
Maria Helena Martins da Cruz Horta
Professor Adjunto
Escola Superior de Educação e Comunicação
Subsistema
Docentes Politécnico
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Maria Helena Martins da Cruz Horta. Concluiu o(a) Doktor (PhD) em Doctorado en Educacion Multicultural em 2015/02/02 pelo(a) Universidad de Huelva. É Professor Adjunto no(a) Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação. Possui 1 capítulo(s) de livros. Nas suas atividades profissionais interagiu com 36 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Consciência da palavra; Linguagem oral; Linguagem escrita; Crianças em idade pré-escolar; Educação pré-escolar; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Área da escrita; Atitudes de escrita; Desenvolvimento da linguagem oral; Crianças em risco; Equipa multidisciplinar; Intervenção precoce; Sucesso educativo; Crianças; Fonologia; Métodos pedagógicos; Meditação; Amizade; Bem-estar; Meditation; Friendship; Wellbeing; Preschool education; Educadores de infância; Formação inicial; Orientadores cooperantes; Formação contínua; Formação de professores; Reflexão; Práticas pedagógicas; Approach to written language; preschool education; preschool teacher; group curriculum design; educational intentionalit; Ciências da Educação; Educação; Educação Pré-Escolar; Abordagem à linguagem escrita; educação pré-escolar; educadoras de infância; Projeto Curricular de Grupo; intencionalida; Literacia; Ciências; Atividades em ciências; 1.º ciclo do ensino básico; Estratégias; Transição; Articulação; Sentido de número; Competências numéricas; Conhecimento do professor; Educação pré-ecolar; Provérbios; Objeto livro; Orientações curriculares para a educação pré-escolar; Desenvolvimento linguístico; Dificuldades de aprendizagem; Intencionalidade educativa; Projetos Curriculares de Grupo; Escola; Relação escola/família; Identidade pessoal; Personalidade; Comportamento; Desenvolvimento; Atividades; Motivação; Aprendizagem e estratégias de motivação.; Desenvolvimento profissional; Características pessoais; Perfil do educador; Educação; Jardim de infância; Participação dos pais; Família; Estratégias de transição entre ciclos educativos; Gestão curricular; Formação de educadores de infância; prática pedagógica; supervisão pedagógica;; Teses; Escrita; Educação de infância; Representações; Formação; .
Atividades
Atividades
2018 - 2019. Orientação. A construção de um espaço da escrita na sala de atividades.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2017 - 2018. Orientação. Perturbações do desenvolvimento da linguagem oral em crianças em risco: representações e expetativas de uma equipa multidisciplinar.Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2017 - 2018. Orientação. À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2017 - 2018. Orientação. A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades: o despertar do interesse pela linguagem escrita num grupo de 2 e 3 anos.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2016 - 2017. Orientação. O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS: A UTILIZAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DIDÁTICO.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2016 - 2017. Orientação. "A meditação como forma de promover as relações de amizade entre as crianças".Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2015 - 2016. Orientação. Desenvolvimento da oralidade e abordagem à escrita com crianças estrangeiras.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2013 - 2014. Orientação. O DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL EM CONTEXTO DE JARDIM DE INFÂNCIA.Educação Pré-Escolar (Mestrado). .
Produções
Estrada, Fânia Raquel Amendoeira. 2020. "Caracterização e promoção do desenvolvimento lexical de um grupo de crianças de 4 e 5 anos". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/14672
Rodrigues, Inês Gonçalves de Oliveira. 2020. "À descoberta das palavras: promoção da consciência da palavra num grupo de 4 e 5 anos". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/14642
Ramos, Célia Maria Gago Rodrigues. 2020. "Representações sociais sobre o jardim de infância ideal: um estudo de caso numa instituição particular de solidariedade social do Algarve". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/14641
Oliveira, Marta Filipa Candeias de. 2020. "A meditação como estratégia promotora da capacidade de concentração em crianças de 5 anos". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/14655
Horta, Maria Helena. 2020. "A música como estratégia para o desenvolvimento da consciência silábica em crianças de 4 e 5 anos". Mestrado.
Horta, Maria Helena. 2020. "Inclusão de uma criança com espetro do autismo no jardim de infância". Mestrado.
Horta, Maria Helena. 2020. "Comunicação, linguagem e fala: Realidades e desafios de educadores e professores de 1.º ciclo em contexto educativo". Mestrado.
Ribeiro, Andreia Osório; Horta, Maria Helena; Horta, Maria Helena Martins da Cruz; Ribeiro,Andreia Osório; Horta,Maria Helena. 2019. "À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica". https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.173
Serra, Sofia Neto. 2019. "A prática de Yoga com um grupo de 3 e 4 anos - à conquista de alguns benefícios". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/12832
Coelho, Ana Cristina; Cavaco, Teresa; Gonçalves, Carla Dionísio; Horta, Maria Helena; Baião, Ana; Correia, Raquel; Vinagre, António. 2018. Feira de Atividades em Ciências para a Educação Pré-Escolar. Em 2016 decorreu a IV Edição da Feira de Atividades em Ciências para a Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. A organização do evento esteve integrada no plano de estudos do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar, através das Unidades Curriculares de Construção do Conhecimento do Mundo Físico e Natural e Laboratório das Expressões. Esta est. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/14069
Santos, Ana Rita Rolão. 2018. "A construção de um espaço da escrita na sala de atividades". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/12507
Coelho, Ana Cristina; Cavaco, Teresa; Gonçalves, Carla Dionísio; Horta, Maria Helena; Baião, Ana; Correia, Raquel; Vinagre, António. 2018. "Feira de Atividades em Ciências para a Educação Pré-Escolar: Uma estratégia educativa e empreendedora da ligação da universidade à comunidade". https://doi.org/10.25755/int.14069
Tavares, Érica Cristina Simão; Horta, Maria Helena Martins da Cruz. 2017. "A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades: o despertar do interesse pela linguagem escrita num grupo de 2 e 3 anos". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/10694
Viegas, Maria da Graça Dias Luísa; Horta, Maria Helena Martins da Cruz. 2017. "Perturbações do desenvolvimento da linguagem oral em crianças em risco: representações e expetativas de uma equipa multidisciplinar". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/10413
Coelho, Ana Cristina; Gonçalves, Carla Dionísio; Cavaco, Teresa; Baião, Ana; Correia, Raquel; Horta, Maria Helena. 2016. "Feiras de atividades em ciências para a educação pré-escolar". Na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve realizaram-se Feiras de atividades em ciências para crianças que frequentavam jardins de infância da região, em 2006 e 2013, tendo participado nas atividades mais de 200 crianças. A realização destes eventos estava integrada em disciplinas dos cursos de formação de educadores de infância que abordavam assuntos de educação em c. https://doi.org/10.25755/int.8755
Cavaco, Beatriz da Silva; Horta, Maria Helena Martins da Cruz. 2016. "O desenvolvimento da consciência fonológica em crianças de 3 e 4 anos: a utilização de um instrumento didático". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/7875
Ferreira, Rita Caeiro; Horta, Maria Helena Martins da Cruz; Ludovico, Olga Maria Teixeira Amaral. 2016. "A meditação como forma de promover as relações de amizade entre as crianças". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/8666
Horta, Maria Helena. 2015. "Que educadores desejamos? Que educadores formamos?". Portugal: Conselho Nacional de Educação. http://hdl.handle.net/10400.1/7560
Horta, Maria Helena Martins da Cruz; Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. 2015. "The written language in the final stage of preschool education". The main objective of this qualitative study, which adopted a multiple case study approach, is to learn about the process of methodology of the written language in the final stage of preschool education, in kindergartens located in Eastern Algarve and belonging to the public network of the Ministry of Education. The study shows that the way in which the approach to written language in preschool ed. https://doi.org/10.17346/se.vol20.154
Horta, Maria Helena. 2014. Literatura vs ciências na educação pré-escolar: a formiga horripilante. http://hdl.handle.net/10400.1/5648
Horta, Maria Helena. 2014. A linguagem escrita no processo de transição entre a edução pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico. Representações de educadoras e de professoras. No presente estudo tentámos compreender as concepções sobre o processo de transição/articulação da educação pré-escolar para o 1.º ciclo do ensino básico de educadoras e de professoras que fazem parte de agrupamentos de escolas comuns. Eram igualmente nossos objetivos identificar as principais estratégias de transição invocadas pelas educadoras e professoras, como sendo facilitadoras da continuida. http://hdl.handle.net/10400.1/5645
Coelho, Ana Cristina; Gonçalves, Carla Dionísio; Cavaco, Teresa; Baião, Ana; Correia, Raquel; Horta, Maria Helena; Guerreiro, António. 2014. Feiras de atividades em ciências para a educação pré-escolar concretizadas na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. http://hdl.handle.net/10400.1/5647
Pires, Adriana; Colaço, Helena; Horta, Maria Helena; Ribeiro, Carlos Miguel. 2013. Desenvolver o sentido de número no pré-escolar. O sentido de número é um dos temas centrais no conhecimento matemático dos alunos ao longo da escolaridade, daí que deva assumir um papel central nos primeiros anos. Apenas com um sentido de número bem desenvolvido será possível criar as bases para que as crianças aprendam matemática com compreensão. Essas aprendizagens relacionam-se fortemente com o conhecimento do professor, sendo que um amplo, . http://hdl.handle.net/10400.1/5641
Ludovico, Olga; Horta, Maria Helena; Serôdio, Cláudia Sofia Sequeira. 2013. "O jardim de infância e a família no processo de inclusão de uma criança com hipoacusia". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/3656
Gonçalves, Artur Henrique Ribeiro; Horta, Maria Helena Martins da Cruz; Fernandes, Carina Mafalda Lisboa. 2013. "O papel do educador perante uma criança com atraso na linguagem". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/6937
Ludovico, Olga; Horta, Maria Helena; Spencer, Bernardete Jesus da Graça. 2013. "O desenvolvimento da formação pessoal e social em contexto de jardim de infância". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/3659
Horta, Maria Helena; Conceição, Leila; Colaço, Helena. 2013. Conversas sobre a infância 2013. Instrumentos potencializadores do desenvolvimento da linguagem oral e escrita.. Apresentação de dois instrumentos potencializadores do desenvolvimento da linguagem oral e da linguagem escrita, com o principal objetivo de assumir a componente lúdica como parte integrante no desenvolvimento destes dois tipos de linguagem.. No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Algarve. Biblioteca Municipal de Faro. Outubro 2013. http://hdl.handle.net/10400.1/5642
Horta, Maria Helena; Brás, Nídia Mestre. 2013. De pequenino se torce o pepino. Os provérbios no jardim de infância.. As orientações c urriculares constituem um conjunto de princípios para apoiar o educador nas decisões sobre a sua prática,ou seja,para conduzir o processo educativo a desenvolver com as crianças.. Projeto desenvolvido numa sala do jardim de infância "Arc-Íris"de Faro, tendo os provérbios como ponto de partida.. http://hdl.handle.net/10400.1/5643
Horta, Maria Helena; Reyes Santana, Manuel; Gonçalves, José Alberto. 2012. "Linguagem escrita versus intencionalidade educativa refletidas nos projetos curriculares de grupo".
Horta, Maria Helena. 2012. A presença da linguagem escrita nos projetos curriculares de grupo. A abordagem à escrita também faz parte da educação pré-escolar. É papel do educador facilitar a emergência da linguagem escrita.. Comunicação apresentada nas Conversas sobre a infância em 2012.. http://hdl.handle.net/10400.1/5649
Simões, Helena Ralha; Horta, Maria Helena; Niquice, Renata João Lança. 2012. "Contributos da educação pré-escolar para a construção da identidade na criança". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/3518
Ludovico, Olga; Horta, Maria Helena; Sousa, Joana Filipa Branquinho. 2012. "As brincadeiras livres no jardim de infância: perceções da educadora e dos pais de uma criança". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/3517
Pereira, Cassandra Paula Afonso; Sousa, Carolina Silva de; Horta, Maria Helena Martins da Cruz; Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação. 2012. "Importância da motivação no desenvolvimento da aprendizagem na educação pré-escolar". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/10667
Horta, Maria Helena. 2012. Relação escola/família em Portugal: uma perspectiva histórica. http://hdl.handle.net/10400.1/5646
Simões, Helena Ralha; Horta, Maria Helena; Rocha, Vera Cristina dos Santos. 2011. "As características pessoais das educadoras de infância: influência no seu desenvolvimento profissional". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/1772
Horta, Maria Helena; Alves, Ana Margarida Dias. 2011. "A participação dos pais no jardim de infância: as suas principais motivações". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/1770
Horta, Maria Helena; Reyes Santana, Manuel; Gonçalves, José Alberto Mendonça. 2010. "A linguagem escrita no processo de transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico: representações de educadores e de professores". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/895
Horta, Maria Helena. 2008. "A abordagem à escrita na educação pré-escolar: que práticas se desenvolvem?".
Horta, Maria Helena; Gonçalves, José Alberto Mendonça. 2006. "A abordagem à escrita na educação pré-escolar: representações das educadoras de infância cooperantes". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/630