III Congresso Internacional "Direitos Humanos e Escola Inclusiva"

Informamos que o Congresso realizou-se nos dias 16 e 17 de abril de 2021, e tem novas datas para entrega dos artigos completos para o e-book.

O reconhecimento do direito à educação das crianças e jovens com deficiência reconhecido na Declaração Mundial sobre a Educação para Todos (UNESCO, 1990), na Declaração de Salamanca (1994) e na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006) expressa um consenso internacional na rejeição de modelos educativos centrados nos défices e em espaços e práticas segregadoras.  Para responder eficazmente às necessidades de TODOS(AS) os(as) estudantes o modelo educativo deve estar centrado na inclusão, nas aprendizagens e deve incorporar os conceitos e princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA).

Portugal, no respeito pelas orientações internacionais e convénios de que é signatário, tem vindo a desenvolver políticas de educação que concretizem os princípios da inclusão e da equidade educativa para todos as crianças/jovens e que promovam atitudes positivas e de respeito para com a diversidade do Ser Humano.  Este tem sido um processo de aprofundamento e consolidação nas instituições educativas portuguesas, em particular para os estudantes com deficiência, de que o recente Decreto-Lei n.º 54/2018 é exemplo e que incorpora a inclusão, a equidade e o DUA.

A mudança não se faz apenas de políticas educativas, mas, fundamentalmente, da (re)construção da cultura, da organização escolar e das práticas educativas produzidas pela vivência quotidiana de todos os que trabalham nas instituições educativas da educação pré-escolar, do ensino básico, do ensino secundário e ensino superior.  O III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva pretende ser um espaço interdisciplinar em que intervenientes da comunidade educativa (educadores, professores, diretores e outros elementos do sistema educacional) e investigadores possam partilhar e refletir sobre as suas práticas em reposta às políticas educativas recentes para alcançar a equidade educativa para TODOS(AS) os(as) estudantes.

dhei2020.jpg

Informação:

"Reconhecendo o contexto de pandemia, que tem colocado a todos(as) desafios e atividades profissionais acrescidas, a Organização informa que a publicação do e-book do Congresso ocorrerá até ao final de 2021, e extende o período para envio do texto final até 17 de setembro. Desta forma, dá resposta aos pedidos feitos por alguns congressistas e cria condições para que outros autores interessados possam enviar o seu trabalho.

Novas datas:

Data final para envio do texto final: 17 de setembro.

Revisão do texto e envio aos autores para retificações: de 1 de outubro a 29 de outubro.

Envio pelos autores do texto final revisto: até 13 de novembro."

Quaisquer esclarecimentos, por favor contacte: dhei@ualg.pt

Congresso certificado como curso de formação de 12 horas. Acreditação CCPFC/ACC-111266/21. Formação educacional geral e das organizações educativas, para Educadores e Professores do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

► Avaliação da Ação de Formação aqui.

►Livro de Resumos submetidos ao Congresso aqui.

►Normas para  Publicação do Texto no E-book aqui.

Apoio:

spce

LOGO cead

17 a 19 de outubro de 2019, ​​​​​​​na Universidade dos Açores em Ponta Delgada.