta desse nascimento e da cimentação de uma linguagem que rapidamente se tornou universal. Para isso, recorre-se a uma metáfora: o comboio do amor, essa invenção anterior ao cinema, mas igualmente veloz na conquista de fãs e tão presente no grande ecrã. Na verdade, os passageiros do comboio anteciparam a experiência de ver imagens em movimento que o cinema trouxe, ao olharem pela janela. A influência mútua entre cinema e comboio, duas máquinas com essência na ideia de movimento, acompanham o leitor ao longo do livro, numa viagem pela história do cinema para estudar a linguagem audiovisual.
A Coleção Humanitas, atualmente dirigida por Mirian Tavares e Susana Costa, é uma coleção ensaística de divulgação dos resultados da investigação produzida no CIAC. Pretende oferecer, através das obras publicadas, um contributo no domínio científico das Humanidades.
Sobre Bruno Mendes da Silva
É coordenador da área de Ciências da Comunicação, da Escola Superior de Educação e Comunicação da UAlg, onde leciona Comunicação Audiovisual, desde 2000. É vice-coordenador do CIAC, professor convidado na Saint Joseph University of Macao e diretor da Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes. Participou em diferentes projetos científicos (como investigador responsável ou membro investigador) e é autor de vários livros, capítulos de livros e outras publicações científicas. Tem dedicado a última década à investigação das relações entre Comunicação, Arte e Tecnologia, com especial ênfase teórico-prático na área do filme interativo.
Mais informações em www.ciac.pt